Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 09/01/2015
Bastidores
Bastidores
Bastidores

 

FARDA - Adesguianos de Uberaba comemoram a escolha do general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas - até então comandante de Operações Terrestres, para ser o novo comandante do Exército. Dizem que ele tem amigos e “um carinho especial” por Uberaba, onde, inclusive, foi um dos palestrantes e homenageados do curso de 2010 da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra/Adesg. A unidade de Uberaba chegou a ser reverenciada pela Adesg nacional tempos atrás pelo número de estagiários. O novo comando das Forças Armadas foi anunciado ontem, pela presidente reeleita Dilma Rousseff (PT). Além de Villas Bôas no Exército, o brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato - que ocupava o posto de chefe do Estado Maior da Força Aérea, vai para a Aeronáutica, e o almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira - atual diretor da Escola Superior de Guerra/ESG, assume a Marinha

 

Coração de estudante

Cerca de 30 pedidos de criação de partidos políticos tramitam atualmente no Tribunal Superior Eleitoral/TSE, aguardando coleta de assinaturas... Um deles, o Partido dos Estudantes/PE, ganha movimento em Uberaba. Lista de apoios já estaria, inclusive, protocolada na Justiça Eleitoral da comarca.

 

Poderes

1ª edição 2015 do Porta-Voz – jornal oficial do município de Uberaba, chegou com a homologação do resultado das eleições de conselheiros do poderoso Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba/Ipserv, autarquia que atende a quase 10 mil trabalhadores.  Entre os nomes convocados pelo presidente Ney Corrêa Filho está o do ex-presidente, Afrânio Prata – eleito em 1º lugar para o Conselho Administrativo, com 339 votos.

 

Vox populi...

E a mesma edição abre prazo para entidades da sociedade civil interessadas em ocupar vagas no Conselho de Planejamento e Gestão Urbana de Uberaba. Cadastramento deve ser feito até dia 16 de janeiro, na Secretaria Municipal de Planejamento (rua Dom Luiz Maria de Santana, 141), das 14h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira.

 

...planejamento

As entidades – que vão ocupar 60% das vagas, devem atuar na área de desenvolvimento urbano, com representação em movimentos populares, representantes de trabalhadores, empresários, organizações não-governamentais e instituições profissionais e acadêmicas. As demais 40% de vagas serão preenchidas pelo setor público, por indicação do prefeito Paulo Piau (PMDB).

 

...e gestão urbana

Seguindo orientação do Ministério das Cidades, o prefeito deverá indicar representantes dos seguintes setores: habitação; transporte e trânsito; saneamento; meio ambiente; infraestrutura urbana; gabinete ou governo; desenvolvimento econômico; orçamento, finanças e tributação.

 

Grana ambiental

Secretário de Meio Ambiente de Uberaba, Ricardo Lima, informa que o saldo da conta especial do Fundo Municipal do Meio Ambiente, relativo a 30 de dezembro de 2014, é de R$ 1,448 milhão.

 

Que sufoco!

Processo seletivo da Prefeitura de Uberaba não conseguiu atrair concorrentes para os cargos de armador e carpinteiro. E apenas três se apresentaram para o cargo de pintor de paredes.

 

Confiança

O deputado federal reeleito e majoritário de Uberaba e do Triângulo, Marcos Montes (PSD), postou comentário ontem, em sua página no Facebook, manifestando confiança e apoio ao senador eleito, ex-governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), que foi citado por um dos acusados de corrupção na Operação Lava Jato. MM diz que, além de ser testemunha da seriedade e ética com que o senador eleito sempre guiou sua vida pessoal e política, ele considera totalmente fora de propósito ligar Anastasia às irregularidades da Petrobras...

 

Despropósito

O deputado federal lembra que o ex-governador faz oposição ao PT – partido que comanda a Petrobras. “É inconcebível imaginar que Anastasia pegaria dinheiro de corrupção da empresa, sabendo que isso poderia ser usado contra ele futuramente” – comentou Marcos Montes. Segundo ele, o envolvimento do nome do senador eleito tem carta de tentativa de se desviar o foco das investigações. “Lamento que estejam tentando inviabilizar o trabalho da Polícia Federal e a punição dos verdadeiros responsáveis pela maior crise moral já registrada na política brasileira” – afirmou.

 

QUESTÃO DE GÊNERO - Livraria Alternativa (rua Major Eustáquio, 500) abre as portas dia 6 de fevereiro, às 19h, para a primeira exposição dos grafiteiros Clayton Tomaz e Puf  Capitão Caverna – revelados na propaganda acima. A exposição cultural de graffiti fine-arte “Flores e Valores” – de acordo com seus autores, “se propõe a discutir o papel que a sociedade assume frente às questões de gênero, para além da perspectiva da inclusão igualitária entre homens e mulheres ao redor do mundo”