Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 01/05/2013
Bastidores
Bastidores
Missão: Dilma na ExpoZebu

Se a presidente Dilma Rousseff (PT) vai cumprir o compromisso de participar da abertura oficial da ExpoZebu, dia 3 de maio, só esperando pra ver!!! Entretanto, o Cerimonial do Palácio do Planalto está cumprindo sua parte. Pessoal desembarcou ontem, em Uberaba, e já está a pleno vapor, medindo, fotografando, filmando, planejando...

Vergonha cultural
Eta pinturinha de péssima qualidade que fizeram na Concha Acústica - recém-reformada com pompa e circunstância!!!!

Seria cômico...
Assessor de um conhecido político de Uberaba não sabia se chorava ou se ria, ao ouvir, ontem, notícia divulgada numa rádio, de que a equipe sub-20 do Uberaba Sport Club "não treinaria na terça-feira". O time iria "descansar" o dia todo, pra estar em forma pra viajar no dia seguinte para Uberlândia, a cerca de 100 km.

...se não fosse trágico
O assessor lembrou que não é raro ele e seu patrão viajarem 500 km e até 800 km - de ida e volta, num mesmo dia, e mais: o chefe ainda participa de eventos lá - pra onde foi, e cá, em Uberaba - quando retorna. "Por estas e outras, é que nós, os torcedores do USC, estamos sofrendo o pão que o diabo amassou" - reclamava.

Trabalho ou trabalhador?
Página "Português na Rede" procura sanar a dúvida que vem à tona todo ano, nos dias que antecedem o 1º de Maio. Afinal, é "Dia do Trabalho" ou "Dia do Trabalhador" ? De acordo com o site, "é mais uma questão de preferência, pois as duas formas são corretas". Por ser uma data internacional, a página ressalta que cada país tem seu jeitinho. 

Pode ser... (Mas pode não ser...)
De acordo com o site especializado, talvez por influência de outros países - na Espanha é Día del Trabajo; na França é Fête du Travail; na Itália é Festa del Lavoro; nos Estados Unidos é Labor Day, no Brasil, Dia do Trabalho é mais usado. Porém, reafirma que tanto faz. E resume: "Em Dia do Trabalho, trabalho está por trabalhador". Explicação é de que há, neste caso, uma relação de metonímia, figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra no lugar de outra por haver entre elas alguma associação de sentido. Fonte: http://www.portuguesnarede. com/2011/04/dia-do-trabalho-ou-do-trabalhador.html

Jesus toma conta!
Está surgindo em Uberaba o "Movimento Lerin Deixa Um Pouco Pra Nós"... Integrado por políticos e políticas de todas as cores, o movimento visa convencer o deputado estadual Antônio Lerin (PSB) a não assumir a paternidade de todos os projetos, programas, investimentos e ações destinados pelo governo de Minas Gerais a Uberaba. Tem gente que andou fazendo as contas e somando todas as paternidades assumidas por Lerin e é de se concluir que ele já ultrapassou a marca dos R$ 200 milhões conquistados para Uberaba, só em 2013. Bom... e olha que o movimento não está preocupado com o que ele já conquistou para outras cidades da região!

Eleições 2014
Enquanto isso, aliados do prefeito Paulo Piau (PMDB) andam preocupados com os nichos políticos que - segundo eles, andam pipocando aqui e acolá na administração municipal. E citam como exemplos alguns nomes tidos e havidos como futuros candidatos: Wagner Júnior (PTC) - presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande/Cohagra; Almir Silva (PR) - na Vice-Prefeitura; Roberto de Oliveira (Indaiá) - na Secretaria Municipal de Infraestrutura, entre outros.

Controle
Os amigos de primeira hora até citam alguns fatos. Dizem, por exemplo, que os outdoors de Wagner Júnior aparecem mais que as notícias do prefeito. "Isso não existe" - ressalta um aliado. "Esperávamos que o prefeito desse uma acalmada no Robertinho da Indaiá, mas, em vez disso, o premiou com um cargo no 1º escalão" - diz outro amigo próximo de Paulo Piau. Para eles, já está na hora de o prefeito demonstrar que ele é o condutor do governo e do processo eleitoral relacionado à sua base aliada.

Moral da história
Irritar-se com a coluna, por estar publicando estas notas, não vai silenciar o tititi que está correndo por aí...

Carapuça (A quem couber...)
É compreensível o entusiasmo dos assessores dos eleitos em 2012, inclusive dos vereadores novatos - e até dos reeleitos, com o sucesso das urnas. Entretanto, 2012 já foi... O momento é de baixar a bola, tomar ciência e consciência dos próprios limites e da importância de se relacionarem bem com a imprensa. Importante: nada de confundir "relacionar bem com a imprensa" com "dar ordens, exigir, mandar, ensinar o serviço dos jornalistas, ameaçar, falar grosso"... 

Raspando
De repente, não mais que de repente, Uberaba fica sabendo que havia uma disputa acirrada entre duas chapas que concorriam ao comando da Associação de Voluntários Empenhados Contra o Câncer - Vencer. Zuleica Acedo Lyrio foi eleita para a gestão 2013/2015, com 52 votos, enquanto Sandra Abadia Gomes de Andrade ficou com 50 votos. A nova presidente já ocupou o cargo, enquanto Sandra está encerrando seu mandato.


RAFAELLA
A jovem bacharela em Direito Rafaella Silva Borges Cury promete bombar com o livro "Os alimentos gravídicos e a proteção conferida ao nascituro (Direito das Famílias)"