Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 02/05/2013
Bastidores
Bastidores
Dose dupla

A bocha paralímpica brasileira brilhou no Canadá e trouxe dez medalhas para casa, sendo cinco de ouro. O resultado garantiu ao Brasil a primeira colocação no quadro geral de medalhas do torneio, que reuniu mais de 4 mil atletas de 20 países. Entretanto, o melhor de toda esta história é que a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba - Adefu, saiu do evento com duas medalhas de ouro, ambas na mala do atleta José Carlos Chagas.

Pratas da casa
Três representantes da Adefu participaram do Torneio Internacional Paralímpico de Bocha, em Montreal - de 26 a 30 de abril. O atleta José Carlos Chagas, o staff Ulisses Fernandes Lacerda e a técnica Janaína Pessato Jerônimo foram convocados através da canetada do presidente da Associação Nacional de Desporto para Deficiente - Ande, Sebastião da Costa Neto, que, a esta altura do campeonato, está comemorando a própria decisão. 

Herói olímpico
Vale lembrar que os Jogos Paralímpicos - realizados de 29 de agosto a 9 de setembro de 2012, em Londres, Inglaterra, também tiveram a participação de profissionais da Adefu. José Carlos Chagas, Janaína Pessato e o staff Nivaldo Batista Vital integraram a Seleção Brasileira de Bocha. José Carlos Chagas não subiu no pódio, mas fez bonito. Participando pela primeira vez de uma paralimpíada, ele ficou em quarto lugar na disputa individual de bocha, na classe BC1, modalidade para atletas com paralisia cerebral e que podem receber auxílio de ajudantes.

Justiça seja feita
E quem ligou logo cedo pra coluna Bastidores, ontem, pra parabenizar a Adefu foi o ex-prefeito Marcos Montes (1997/2000 - 2001/agosto de 2004). Seu governo, por sinal, não poupou apoio e investimentos na entidade. Aliás, MM provocou emoções, na semana passada, no plenário da Câmara dos Deputados, ao falar sobre a aprovação do projeto que reduz os limites de idade e de tempo de contribuição à Previdência Social para a aposentadoria de deficientes físicos.

Emoção
Na presença de representantes da Adefu, o vice-líder do PSD na Câmara dos Deputados agradeceu os companheiros parlamentares pela aprovação da matéria, lembrando que ele próprio é pai de uma filha cadeirante. "Estou extremamente honrado de estar aqui fazendo parte deste momento. E parabenizo minha cidade, Uberaba, a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba - e principalmente minha querida filha, Guta, que é companheira destas pessoas e está extremamente feliz".

Na rede
E a Câmara de Uberaba trata de realizar licitação para contratar empresa especializada em prestar serviços na conexão de Banda Larga. Edital prevê contrato de um ano, a partir da data da assinatura. Pregão presencial acontece dia 15 de maio, a partir das 14h.

Reconhecimento
Em pleno processo eleitoral para sua sucessão, o presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Rivaldo Machado Borges, passa a emprestar seu nome ao recém-inaugurado Centro de Informações Turísticas, Qualificação e Comercialização de Produtos Rurais - Citur. Decreto do prefeito Paulo Piau (PMDB) foi publicado ontem, depois de ganhar a concordância unânime entre as lideranças ruralistas de Uberaba.

Peso rural
Localizado na Univerdecidade - rua Manoel Brandão, 350, o prédio do Citur foi construído com a verba de R$ 2,4 milhões conseguida pelo deputado Marcos Montes através de emenda individual ao orçamento da União - e contrapartida da Prefeitura de Uberaba. Funcionam ali, entre outros: Sindicato Rural de Uberaba; Associação de Mulheres Rurais de Uberaba - Amur; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater; Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA; e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar.

Defensor
Quanto ao homenageado com a denominação do Citur, vale lembrar que não é por acaso que ele tem unanimidade entre as demais lideranças da classe. Ainda recentemente, Rivaldo Machado Borges caiu matando na exoneração do engenheiro agrônomo de Uberaba, Gustavo Laterza, da função de gerente Regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais - Emater/MG. "Puxaram o tapete do 4º maior PIB agropecuário do Brasil" - reagiu ele, ao saber da exoneração, que não passou pelo crivo dos ruralistas de Uberaba. O governo estadual reverteu a exoneração.

Que sufoco!
Paulo Piau ganha fôlego pra sua primeira abertura oficial de ExpoZebu no cargo de prefeito. E não é pra menos: vai recepcionar uma grande variedade de políticos e lideranças nacionais e internacionais, e terá que administrar a cintura mais do que nunca. Com os políticos já em plena campanha rumo a 2014, qualquer gesto ou palavrinha solta aqui ou acolá pode acabar em quiprocó.


NOSSO HERÓI - José Carlos Chagas - centro, da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba, deixa o Canadá com duas medalhas de ouro