Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 16/12/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

 

À FLOR DA PELE - Apresentação de um grupo de crianças no Dia de Campo promovido dia 13, sábado, foi suficiente pra tirar do sério o experiente Paulo Piau – conforme revelam as fotos de Enerson Cleiton

 

Recuperação...

Desenvolvido pela Prefeitura de Uberaba, o projeto-piloto mostrado no Dia de Campo  visa à ampliação e melhoria da qualidade da água na bacia do córrego do Mutum, que foi selecionado por existir, logo à frente, uma estação de captação de água para a cidade de Uberaba.

 

...das bacias

hidrográficas

O local recebeu cerca de  45 bolsões que têm a função de ajudar na retenção de água da chuva, aumentando a infiltração e preservando córregos, rios e nascentes da região. Ideia – se aprovada, será implementada em outras bacias do município.

 

Independência...

Apaixonados por história – principalmente a história de Uberaba, se dizem preocupados com a reforma administrativa anunciada pelo prefeito Paulo Piau (PMDB). Em crise, digo, em pauta, o Arquivo Público de Uberaba – guardião da história, sem mistura de política e/ou opiniões pessoais... Estas pessoas pedem, inclusive, que tudo fique como está... Em outras palavras, que o Arquivo Público permaneça independente.

 

...ou morte!

 “História não pode ser manipulada, não pode ter a função de agradar a quem quer que seja, não pode ser gerenciada por pessoas parciais!” – desabafa um historiador, “imortal” da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, bairrista até debaixo d´água, e que está sofrendo taquicardia toda vez que imagina o Arquivo em mãos inadequadas...

 

Neonatal

Hospital da Universidade de Uberaba/Uniube está sendo liberado pelo Ministério da Saúde para colocar seis leitos de UTI neonatal em funcionamento. Os leitos estão prontos, aguardando apenas o credenciamento e a liberação dos recursos. A demanda havia sido apresentada ao Ministério da Saúde há cinco meses.

 

As UPA´s...

Carência de leitos em Uberaba é generalizada... Na prestação de contas durante a audiência pública na Câmara de Vereadores, o secretário de Saúde, Fahim Sawan,  lembrou que vários hospitais fecharam as portas nos últimos 30 anos em Uberaba, e que o HC/UFTM não consegue bancar sozinho a demanda por leitos. Um problema, por sinal, que tem desaguado nas Unidades de Pronto-Atendimento/UPA´s.

 

.... e as internações

Naquela sexta-feira – segundo Fahim Sawan, cerca de 30 pessoas estavam internadas nas UPA´s, função que não é destas unidades de saúde. “O próprio nome já diz a que servem; o problema é que não existem leitos suficientes em hospital, e as UPA´s estão acolhendo estes pacientes para não deixá-los desprotegidos” – explicou.

 

Homenagens

Em solenidade simples, mas bastante concorrida, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG incluiu os retratos dos desembargadores Antonio Carlos Cruvinel e Wander Marotta na galeria dos ex-presidentes. Na oportunidade foi também homenageado o desembargador José Arthur de Carvalho Pereira, ex-presidente do TRE, falecido em 2000, e que será o patrono da sala de reuniões da Presidência do Tribunal. As famílias dos homenageados participaram da solenidade.

 

Respeito é bom...

Aliás, sai presidente...entra presidente, e o TRE/MG mantém a postura de respeitar e atender à  imprensa, independente de ser da capital, Belo Horizonte, ou do interior de Minas. Que o diga esta colunista de Bastidores e do blog Conta-Gotas...Notícias, que nunca teve uma única reivindicação que fosse, negada pela Comunicação do TRE – incluindo entrevistas exclusivas com os presidentes. 

 

Mãos à obra

Tradição, cultura e economia - tudo isso e muito mais é o que se vê no artesanato de Uberaba. Pra se ter uma ideia da grandiosidade deste segmento vale dar uma olhadinha em dois eventos distintos que estão agitando e embelezando dezembro!

 

Dose dupla

Prefeitura/Fundação Cultural apresenta a Feira de Artesanato – com direito a música ao vivo, na sede da Casa da Cultura – praça Rui Barbosa, 353. E o Instituto Beira da Estrada comemora 15 anos de existência com uma série de atividades, incluindo uma exposição no Centro de Cultura/Sesi – praça Frei Eugênio, 231. Projeto dos 15 anos é patrocinado pela Vale – com intermediação do deputado federal Marcos Montes (PSD) e apoio do presidente da mineradora, o uberabense Murilo Ferreira.

 

 

CORUJICE - Aberta com o prefeito chorando, a coluna Bastidores fecha a edição com ele rindo de orelha a orelha... agora, em clima de paparicação da família. Sob o olhar coruja do pai, Gustavo Piau levanta a taça de campeão, conquistada pelo Bonsucesso no campeonato amador 2014 – também com registros de