Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 23/02/2013
Bastidores
Bastidores
Coluna Bastidores - 23/02/2013

Aonde o povo está...
Presidente da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio, 1º secretário da Câmara, e vereador mais jovem da atual legislatura, Franco Cartafina (PRB) põe em prática, neste fim de semana, uma de suas propostas para tornar o mandato o mais popular possível. Realiza a primeira edição do Projeto Gabinete Itinerante.

Sentimental
O local escolhido - o bairro Cartafina, tem valor sentimental para o vereador iniciante. Foi denominado em homenagem ao bisavô Silvério Cartafina e construído durante a administração do avô, o ex-prefeito Silvério Cartafina Filho. "O projeto inclui vários bairros, mas eu não podia deixar de ir ao Cartafina nesse primeiro momento" - destaca Franco. O Gabinete Itinerante deste domingo, dia 24, vai funcionar na sede da Associação de Moradores do Bairro Cartafina.

Vapt-vupt
Protocolado dia 3 de janeiro de 2013 no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE/MG, já está concluído para decisão do juiz-relator Maurício Soares, o recurso contra sentença da Justiça de Uberaba que julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral movida pelo deputado estadual Antônio Lerin (PSB) contra o prefeito Paulo Piau (PMDB).

A suspeição
Os autos foram devolvidos ontem, pelos advogados de Lerin, após cinco dias de vistas concedidas a pedido dos próprios defensores. Mesmo prazo já havia sido concedido aos advogados de Piau. As duas partes solicitaram e tiveram acesso ao processo para darem ciência de uma decisão inusitada: a suspeição admitida pelo primeiro relator, juiz Flávio Bernardes, que alegou ter sido advogado de uma das partes envolvidas antes de se tornar juiz do Tribunal.

Unanimidade
De volta ao TRE, os autos foram enviados conclusos, ontem mesmo, para o novo relator. Maurício Soares recebe o processo com três manifestações pelo arquivamento: do representante do Ministério Público Estadual, procurador Morato Fonseca; dos promotores eleitorais de Uberaba, Sandra Rassi e Emmanuel Carapunarla; e a sentença do juiz diretor do Foro Eleitoral de Uberaba/276ª Zona, Fabiano Rubinger. 

Dúvidas
A justificativa no caso das três opiniões pelo arquivamento é basicamente a mesma: os depoimentos das testemunhas arroladas por Lerin para confessar que venderam os votos para a candidatura de Paulo Piau foram considerados "confusos, frágeis, suspeitos, destoantes." Entretanto, a decisão do relator pode não ser a mesma.

Expô 193 anos
Exposição 193 Anos de Uberaba será inaugurada segunda-feira, dia 25, às 19h30, na Praça de Eventos do Shopping Center Uberaba. A mostra vai expor os mais importantes pontos turísticos da cidade - em flashes antigos e atuais, além de outras informações (dados e fotos) históricas. A exposição que homenageia o aniversário comemorado dia 2 de março ficará aberta ao público até 7 de março. Tem a colaboração da Superintendência do Arquivo Público, do Museu do Zebu, e o apoio da empresa Digipress. 

A volta...
Resolução assinada pelos quatro integrantes da mesa diretora recupera o espaço para homenagens póstumas na Câmara de Vereadores de Uberaba. Conforme informado por esta coluna, no início da semana, as homenagens tinham sido abolidas do Regimento Interno pelo ex-presidente Luiz Dutra (PDT), que enfrentou uma série de constrangimentos por causa de colegas que buscavam informações sobre mortos, em cartório e até nos registros dos cemitérios. 

...das homenagens póstumas
O atual presidente Elmar Goulart (PSL) acatou a solicitação dos vereadores, apoiou a volta do espaço de homenagens póstumas, mas garante que vai fiscalizar o comportamento dos colegas. Assinam a resolução com ele, o vice-presidente Samir Cecílio (PR), o 1º secretário, Franco Cartafina, e o 2º secretário, Paulo César Soares (PSL). 

O escudeiro
Muita gente comentando sobre a ausência de Fabiano Elias no atual governo municipal. Fiel escudeiro de Paulo Piau, o ex-primeiro assessor optou por permanecer trabalhando em Brasília. "Vou seguir o acordo construído entre o PMDB de Minas, o PMDB de Uberaba e o prefeito Paulo Piau, que é de me manter à disposição de Uberaba e da região" - disse ele à coluna Bastidores. Por sinal, Fabiano está acompanhando o prefeito e seus secretários em quase todas as agendas do governo de Uberaba no Palácio do Planalto. 

O partidário
Sobre os rumores de que estaria sendo "assediado" por outros partidos para deixar o PMDB, Fabiano Elias diz que não tem o menor cabimento. Afirma que, apesar da amizade e diálogo que mantém com outras legendas, a sua filiação ao PMDB já tem 12 anos, que foi o seu primeiro e único partido, e que não pretende mudar. Vale lembrar que Fabiano é filho da titular da Secretaria Municipal de Educação, Silvana Elias, e que, se quisesse instalar-se em Uberaba, teria trabalho garantido - e longe de qualquer nepotismo.


Franco Cartafina - herdeiro político dos avós Silvério Cartafina (ex-prefeito) e Teresinha Cartafina (ex-vereadora), 
inicia seu Gabinete Itinerante pelo bairro que leva o nome do seu bisavô