Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 27/04/2013
Bastidores
Bastidores
O outro lado

Frequentadores do Facebook andam questionando a quantas anda a contratação de agentes de endemias para o combate à dengue em Uberaba. Queixam-se de que enviaram currículo – atendendo à divulgação da Secretaria Municipal de Saúde nas redes sociais, mas que, passados vários dias, não houve retorno. A publicação previa contratação imediata através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Grande – Cisvalegran, para início do trabalho dia 2 de maio, com término em 90 dias. “É a segunda vez que a prefeitura oferece vagas para a zoonoses e a segunda vez que fico a ver navios” – se queixou um dos internautas.

Na cola do zebu
ExpoZebu 2013 – que acontece de 3 a 10 de maio, já provoca uma série de agitações aqui e acolá. Exemplo disso é o Shopping Uberaba. A coordenadora de Marketing, Camila Pires, divulga que, para fechar a temporada, o DJ Vinny Depp vai animar o Terraço dia 11 de maio, das 19h30 às 22h30. E de 29 de abril a 10 de maio, outros artistas se apresentarão no Almoço Musical, de 11h30 às 14h30, e no Happy Hour, de 19h30 às 22h30. 

Jovem rural
Enquanto isso, o vereador novato Franco Cartafina - presidente do PRB Jovem de Minas Gerais e da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio na Câmara de Uberaba, se prepara para estrear na mesa de debates do Encontro Rural Jovem na ExpoZebu 2013. A terceira versão do encontro acontece hoje, às 14h, com o tema “Qual o Agro que Queremos no Futuro?” 

Internacional
O 3º Encontro Rural Jovem acontece na sede da Associação Brasileira de Criadores de Zebu - ABCZ, no Parque Fernando Costa, com a presença do presidente da Rural Jovem do Brasil, Bento Mineiro, e, também, de representantes de associações jovens do Uruguai, Paraguai e Argentina filiadas à Federação das Associações Rurais do Mercosul. Evento tem o apoio de Franco Cartafina e do representante da Rural Jovem em Uberaba, João Vítor, aluno do 4º período de Veterinária da Uniube e integrante do Movimento Uberaba Jovem. A entrada é gratuita.

Atração extra
Horário político partidário de 2013 exibido em horário nobre na televisão deveria mudar de nome e se chamar horário eleitoral gratuito de 2014. Governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, apresentou o programa da legenda anteontem, e manteve o tom de candidato à sucessão da petista Dilma Rousseff. Vem aí, o PSDB do senador Aécio Neves, obviamente dando o troco. Sem contar a própria Dilma e seu PT.

ProMunicípio
E por falar nisso, o governador Antonio Anastasia (PSDB) também está fazendo sua parte – seja para eleger o sucessor, seja – principalmente, para eleger Aécio presidente. O lançamento do ProMunicípio – já com mais de R$ 2 bilhões garantidos para investimentos, está sendo considerado o maior e mais ousado programa feito para os municípios mineiros. Uberaba se saiu bem nesta história...

Mineirinho
O ProMunicípio será coordenado pelo uberabense Maurício Cecílio, engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, filiado ao PSDB e recém-nomeado vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento Industrial – Indi, órgão ligado ao governo estadual. 

Desistência
Vale lembrar que Maurício, lá pelos idos de abril de 2012, foi o primeiro a desistir da pré-candidatura a prefeito de Uberaba, deixando o espaço para que o governador Anastasia, o senador Aécio, o presidente do PSDB/MG, deputado federal Marcus Pestana, e toda a cúpula do tucanato mineiro pudesse apoiar a candidatura do deputado estadual Antônio Lerin (PSB), cujo partido terá importância especial nas eleições presidenciais de 2014.

Página virada
Está certo que a turma perdeu a guerra para o médico e ex-deputado estadual Fahim Sawan, que bateu o pé e não abriu mão de sua própria candidatura pelo PSDB. Mas, a lealdade de Maurício Cecílio parece não ter sido esquecida. “Eu sei que é um baita lugar-comum... mas 2012 é uma página virada na minha vida” – afirmou Cecílio à colunista de Bastidores.

Ônus
Fahim Sawan, por sua vez, não venceu as eleições, desfiliou-se do PSDB, apoiou Paulo Piau no 2º turno e hoje é titular da Secretaria Municipal de Saúde. E agora enfrenta outras batalhas, entre elas, a epidemia de dengue e a marcação cerrada dos “inimigos” que fez ao longo da campanha.
 
Podia ser... (Mas não é)
Dobradinha terceira colocada nas eleições majoritárias de Uberaba, o deputado estadual Adelmo Leão (PT) e a servidora municipal Luciene Fachinelli (PSL) não vão repetir a união em 2014, apesar de serem ambos candidatos. Adelmo vai disputar cadeira de deputado federal, enquanto Luciene vai tentar uma cadeira de estadual. Só que o PT trabalha pra lançar chapa pura, apesar de muitos petistas admitirem que gostariam de ver Adelmo/Luciene novamente.


DJ Vinny Depp fecha temporada ExpoZebu no Shopping Uberaba