Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 20/04/2013
Bastidores
Bastidores
Marcação cerrada

Prefeito Paulo Piau (PMDB) acaba de baixar decreto instituindo procedimentos a serem adotados na busca de recursos federais e estaduais disponibilizados para os municípios. Superintendência de Projetos e Parcerias Intersetoriais - Seppai, subordinada à Secretaria Municipal de Planejamento - Seplan, deve apurar detalhadamente, inclusive pela Internet, onde estão os recursos, e comunicar a cada secretaria interessada - por escrito. Havendo interesse e consultado o prefeito sobre o assunto, Seppai e secretaria vão correr atrás do dindin...

Octogenária
A tradicional e vitoriosa Escola de Samba Bambas do Fabrício está completando 80 anos de existência. A data será lembrada com uma homenagem às pessoas que ajudaram a construir a história da escola. O evento acontece segunda-feira, às 20h, no Teatro Experimental de Uberaba - TEU, e vale ressaltar: só não vai quem não quer, porque a entrada será liberada.

Nos mínimos detalhes
Professores da Prefeitura de Uberaba pedem ao Sindicato dos Educadores do Município - Sindemu, que mande representantes nas escolas para confirmar - ou não, a participação na greve nacional, que acontece de 23 a 25 de abril. "Até agora não entendemos se vamos, ou não, paralisar as atividades; está tudo muito confuso" - disseram vários professores à Bastidores.

Pratas da casa
Três atletas da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba - Adefu, fazem as malas para uma temporada das mais agitadas. Viajam para São Paulo, onde participam, de 20 a 25 de abril, de uma semana de treinamento, e, em seguida, voam para o Canadá, onde disputam o Torneio Internacional Paralímpico de Bocha, em Montreal - de 26 a 30 de abril. Assina a convocação, o presidente da Associação Nacional de Desporto para Deficiente - Ande, Sebastião da Costa Neto.

Seleção
Logo no início do documento, o presidente da Ande - que tem sede no Rio de Janeiro, convoca o atleta José Carlos Chagas de Oliveira, o staff Ulisses Fernandes Lacerda e a técnica Janaína Pessato Jerônimo "para integrarem a Seleção Brasileira de Bocha - PC, na etapa de treinamento no Estado de São Paulo, no período de 20 a 25 de abril, e do intercâmbio no Canadá, de 26 a 30 de abril de 2013." Ao todo, foram convocados 12 atletas. A comissão técnica é formada por sete staffs; dez técnicos; um médico; dois fisioterapeutas e uma coordenadora de mobilidade.

Herói olímpico
Vale lembrar que os Jogos Paralímpicos - realizados de 29 de agosto a 9 de setembro de 2012, em Londres, Inglaterra, também tiveram a participação de profissionais da Adefu. José Carlos Chagas, Janaína Pessato e o staff Nivaldo Batista Vital integraram a Seleção Brasileira de Bocha. José Carlos Chagas não subiu no pódio, mas fez bonito. Participando pela primeira vez de uma paralimpíada, ele ficou em quarto lugar na disputa individual de bocha, na classe BC1, modalidade para atletas com paralisia cerebral e que podem receber auxílio de ajudantes.

Ampliando o debate (Região Metropolitana)
3º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e 3º colocado nas eleições majoritárias de Uberaba, o deputado estadual Adelmo Leão (PT) não conseguiu realizar a audiência pública programada para 17 de abril para debater a dengue no Estado - evento foi suspenso, mas já está às voltas com outra reunião. A seu pedido, a Assembleia marcou audiência para dia 23 de abril, terça-feira, às 15h30, desta vez para discutir a proposta de criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro.

Bandeira
A maioria dos parlamentares do Triângulo e Alto Paranaíba, incluindo Adelmo Leão, defende a bandeira erguida pelos ex-colegas de Câmara dos Deputados e agora prefeitos de Uberaba, Paulo Piau (PMDB), e de Uberlândia, Gilmar Machado (PT). As duas cidades já criaram comissões especiais para analisarem a proposta e para definirem a formatação do projeto de lei a ser debatido na Assembleia.

Passo à frente
Audiência pública é um passo a mais na busca de apoios - inclusive dos deputados estaduais de outras regiões. Tanto Paulo Piau quanto Gilmar Machado já aproveitaram prestações de contas realizadas pela Assembleia em "suas" respectivas cidade, para defenderem a Região Metropolitana, e ouviram um "sim" do presidente da Casa, Dinis Pinheiro (PSDB). 

Controvérsia
A proposta sonhada e defendida pelas duas maiores cidades do Triângulo/Alto Paranaíba esbarra na legislação sobre o assunto. Entende-se que Região Metropolitana é formada por municípios limítrofes (interligados fisicamente entre eles) - e, portanto, uma formatação diferente da realidade "triangulina". Atualmente, Minas tem duas RM’s: de Belo Horizonte e do Vale do Aço.

A favor
Quanto às exigências populacionais, não existe problema. Só Uberlândia tem 604.013 habitantes oficiais e 619.536 estimados, enquanto Uberaba possui outros 295.988 moradores oficiais e 302.623 estimados. Números oficiais são do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2010, enquanto as estimativas, também do IBGE, são de 2012.


A técnica Janaína Pessato e o atleta José Carlos representam a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba em torneio internacional