Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 23/04/2013
Bastidores
Bastidores
Reviravolta

Eleição dos prefeitos de Uberaba, Paulo Piau (PMDB), e de Uberlândia, Gilmar Machado (PT), em 2012, não está apenas provocando uma reviravolta no relacionamento entre as duas cidades. Também está perturbando a atual ordem política de Uberaba. Que o diga o 3º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adelmo Leão (PT), que, após o sexto mandato de deputado estadual, deve disputar, em 2014, pela primeira vez, uma vaga na Câmara dos Deputados.

Força eleitoral
PT/Uberaba e Adelmo Leão estão de olhos e ouvidos voltados para as duas cadeiras perdidas na Câmara dos Deputados pela região. Eleitos prefeitos, os então deputados federais Paulo Piau e Gilmar Machado tiveram que renunciar aos cargos. Ambos somaram 283.564 votos em 2010, concorrendo pela mesma coligação: PT/PMDB/PCdoB.

Na disputa
Gilmar Machado – cujo eleitorado tem atenção especial do PT/Uberaba, foi o 2º deputado federal de Minas Gerais mais votado da coligação, com 192.657, enquanto Paulo Piau foi o 15º, com 90.907 votos. Na votação de Paulo Piau – bem mais eclética, também estão de olho os atuais deputados federais Aelton Freitas (PR) e Marcos Montes (PSD), que devem disputar a reeleição. 

Transferência
Por outro lado, não dá pra ignorar que os dois ex-deputados federais e agora prefeitos terão suas preferências nas eleições de 2014. O peemedebista Paulo Piau, por exemplo, já declarou sua afeição pelo presidente estadual do PR, Aelton Freitas, aliado nas eleições municipais de 2012.

Microdrenagem
Enquanto o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau, incrementa o projeto Água Viva com novos serviços de microdrenagem, eis que muitos bairros andam precisando de uma boa reforma nos bueiros já existentes. As ruas Professora Edith França e Coronel Joaquim de Oliveira Prata, por exemplo, não apenas são próximas uma da outra, como também coincidem no perigo que representam para quem ousa morar, trabalhar ou simplesmente passar por ali.

Imagine!
As imagens acima dizem tudo. Imagine os bueiros cheios de água quando chove... Imagine estes imensos buracos à noite... E imagine estas ruas rodeadas de residências, de estabelecimentos comerciais – supermercado, posto de gasolina, restaurante, lojas, bares, mercearias... E imagine as crianças, adolescentes e adultos transitando de bicicleta; os idosos caminhando pelo local... Moral da história: é questão de tempo pra acontecer um acidente.

Prata da casa
Acontece hoje, o lançamento de “Papo Sem Cabeça” – uma obra assinada pela jornalista Ana Luiza Brasil (ex-jornal Lavoura e Comércio), que atualmente reside em Florianópolis, SC. Neste Dia de São Jorge – conforme ela faz questão de lembrar, Ana Luiza marca presença na Alternativa Cultural, em Uberaba, das 9h às 12h, e das 14h às 19h. O livro é um coletânea de escritos da autora e vale a pena conferir. 

Seriado sem fim
Pela 4ª vez, entra na pauta de julgamentos do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, a ação de investigação eleitoral impetrada pela dobradinha derrotada no 2º turno de Uberaba - deputado estadual Antônio Lerin e o médico Hélio Massa, ambos do PSB, contra os vitoriosos Paulo Piau (PMDB) e Almir Silva (PR), prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

Recapitulando (Pela milésima vez)
Depois de três pedidos de vistas pelo juiz Carlos Alberto Simões – e três retiradas de pauta, o processo está na sessão de julgamentos de hoje, a partir das 17h. Juiz relator, Maurício Soares, chegou a dar seu voto pelo arquivamento da ação. Acompanhou, assim, o parecer do procurador estadual Morato Fonseca, e segue a linha das manifestações de primeira instância/Uberaba - o parecer dos promotores eleitorais Sandra Rassi e Emmanuel Carapunarla, e a sentença do juiz diretor do Foro Eleitoral/276ª Zona, Fabiano Rubinger.


PREMONIÇÃO – Ruas Professora Edith França e Coronel Joaquim de Oliveira Prata (fotos acima) estão “preparadas” para provocar acidentes graves