Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 16/06/2015
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Uberaba inicia a luta pelo acesso

 

Enerson Cleiton

O técnico Luiz Eduardo conversou com os jogadores

 

O Uberaba Sport Club iniciou, ontem, sua preparação para a disputa do Campeonato Mineiro da Terceira Divisão. Muitos torcedores foram ao CT Colorado receber os jogadores e a comissão técnica. O treinador Luiz Eduardo conversou com os atletas no centro do campo após a apresentação no vestiário, que contou com a presença do presidente Leonardo Sivieri Varanda. Os trabalhos serão realizados em dois períodos com o preparador físico Luiz César, “Maçarico”, dando prioridade ao condicionamento físico dos atletas. Dos 24 jogadores acertados, três não compareceram e são aguardados durante a semana.

 

Desagravo

Acontece no final deste mês, a sessão de desagravo público realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O caso apresenta repercussão por ser a primeira vez que acontecerá em Uberaba. A denúncia foi protocolada pela advogada L.R., contra um servidor do Fórum Melo Viana. Com a gravidade dos fatos, ela levou o caso à OAB Uberaba, representada pelo presidente Vicente Flávio de Macedo, que, por sua vez, encaminhou a denúncia ao Conselho Regional de Prerrogativas da Ordem, instalado na capital mineira. A advogada explicou que o servidor, que na época exercia a função de escrivão, a tratou com tom irônico, seguido de uma discussão, segundo ela, descabida e injustificável. Durante a sessão, todos os envolvidos estarão presentes, para que possam ser esclarecidos os fatos e, consequentemente, um pronunciamento de repúdio. A sessão de desagravo público está marcada para o dia 30 de junho.

 

Multas

Foi aprovado na última semana, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), o projeto que obriga os governos federal, estadual e municipal a divulgarem, a cada três meses, os valores arrecadados com as multas de trânsito. O projeto altera o Código Brasileiro de Trânsito (Lei 9.503/97). Além da divulgação dos valores, a proposta ainda determina que os órgãos informem a destinação dos recursos arrecadados. O PL, que tramita em caráter conclusivo, já pode ser considerado aprovado pela Câmara dos Deputados.

 

Programa Habitacional

Os idosos poderão contar com um número maior de imóveis oferecidos pelos programas habitacionais ou subsidiados com recursos públicos. A proposta, que segue em análise pela Câmara dos Deputados, quer aumentar o percentual de reserva de unidades habitacionais a esse público. O projeto segue, agora, para análise final.

 

Estabilidade

Funcionárias grávidas que haviam sido contratadas com vínculo empregatício temporário por uma universidade federal no Triângulo Mineiro conseguiram, na Justiça, o direito à estabilidade. A decisão judicial foi obtida pelo Ministério Público Federal, que garantiu às gestantes a estabilidade até cinco meses após o parto. Depois desse período, a universidade poderá demiti-las.

 

Retratação

O Sindepominas (Sindicado dos Delegados de Polícia do Estado de Minas Gerais) ajuizou uma ação contra a Rede Globo, apontando que a emissora generalizou todos os policiais civis como corruptos. A denúncia partiu após uma cena da novela Babilônia. No diálogo, as personagens disseram que a Polícia Federal é quem tem mais autonomia e, ao citar a PC, apontaram como um “novelo de corrupção”. A ação foi ajuizada no TJMG e o pedido de retratação em público será analisado pela 31ª Vara Cível da comarca de Belo Horizonte.

 

Desordem

Algumas pessoas estão usando as redes sociais, sem nenhuma responsabilidade, com o objetivo de causar alarme na população. Inclusive, a Polícia Civil já recebeu gravações e textos dando conta de que existe uma van, de cor preta, tentando sequestrar crianças para retirar órgãos, em frente a escolas. Também tem pessoas batendo em residências, identificando-se como fotógrafos e querendo tirar fotos das crianças para um mural do bairro onde reside a família. Investigadores da 15ª PC de Uberaba, inclusive o vereador Ismar Vicente dos Santos (PSB), garantem que receberam essas informações e que não passam de mentiras, para o alívio de muitas mães que estavam preocupadas com a possibilidade de tais boatos serem verdade.

 

Inquérito

A Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Militar, segundo informações recebidas pelo JU, informou que está aberto um inquérito policial para investigar quem gravou os áudios e iniciou o crime na rede social. Assim que os autores forem descobertos, eles poderão ser punidos pelas postagens que ferem as responsabilidades cíveis e criminais. A polícia já conseguiu obter o nome da jovem que foi abordada pela van, porém, quando o investigador disse que se tratava de uma matéria sobre o caso, ela desligou. De acordo com informação extraoficial, os nomes de todos os envolvidos foram descobertos e a investigação sobre o caso de trote, calúnia e falsidade de informação está em aberto. O que reforça que tem muita gente que não tem noção do crime que está cometendo ou age devido à maldade no coração.

 

Liza Prado

A presidente da Utramig, Liza Prado, ocupou a tribuna do plenário da Câmara Municipal de Uberlândia, ontem, para falar sobre os cursos oferecidos pela Fundação nesta cidade do Triângulo Mineiro. Liza já está acostumada ao plenário da Câmara: foi vereadora de Uberlândia por quatro mandatos. Na sexta-feira, ela participou de solenidade na Polícia Militar de Uberlândia e também visitou o Centro Socioeducativo de Uberlândia (Ceseu), que abriga menores infratores. Um dos projetos da Utramig de Uberlândia é viabilizar cursos para a qualificação de menores que cumprem medidas socioeducativas.