Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 30/04/2013
Bastidores
Bastidores
Dose dupla

Estreia pra lá de especial aconteceu ontem, em Uberaba: a entrega do Troféu Tião Silva ao Industrial Destaque do Vale do Rio Grande. O primeiro homenageado pela entidade promotora do evento, Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande/Cigra, é o próprio Tião Silva, claro. E o ganhador da primeira versão do troféu foi o empresário do setor calçadista Salem Ibrahim El Messih (da Privilege Calçados). 

Impecável
Até o local do evento foi escolhido a dedo. Homenagem dupla aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg Regional/Uberaba. Vale lembrar que Tião Silva – cidadão da mais alta qualidade e atual conselheiro consultivo do Cigra, foi o fundador e primeiro presidente da entidade – hoje dirigida por Marcelo Zaidan.

Xô, patrulhadores!
Em tempos de ditadura do “politicamente correto”, o quase ex-futuro-presidente do Sindicato Rural de Uberaba, produtor rural e ex-subsecretário de Agricultura, Romeu Borges de Araújo Júnior, disse, ontem, em entrevista, que acha muito bom que a eleição na entidade não tenha oposição. Candidato único à sucessão de Rivaldo Machado Borges, o sucessor fez uso do seu direito de ter opinião própria, e mais do que isso: de expressá-la em público.

Dá licença...
A verdade é que, na mesma proporção em que se tem radicalizado em torno do “politicamente correto”, também surgem os radicais contrários à uniformização do pensamento. Ai de quem ousar manifestar opinião que não esteja dentro dos padrões do “politicamente correto”! E o pior é que isso pega... E viva o livre arbítrio!

Alta plumagem
Fundador e ex-presidente do PSDB/Uberaba, engenheiro civil Luiz Cláudio Campos, e o vereador veterano, presidente das comissões permanentes de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Infraestrutura, na Câmara, João Gilberto Ripposati, integram o novo comando do tucanato mineiro. Diretório foi eleito no final de semana, em Belo Horizonte, com a recondução do presidente – o deputado federal Marcus Pestana.

Só pensa naquilo...
Com o sugestivo tema “Unidade Por Minas e pelo Brasil”, a convenção atraiu as principais lideranças da legenda – entre elas, o governador Antonio Anastasia e o senador Aécio Neves, que, por sinal, vai assumir em maio, a presidência do diretório nacional. Soma daqui, diminui dali, o certo é que o PSDB de Minas não tira aquilo da cabeça: a pré-candidatura de Aécio a presidente da República em 2014.

Enquanto isso...
O presidente reeleito do diretório mineiro, Marcus Pestana, já estaria com a caneta na mão para designar a comissão executiva provisória de Uberaba, que vai substituir o diretório municipal – cuja vigência terminou dia 31 de março. A presidência deve ficar com Luiz Cláudio, que comandava o último diretório e é amigo pessoal de Pestana. Os dois participaram da fundação nacional do PSDB.

Articulações
A executiva provisória, que está em fase final de formatação, terá a missão de reestruturar o PSDB/Uberaba, inclusive com um amplo recadastramento de filiados. Vale lembrar que a legenda saiu ferida das eleições majoritárias de Uberaba, em 2012, com a candidatura do ex-deputado Fahim Sawan, que depois se desfiliou, mas deixou um diretório formado basicamente com seus aliados.

Contas...
E termina hoje, o prazo para que diretórios/comissões executivas dos partidos políticos com representação em Minas Gerais entreguem suas respectivas prestações de contas de 2012 à Justiça Eleitoral. Os comandos estaduais prestam contas diretamente ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, enquanto os partidos que possuem diretórios ou comissões provisórias municipais prestam contas anuais nos cartórios eleitorais dos respectivos municípios ou ao Foro Eleitoral, como é o caso de Uberaba.

Verificação
A finalidade da prestação de contas anual – segundo o TRE/MG, é permitir que seja analisada a regularidade dos atos contábeis e financeiros praticados pelas agremiações partidárias no ano anterior ao da entrega da prestação de contas. A obrigatoriedade consta expressamente no art. 17, inciso III, da Constituição Federal e no art. 32, caput, da Lei nº 9.096/95 (Lei dos Partidos Políticos). 

Detalhes
O balanço - segundo a legislação eleitoral, deve conter a discriminação detalhada das receitas e despesas da agremiação, os valores e destinação dos recursos recebidos do fundo partidário, a origem e o valor das contribuições e doações, as despesas de caráter eleitoral, entre outros.


70 ANOS DEPOIS - Comemoração do 1º de maio – Dia do Trabalho, em Uberaba, terá um sabor especial para os 20 sindicatos que se aliaram para promover um evento recheado de atrações, a partir das 9h, na praça da Abadia. Eles festejam os 70 anos de aprovação da Consolidação das Leis do Trabalho. Através da assinatura do ex-presidente Getúlio Vargas, a CLT entrou em vigor dia 1º de maio de 1943. A movimentação deste feriado de quarta-feira inclui sorteios de prêmios e shows musicais.