Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 18/06/2015
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Política da Educação é aprovada

O projeto de lei que institui a nova política remuneratória dos servidores da Educação foi aprovado em 2º turno na reunião extraordinária, ontem, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Após a votação da redação final por unanimidade do plenário (62 votos), o projeto seguirá para sanção do governo. O objetivo é acabar com a remuneração por meio de subsídio criado pela Lei nº 18.975/2010 e reforma com regime remuneratório composto por vencimento básico acumulável com vantagens, gratificações e adicionais, atendendo a todas as carreiras da Educação. Agora, a categoria aguarda, ansiosa, a sanção de Fernando Pimentel, para que entre em vigor o pagamento nacional do piso da categoria de R$ 1.917,78, por 24h/semanais, de forma escalonada.

 

Pedágio

A Triunfo Concebra recebeu, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), autorização para começar a cobrança de tarifa nas 11 praças de pedágio administradas pela concessionária, nos Estados de Goiás e Minas, a partir do dia 27 de junho. Em Minas Gerais, são sete praças nas BR’s 262 e 153 (Prata, Fronteira, Florestal, Luz, Campos Altos, Perdizes e Campo Florido). Entre os dias 17 e 26 de junho, dez dias antes do início efetivo da cobrança, será realizada a simulação de cobrança denominada “operação educativa”, apenas com distribuição de material informativo.

Extintor adiado

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) atendeu ao pedido do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, apresentado ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para prorrogar por mais 90 dias a obrigatoriedade do uso dos novos extintores veiculares do tipo ABC. A decisão foi tomada durante a reunião do Conselho, ontem. Com a publicação no Diário Oficial da resolução, a nova data será 1º de outubro de 2015.

 

Maria de Nazaré

O Grupo Espírita Maria de Nazaré promove feijoada beneficente no próximo dia 27 de junho, às 12h, na chácara Gisele, no Gameleira I. A música ao vivo fica por conta de Calango. Reservas pelo telefone 3332-3757. A renda será revertida em prol dos trabalhos assistenciais.

 

São João Batista

A Festa de São João Batista teve início na última segunda-feira (15) e prossegue até o dia 24 de junho. A programação prevê missas sempre às 19h e, no encerramento da Festa, dia 24, procissão. A quermesse acontece de 18 a 24, sempre após as missas. De 19 a 23, haverá um bingo de um salário mínimo. Hoje, haverá o 5º Encontro de Oficinas e lojas de autopeças após a missa. Amanhã, acontece leilão de animais, às 20h30. No dia 21, terá almoço das 12h às 14h. No dia 24, bingo de uma moto 125cc Yamaha. A paróquia da Ressurreição fica na rua Maurício do Carmo Silva, 170, próximo à antiga garagem da Transmil.

 

São Judas

“Psiu, vem cá pro Arraiá da paróquia de São Judas Tadeu”! Acontece de 19 a 21 de junho, sempre a partir das 19h, na praça São Judas Tadeu. Amanhã, haverá, às 19h, missa de Santos Juninos, com batizado de fogueira e bingo de um tablet e um salário mínimo; dia 20, às 19h, missa sertaneja e bingo de uma TV LED 32” e um salário mínimo; no dia 21, missas nos horários normais. Às 12h, almoço à mineira com música ao vivo e, às 20h, bingo de uma bicicleta e um salário mínimo.

 

Benefício

Sancionada a Medida Provisória nº 665. Com a sansão da presidente Dilma Rousseff, o trabalhador terá direito ao seguro-desemprego se tiver trabalhado durante 12 meses nos últimos 18 meses. Antes, o trabalhador precisava ter trabalhado no mínimo seis meses. Já para quem for solicitar o benefício pela segunda vez, a nova lei determina o prazo de nove meses de atividade exercida nos últimos doze meses, e seis meses para o trabalhador que requisitar o seguro pela terceira vez.

 

Abono

O benefício pago uma vez por ano para os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos não sofreu mudanças. Segundo a MP, a exigência mínima de atividade remunerada por 30 dias consecutivos, ou não, será mantida.

 

Semearte

A programação do Menu Cultural, realizado gratuitamente na Praça de Alimentação do Shopping Uberaba, às terças e quintas à noite e aos domingos à tarde, traz, hoje, a cantora Thalyta Bruna. No domingo (21), subirão ao palco, Marcelo Taynara e Renato Calango, e, no dia 25, o público se encantará com a apresentação do cantor Luís Ávila. A produção é da Semearte.

 

Julgamento

Acontece amanhã, o Júri Popular do segundo acusado de participar do assassinato do jornalista Rodrigo Neto, 38 anos, em março de 2013. O julgamento de Alessandro Neves Augusto será realizado no Fórum de Ipatinga, onde o jornalista atuava como repórter-policial em um programa na rádio Vanguarda, no Vale do Aço. Ele foi morto com três tiros à queima-roupa.

 

Decisão anterior

Outro acusado pela morte do jornalista, o policial civil Lúcio Lírio Leal, já foi julgado e condenado a 12 anos de prisão, em regime inicialmente fechado. A sessão foi presidida pelo juiz Antônio Augusto Calaes de Oliveira. Na época, o policial também perdeu o cardo de investigador e teve o direito de recorrer em liberdade negado.

 

Posse

O jurista Luiz Edson Fachin tomou posse, terça-feira (16), como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele ocupou a cadeira do ex-ministro Joaquim Barbosa, que se afastou do cargo em virtude de sua aposentadoria em julho de 2014. O novo ministro Fachin pode ser o responsável pelo julgamento do polêmico caso das perdas da caderneta de poupança com planos econômicos instituídos nas décadas de 80 e 90. Sua participação no julgamento ainda será confirmada.