Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 21/04/2013
Bastidores
Bastidores
Greve

Sindicato dos Bancários de Uberaba e Região convoca assembleia-geral extraordinária para o dia 24, quarta-feira, às 18h, para consultar os funcionários do Banco do Brasil sobre paralisação de 24 horas, marcada pelo comando nacional para 30 de abril. O presidente Maurício de Sousa assina o edital de convocação dos funcionários do BB de toda a base territorial do sindicato.

Abrangência
Estão sendo convocados, portanto, funcionários de Uberaba, Água Comprida, Capetinga, Claraval, Campo Florido, Cássia, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delfinópolis, Fronteira, Frutal, Ibirací, Itaú de Minas, Itapagipe, Iturama, Nova Ponte, Passos, Pedrinópolis, Perdizes, Pirajuba, Planura, Pratápolis, Sacramento, Santa Juliana, São Francisco de Sales, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino e Veríssimo.

Estrondo zebuíno
Diretores da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ, incluindo o presidente Eduardo Biagi, fizeram barulho em São Paulo quando convocaram a imprensa para divulgar a 79ª Expozebu - que acontece entre os dias 3 e 10 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba. Atraíram jornalistas de 17 veículos de comunicação, e, de quebra, cavaram notícias e entrevistas em vários deles. 

Notícias zebuínas
Além da Reuters - considerada uma das mais famosas e antigas agências de notícias do mundo, a ABCZ foi notícia nos dois maiores jornais impressos do Brasil: na coluna Vaivém, do jornalista especializado em commodities e pecuária, Mauro Zafalon, na Folha de S.Paulo, e em ampla reportagem da Reuters do Brasil, assinada pela jornalista Fabíola Gomes, no Estado de S.Paulo.

Churrasco zebuíno
Na oportunidade, o presidente da ABCZ - segundo as notícias nacionais, revelou que a ExpoZebu 2013 deve movimentar, aproximadamente, R$ 150 milhões em negócios, incluindo leilões, shopping de animais, sêmen, equipamentos para a pecuária, entre outros. E detalhe: durante o encontro em São Paulo, "os jornalistas puderam degustar a legítima e deliciosa carne de zebu, nelore natural." Neste último caso, a nota foi divulgada no site da ABCZ.

Prata da casa
Jornalista Paola Lage retorna à assessoria do governo estadual do Rio de Janeiro. Conforme anunciou Bastidores semanas atrás, a profissional uberabense recebeu proposta da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/RJ, para montar um cerimonial na entidade. Entretanto, a mudança de emprego durou pouco. Paola foi convencida a voltar à assessoria no Palácio da Guanabara. A jornalista chefiou o cerimonial da Câmara de Uberaba em 2006 e 2007, entre outras assessorias.

Boa vizinhança
Prefeito Paulo Piau (PMDB) aproveitou pronunciamento na manhã de sexta-feira, durante inauguração da sede própria do Procon, para citar o balanço de 100 dias de governo, e destacar as conquistas dos servidores municipais neste período. "Estou cumprindo meus compromissos com o sindicato dos servidores municipais e faço questão de manter um relacionamento o mais harmônico possível com a entidade" - disse ele, observado pelo presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, que acompanhava a solenidade.

Boa vizinhança (Parte 2)
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba - SSPMU, concorda que houve avanços nestes 100 dias do atual governo, incluindo o fim do uso das súmulas vinculantes no cálculo de salários - que permitia o pagamento de vencimentos abaixo do mínimo nacional para cerca de 4.000 servidores, e a isonomia nos salários dos guardas municipais.

Sem descanso
Mas, a luta continua - ressalta Luís Carlos. Ainda na solenidade de inauguração da sede própria do Procon, ele tratou de outra reivindicação: moradias para os servidores municipais. Responsável pela intermediação entre o sindicato e a Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande - Cohagra, a primeira-dama e voluntária no governo, Heloísa Nogueira, disse que vai se reunir, nos próximos dias, com Wagner Júnior, para definir um cronograma de atendimento aos servidores. O sindicato está colhendo os pedidos.

Justiça seja feita
Voltando à inauguração do Procon, vale uma ressalva: reconhecer o trabalho alheio nunca foi, não é e nunca será vergonhoso. O ex-coordenador, vice-presidente do PT, advogado Sebastião Severino, merecia ser lembrado na solenidade. Ele batalhou pra caramba pela sede própria do Programa Municipal de Defesa dos Direitos do Consumidor.

Justiça seja feita (Parte 2)
Edição de ontem da coluna Bastidores revelou que a Escola de Samba Bambas do Fabrício será homenageada segunda-feira, pelos 80 anos de fundação. Não citou, entretanto, uma informação importante: a homenagem é da Câmara Municipal, através de requerimento do vereador Edmilson Ferreira (PRTB). Evento acontece às 19h30, no Teatro Experimental de Uberaba - TEU (rua Padre Zeferino, 988/Fabrício). 


CURIOSIDADE HISTÓRICA - Citado na edição de hoje, o Palácio da Guanabara - hoje sede do governo do Estado do Rio de Janeiro, foi construído pelo comerciante português José Machado Coelho, em 1853, e utilizado como residência particular até a década de 1860. Reformado, tornou-se a residência da princesa Isabel e o marido, o Conde d’Eu - então recém-casados, até à proclamação da República, em 1889, quando foi confiscado pelo governo militar e transferido ao patrimônio da União. Até hoje, os descendentes da ex-família real tentam retomar sua posse, através de um dos processos jurídicos mais antigos do país.