Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 26/04/2013
Bastidores
Bastidores
Psiu!

Leitor de Bastidores deu muitas e boas risadas ontem, após conferir no Porta-Voz, jornal oficial/virtual do município, que a nomeação de Roberto de Oliveira para secretário de Infraestrutura foi publicada na edição do dia 24, mas com vigência retroativa a dia 22 - segunda-feira desta semana. Ou seja, a decisão já estava tomada há dois dias, e simplesmente permaneceu em silêncio. O leitor achou esta história um tanto quanto destoante de um relacionamento "normal" entre políticos e jornalistas...

Recapitulando...
Enfim... o Roberto da Indaiá é dono de fazer surpresas. Que o diga a turma do PRB! Durante convenção do partido, em junho de 2012, ele quase levou jornalistas, companheiros, amigos, curiosos e até o presidente mineiro da legenda, deputado estadual, Carlos Henrique, ao infarto. Então presidente do partido, Robertinho abandonou a mesa dos trabalhos, anunciou que estava retirando sua candidatura a prefeito, e ainda, deixando a presidência do PRB. Descobriu-se logo depois que a reação fora motivada pela negativa de Anderson Adauto (sem partido) em apoiar sua candidatura.

1º escalão
O certo é que, como informou o JORNAL DE UBERABA (JU) na edição de ontem, a ascensão era esperada sim, mas para médio prazo, já que o próprio Paulo Piau (PMDB) chegou a anunciar a possibilidade de dar status de 1º escalão à Superintendência de Serviços Urbanos - comandada por Roberto de Oliveira. E assim, o prefeito completa o quadro de seu secretariado - pelo menos até que a Fundação Getúlio Vargas conclua a consultoria que deverá sugerir mudanças profundas na máquina administrativa.

Deu pane
E foram tantos os pedidos de vista e tantos tira-põe em sessões de julgamento, que o sistema de acompanhamento informatizado do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE/MG, amanheceu com a informação de que a ação de investigação das eleições de Uberaba havia sido julgada. E mais: que a Corte havia negado provimento ao pedido dos autores. Entretanto, antes que alguém estourasse um champanhe, eis que surge a retificação no sistema. Era apenas um erro. Ainda estava valendo o último pedido de vistas do juiz Carlos Alberto Simões.

A novela...
E pela 6ª vez a ação foi incluída na pauta de julgamentos do TRE/MG, neste caso para a sessão da tarde/noite de 2 de maio de 2013. O mesmo juiz pediu vistas pela 5ª vez, na sessão de ontem. Pedido de investigação foi impetrado pela dobradinha derrotada no 2º turno de Uberaba - deputado estadual Antônio Lerin e o médico Hélio Massa, ambos do PSB, contra os vitoriosos Paulo Piau e Almir Silva (PR), prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

Dose dupla
Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba - Adefu, está em clima de expectativa... muita expectativa. Afinal de contas, duas equipes de atletas estão em busca de mais vitórias pra instituição. Liderada pela técnica Andréa Alves Carvalho, a turma do basquete de cadeiras de rodas seguiu para Patos de Minas, onde disputa a 1ª fase do campeonato mineiro (de 26 a 28 de abril). É formada por Salmo, Adriano, Mário, Clarinaldo (Tiririca), Júnior, Lucimar (Dezinho), James, João Nogueira e Henrique. Enquanto isso, três representantes da bocha seguiram para o Canadá, onde disputam o Torneio Internacional Paralímpico de Bocha, em Montreal (de 26 a 30 de abril). São eles: o atleta José Carlos Chagas, o staff Ulisses Lacerda e a técnica Janaína Pessato.

Área Azul (A versão)
Assessoria do governo municipal responde ao questionamento feito, através desta coluna, na edição de 24 de abril, sobre a quantas anda o projeto Área Azul - que era gerenciado pela Prefeitura de Uberaba, foi transferido para o Hospital Hélio Angotti, e teria voltado para a Prefeitura de Uberaba... De acordo com as informações do governo, a fiscalização será reiniciada na segunda-feira, dia 29 de abril, através Secretaria de Trânsito e Transportes Especiais, Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans).

Os tíquetes
Inicialmente - de acordo com a resposta oficial, a fiscalização será feita em apenas alguns pontos, pois, como a Settrans acaba de receber a responsabilidade de gerir a atividade, será necessário contratar mais pessoas. Um estudo estratégico, de acordo com a assessoria, está sendo feito para se reorganizar e melhorar o funcionamento do serviço. A compra dos tíquetes será feita, por enquanto, com o fiscal, no local de funcionamento da Área Azul. E o dinheiro arrecadado será encaminhado, nesse primeiro momento, para programas de Educação no Trânsito.

Os locais
Segue abaixo a relação das vias que inicialmente serão fiscalizas a partir de segunda-feira: rua Tristão de Castro (sentido centro/bairro, pelo seu lado direito, entre a rua São Sebastião e avenida Alberto Martins Fontoura Borges); rua Senador Pena (entre as ruas Governador Valadares e São Sebastião); avenida Leopoldino de Oliveira (no quarteirão formado entre as ruas Senador Pena e prolongamento da João Pinheiro, em ambos os lados); praça Manoel Terra (em torno do Mercado Municipal); rua Artur Machado (5º quarteirão - entre as ruas Presidente Vargas e Padre Zeferino).


SUCESSO - Presidente das comissões permanentes de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Infraestrutura, e relator das comissões de Desenvolvimento Social e de Fiscalização Alimentar e Nutricional, o vereador veterano João Gilberto Ripposati (PSDB) visitou, ontem, a horta do senhor Antônio (à esquerda), no bairro Alfredo Freire, e comemorou o sucesso do projeto de sua autoria "Plantando e Colhendo Saúde". O programa utiliza áreas públicas para plantio de frutas, verduras e plantas medicinais.