Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 19/12/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

GHOST - Registrado Eduardo Cosentino Cunha, o deputado federal do PMDB/RJ, candidato a presidente da Câmara, tem deixado uns e outros de cabelo em pé. Que o diga a assessoria do seu colega, George Hilton – deputado que lidera a bancada do PRB e comanda a legenda em Minas Gerais. Em release enviado à imprensa, ontem, inclusive à redação de Bastidores, a assessoria do parlamentar mineiro arregaçou no título: “PRB DEFINE APOIO A EDUARDO CAMPOS PARA PRESIDIR CÂMARA DOS DEPUTADOS”. Assim mesmo, em letras garrafais!

 

Francamente...

De volta ao mundo dos vivos, o vereador/presidente do PRB de Uberaba e coordenador do PRB Jovem de Minas, Franco Cartafina, vai coordenar a legenda nas microrregiões de Uberaba, Uberlândia, Araxá, Patos de Minas, Patrocínio, Ituiutaba e Frutal. A descentralização das ações do partido em Minas Gerais foi definida esta semana, em Belo Horizonte, com a presença de Franco.

 

Preparando pra posse

Hoje tem diplomação dos eleitos em Minas - às 17h, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em BH. Serão diplomados mais de 130 políticos: o governador Fernando Pimentel (PT) e o vice Antônio Andrade (PMDB), o senador Antonio Anastasia (PSDB), 53 deputados federais e 77 deputados estaduais. Entre eles, estão quatro com domicílio eleitoral em Uberaba: respectivamente os federais reeleitos Marcos Montes (PSD) e Aelton Freitas (PR) e o eleito Adelmo Leão (PT), e o estadual reeleito Antônio Lerin (PSB).

 

Comunicando

Prefeito Paulo Piau (PMDB) e secretário de Comunicação, Denis Silva, recebem hoje, em confraternização de final de ano, a turma da imprensa de Uberaba. No Salão Rosa da Casa do Folclore, às 21h.

 

Cadeiras da discórdia

Leitor da coluna – que não será identificado por uma série de motivos, mandou e-mail dos mais interessantes para a redação de Bastidores. Diz que está todo mundo, inclusive o Poder Judiciário, preocupado com o alto preço das cadeiras adquiridas pela atual mesa diretora da Câmara de Vereadores de Uberaba – mas, de acordo com ele, tem um problema tão, ou mais grave, envolvendo os polêmicos móveis em questão.

 

Ergonomia

O antenado autor do e-mail entende de ergonomia – assim chamado o conjunto de estudos relacionados com a organização do trabalho em função dos objetivos propostos e da relação homem-máquina. E revela: as cadeiras não se encaixam sob a mesa quando o vereador está sentado. “O espaço para as pernas embaixo da mesa é relativamente pequeno, porque a mesa é curta; os braços das cadeiras são curvos e o usuário, ao se apoiar sobre eles, não fica bem acomodado” – detalha. E conta que viu cadeira com proteção improvisada para evitar que o assento seja danificado quando passa junto aos tampos laterais da mesa.

 

Sofrimento

O “ergonomista” tem, inclusive, preocupação com a saúde/postura de alguns vereadores em especial, tipo Samuel Pereira (PR), Ismar Vicente (PSB), Edmilson de Paula (PRTB), Marcelo Borges (DEM), Franco Cartafina (PRB) e o próprio comprador das cadeiras, o ainda presidente Elmar Goulart (SD) – que diga-se de passagem, é farmacêutico. Segundo ele, por terem os corpos avantajados, estes vereadores “devem estar sofrendo muito com o incômodo provocado pelas polêmicas cadeiras”.

 

Ação de graças

Padre Eloísio Vieira da Silva – com acompanhamento especial do coral de crianças da Escola Municipal Artur de Melo Teixeira, celebra missa hoje, no Centro Administrativo/Prefeitura de Uberaba, às 15h30. Servidores municipais foram convidados pelo prefeito e a primeira-dama Heloísa Piau.

 

Raiz

E amanhã tem lançamento do segundo CD  da dupla Irmãos Bontempo - Luís Carlos e André Luís. O disco “Mosca Branca”, traz 18 músicas, a maioria, composições inéditas com foco no sertanejo raiz. Luís Carlos destaca que também fazem parte do repertório composições de artistas locais, regravações e um “pout pourri” de pagodes de viola. Na

Vila Romana - rua Varginha, 700, bairro São Benedito, às 21h. Reserva de mesa e convites na portaria ou pelos telefones (34) 9640-1904/9166-2048.

 

Recapitulando

Circulando na imprensa de Belo Horizonte: os deputados estaduais reeleitos André Quintão (PT), Paulo Guedes (PT), Tadeu Leite (PMDB) e Sávio Souza Cruz (PMDB) serão secretários de Estado no governo Fernando Pimentel (PT). Detalhe: o deputado estadual Tony Carlos, que tem domicílio eleitoral em Uberaba, é o 2º suplente da coligação Minas Para Todos (PMDB/PT/PROS/PRB). Como informou esta coluna ontem, os suplentes (1º, 2º e 3º) serão diplomados dia 19 de janeiro pela Justiça Eleitoral.

 

Majoritário

Ainda como lembrou esta coluna na edição de ontem, ao assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa, Tony Carlos vai desbancar o deputado estadual reeleito, Antônio Lerin (PSB), da condição de majoritário de Uberaba. Tony obteve 39.359 votos no Estado, sendo 33.017 em Uberaba, enquanto Lerin recebeu 36.916 votos no total, sendo 18.208 foram dados pelo eleitorado de Uberaba. Portanto, são quase 15 mil votos a mais em favor de Tony.

 

Menos, Tony...

Paralelamente, alguns uberabenses – pró e contra Tony Carlos, andam torcendo pra que ele seja mais humilde neste novo mandato de deputado estadual. Entre alguns slogans que desagradaram a gregos e troianos, um dizia que “Uberaba agora tem deputado estadual”. Acontece que a cidade já ocupava duas cadeiras na Assembleia: Adelmo Leão (PT) e o próprio Lerin.

ZERO ÁLCOOL – Calma, gente! É só o prefeito Paulo Piau bebendo uma Brahma 0,0%, durante a inauguração do novo centro de distribuição da Ambev em Uberaba. Afinal, foram investidos R$ 14 milhões na ampliação da empresa, com mais empregos e renda pra cidade!