Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 16/01/2015
Bastidores
Bastidores
Bastidores

CARA NOVA – Reeleito, majoritário em Uberaba e no Triângulo Mineiro, e prestes a assumir a presidência da poderosa Frente Parlamentar da Agropecuária/FCA – integrada por senadores e deputados federais, o ex-prefeito Marcos Montes (PSD) está de site novo. Trabalho de Phelipe Momesso, diretor-executivo da Agência Momesso Web Studio

 

Poder constituído

Nada de comissão executiva... Com 6.262 filiados em Uberaba – no topo do ranking, o PMDB do prefeito Paulo Piau continua na condição de diretório municipal. Com vigência encerrada dia 25 de novembro de 2014, o comando foi integralmente reconduzido até 31 de outubro de 2015.... apesar dos pesares internos.

 

Coisas da política

Com a decisão, ficam pendentes os vários problemas registrados ao longo das eleições gerais de 2014, quando o fogo amigo correu solto. Gente com cargo de confiança no governo Paulo Piau e cargo no PMDB simplesmente fez campanha explícita para o então presidenciável, senador Aécio Neves (PSDB) – adversário da reeleita Dilma Rousseff (PT)... Detalhe: não apenas fez campanha, como até partiu para o ataque contra o prefeito, por exemplo!

 

No trono

Enfim, o quase ex-futuro deputado estadual Tony Carlos foi reconduzido ao trono de presidente.  Com diplomação marcada para dia 19 de janeiro em Belo Horizonte, o reconduzido presidente – e 2º suplente de deputado, vai reassumir cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Vagas foram abertas com a convocação de deputados estaduais eleitos para o secretariado do governador Fernando Pimentel (PT).

 

Saudações pedetistas

E também se fez luz no PDT/Uberaba! O advogado Jacob Estevam foi reconduzido à presidência da legenda. Comissão Executiva Municipal Provisória tem vigência até 4 de abril de 2015.

 

Recadastramento

Mestre em Direito Eleitoral, Jacob Estevam teve as bênçãos dos presidentes nacional e estadual da agremiação, respectivamente, Carlos Lupi e Mário Heringer, este último reeleito deputado federal. De acordo com sua assessoria, o partido vai ingressar agora, num amplo processo de recadastramento dos filiados, que estão sendo convocados para comparecer à sede da agremiação. PDT ocupa o quarto lugar no ranking de Uberaba, com 1.858 filiados.

 

Fim de uma era

Ontem, 15 de janeiro, completou 30 anos a eleição indireta que encerrou a ditadura militar no Brasil. Neste mesmo dia, em 1985, Tancredo Neves era eleito o primeiro presidente civil em 21 anos, pelo mesmo instituto criado pelos militares para eleger seus generais: o Colégio Eleitoral. A chuva não impediu que uma multidão permanecesse na porta do Congresso Nacional, aguardando a notícia.

 

Recapitulando

(Versão 1)

A sessão transcorreu por quase quatro horas, e Tancredo derrotou o então candidato do extinto PDS, Paulo Maluf.  Foram 480 votos contra 180. Tancredo Neves fez o discurso da vitória mas não assumiu o cargo. Na noite de 14 de março, véspera da posse, foi internado no Hospital de Base de Brasília com o diagnóstico de diverticulite. Morreu dia 21 de abril. Foi empossado como presidente da República o vice, José Sarney, a quem coube conduzir o processo de redemocratização e convocar a Assembleia Nacional Constituinte, em 1987.

 

Cursos médicos

Universidade de Uberaba/Uniube está com inscrições abertas para interessados em transferir-se para o curso de Medicina da instituição – tanto para quem estuda na própria Uniube quanto para quem é aluno de curso superior de outras escolas (http://www.uniube.br/copese/transferencia_medicina).

 

Ata

Porta-Voz – jornal oficial do município de Uberaba, chega às ruas, digo, à internet, com a extensa ata da sessão plenária especial da Câmara Municipal, de 17 de dezembro de 2014. Traz os detalhes da posse da nova mesa diretora 2015/2016: Luiz Dutra/SD - presidente; Afrânio Lara Resende/Pros – vice-presidente; Samuel Pereira/PR – 1º secretário; Ismar Vicente/PSB – 2º secretário.

 

Comunicação

O jornal oficial também traz portaria assinada pelo novo presidente, nomeando ocupantes de vários cargos de confiança. A jornalista Gê Alves assumiu a Diretoria

de Comunicação Social – em substituição à competentíssima jornalista Juliana Fidélis.

 

Aniversário

Em tempo de contratação de uma Organização Social – a Pró-Saúde, para gerenciar as Unidades de Pronto-Atendimento/Upas e Hospital Regional, eis que o contrato entre a Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares/Ebserh – para gerenciar o Hospital de Clínicas, completa dois anos.

 

Recapitulando

(Versão 2)

Vale lembrar que o contrato entre Ebserh/UFTM/HC rendeu poucas e boas durante algum tempo! Críticas ferrenhas que foram diminuindo... diminuindo...diminuindo...

 

Celebridades

Site da Câmara dos Deputados divulga matéria especial sobre alguns novos membros da Casa – eleitos para a legislatura 2015/2018... É gente da TV, música e esporte. Além da reeleição do palhaço Tiririca; estão na lista o cantor Sérgio Reis; a apresentadora Brunny – do programa de televisão 'Brunny e Vc', transmitido pela TV Alterosa para a região de Governador Valadares; o ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez; o ex-judoca/bicampeão mundial João Derly; o ex-goleiro do Grêmio Danrlei.