Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 25/04/2013
Bastidores
Bastidores
Na estrada...

Liderada pela técnica Andréa Alves Carvalho, a equipe de cadeiras de rodas da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba – Adefu, segue, hoje, para Patos de Minas, onde disputa a 1ª fase do campeonato mineiro, que acontece de 26 a 28 de abril. Devidamente documentados com as carteiras que comprovam o grau de deficiência de cada um, e com o uniforme brilhando, os atletas cadeirantes partem na expectativa de mais um resultado de sucesso.

Apoio extra
A equipe viaja em ônibus “patrocinado” pelo deputado federal, ex-prefeito Marcos Montes – presidente municipal e vice-líder do PSD na Câmara, e pelo relator das comissões permanentes de Assistência aos Servidores Municipais e de Segurança Pública, na Câmara Municipal, vereador e policial civil Ismar Vicente (PSB). 

1ª mão
Ministério da Saúde está divulgando, agora, a liberação de R$ 832 mil para o combate à dengue em Uberaba – notícia esta que os leitores de Bastidores leram com exclusividade na edição de 6 de abril. A informação quentinha foi antecipada por fonte petista de “alto escalão” em Brasília, e ligações umbilicais com o ex-prefeito Anderson Adauto (sem partido). A tinta da assinatura do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na portaria, ainda estava fresquinha...

Estágio em baixa
Enquanto isso, o presidente da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Uberaba, passa aperto com a falta de pessoal para ajudar no atendimento ao público/advogados. É que boa parte dos estagiários simplesmente pediu demissão, ficando um quadro reduzidíssimo de colaboradores. Vicente Flávio Macedo bateu à porta da Seção da OAB/MG em busca de socorro e espera um final feliz para breve.

Planejamento
Mas a falta de pessoal para ajudar nos atendimentos da entidade não é a única preocupação que anda queimando os neurônios do presidente da OAB/Uberaba. Com o fim da greve dos servidores da Justiça, Vicente Flávio prevê problemas na retomada dos serviços, que foram acumulados durante a paralisação. Ele tem pedido aos serventuários que façam um planejamento das atividades, de forma que a situação seja normalizada o mais breve possível e sem prejuízos para as partes e os advogados.

Uma pedra no caminho
Audiência pública realizada pela Comissão Permanente de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para debater a proposta de criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro chegou a uma conclusão óbvia – e repetida várias vezes em Bastidores. Sem mudar a legislação que dispõe sobre RM’s, é impossível concretizar a ideia.

Água limpa
A Lei Complementar 88, de 2006, exige que, para se criar uma Região Metropolitana, as cidades estejam em situação de “conurbação” - o que significa que devem pertencer a uma malha urbana unificada, e, portanto, fisicamente próximas. Deputado estadual tucano Luiz Henrique saiu na frente e apresentou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 35/13, alterando a legislação. 

Que encrenca!
Com base eleitoral nas regiões Norte e Jequitinhonha, Luiz Henrique abre, agora, uma boa disputa, já que seus colegas Adelmo Leão (PT) – de Uberaba, e Elismar Prado (PT) e Liza Prado (PSB) – de Uberlândia, são os principais aliados, na Assembleia Legislativa, dos dois prefeitos idealizadores da proposta: Gilmar Machado (PT) e Paulo Piau (PMDB). 

Tablado
E continuam abertas - até 5 de maio, as inscrições para o 2º Festival Nacional de Catira de Uberaba, que acontece no dia 11 de maio, a partir das 19h, na Casa do Folclore. Inscrições estão abertas para grupos de todas as regiões do Brasil e serão selecionados 15 grupos para se apresentarem durante o festival, com premiações asseguradas para os grupos e a dupla de violeiros que melhor se apresentarem no evento.

Dinossauros 
55ª edição de Caminho dos Dinossauros acontece dia 28, domingo, e exige muita atenção com os locais e horários – já que tudo é seguido rigorosamente. Caminhantes, maratonistas, ciclistas e romeiros que queiram fazer o percurso de 19,32 km até à comunidade rural de Peirópolis – conhecida por trilha ecológica, podem pegar o transporte às 6h30. São dois ônibus que vão deixar a turma no local de concentração, de onde será dada a largada. Um veículo sairá do campo do Nacional Futebol Clube, e o outro, da porta do Parque Fernando Costa.

Mais detalhes...
Caminho dos Dinossauros é organizado pela Associação dos Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis; Prefeitura de Uberaba - através das Secretarias de Esporte e Lazer, de Trânsito e Transportes Especiais e de Meio Ambiente e Turismo e a Casa do Turista, e pela Câmara de Vereadores. Mais informações no blog http://caminhodos dinossauros.blogspot.com ou pelo telefone 34-9972-0528.


Os prefeitos Gilmar Machado e Paulo Piau terão que administrar os egos de aliados e “outros”, se quiserem evitar confusão de DNA na paternidade da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro