Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 04/05/2013
Bastidores
Bastidores
Agitos

Jantar oferecido anteontem, véspera da abertura oficial da ExpoZebu, pelo deputado federal Marcos Montes (PSD), em torno do seu hóspede ilustre – o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), rendeu poucas e boas, dentro e fora da casa. 

Marcação
Por exemplo: cientes de que o prefeito de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, marcaria presença, os jornalistas da imprensa paulista fincaram pé na porta da residência. Resultado das atividades noturnas foi uma série de matérias e notas de colunas publicadas ontem, 3 de maio, nos principais veículos de comunicação de São Paulo.

Visitas estratégicas
E assim, o jantar dividiu espaços nos noticiários nacionais, com a abertura oficial da feira, que aconteceu ontem, com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT) – que pela 2ª vez assina o ponto na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, na condição de candidata. Em 2010, em plena campanha pela Presidência da República, Dilma foi recebida pelo então presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes. Vale lembrar que a presidente é, agora, eventual candidata à reeleição em 2014.

Celular
Quem também acabou nas mãos dos jornalistas, na porta da casa de Marcos Montes, foi o senador e pré-candidato à sucessão de Dilma Rousseff em 2014, o ex-governador tucano Aécio Neves. Chegou ao local depois que Kassab já havia jantado e pegado o caminho de volta pra São Paulo. Assim, não houve o tão aguardado tête-à-tête entre Aécio e Kassab, cuja tendência é de 99,99% para os lados de Dilma Rousseff.

Discursos
Por sinal, longe um do outro, Kassab admitiu aos jornalistas que aguarda uma definição da presidente Dilma Rousseff sobre o PSD integrar o governo federal, enquanto Aécio voltou a fazer o que mais tem tomado seu tempo ultimamente: criticar a volta da inflação.

Enquanto isso...
Desta forma, vale lembrar entrevista exclusiva concedida ao JORNAL DE UBERABA (JU) pelo anfitrião do jantar, Marcos Montes, e divulgada ontem. Defensor de que o PSD apoie Aécio Neves, seu candidato, nas eleições presidenciais do ano que vem, MM disse que não deixa o PSD de jeito nenhum, reafirmou lealdade à candidatura de Aécio, e espera que as coisas se ajeitem da melhor forma mineira possível.

Hóspede oculto
Paralelamente, o tititi extraoficial desta sexta-feira de abertura de ExpoZebu era de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava hospedado, há pelo menos dois dias, na fazenda do pecuarista Jonas Barcellos, que, ontem, ofereceu a tradicional feijoada da temporada de feira. 

Olha ele aí...
Lula ficou longe dos holofotes, mas Gilberto Kassab não se esqueceu dele, ao conversar com jornalistas na porta da casa de MM. Disse que entende a vontade do ex-presidente de ser governador de São Paulo. Apesar de ter nascido em Pernambuco, Lula fez toda sua carreira sindical/política em São Paulo, por onde se elegeu deputado federal na década de 1980. Pelo jeito, sonha com o cargo de governador, o que implicaria uma candidatura em 2014.

Indisfarçável
Já no palanque da abertura oficial da ExpoZebu, teve um momento em que o prefeito Paulo Piau (PMDB) não conseguiu se conter e se remexeu todo na cadeira, além de abrir um sorriso que mal coube no rosto. Foi quando Dilma Rousseff anunciou investimentos em 280 aeroportos e melhorias na aviação regional – tudo o que andam sonhando os ex-colegas de Câmara e agora prefeitos de Uberaba e de Uberlândia, Gilmar Machado (PT).

Competência
E por falar em Paulo Piau, não dá pra ignorar a ação rápida e esperta da sua assessoria de imprensa. Nem bem terminava a solenidade oficial da ExpoZebu, e seu discurso era encaminhado, por e-mail, aos jornalistas e veículos de comunicação. Facilita a vida de todo mundo. Beleza!

Confidência...
E eis aqui, um trecho do discurso de Paulo Piau...
“E para quem não sabe, vai uma confidência: a presidente Dilma Rousseff – como planta de boa cepa, tem raízes profundas em Uberaba. Ela está, não só no coração dos uberabenses, mas na vida real da cidade. Ali, na rua Vigário Silva, viveram e conviveram a bisavó, dona Benta; a avó, dona Ana Carolina; os pais - Pedro Rousseff e dona Dilma Jane Silva...”

Homenagem
Nome do recém-inaugurado Centro de Informações Turísticas, Qualificação e Comercialização de Produtos Rurais – Citur, que também vai sediar a 1ª Aisp Rural de Minas Gerais, é do pai do presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Rivaldo Machado Borges Jr., e não do próprio líder classista, como afirmou esta coluna. Decreto do prefeito Paulo Piau oficializou a homenagem ao criador e um dos maiores divulgadores do zebu, Rivaldo Machado Borges, que também é pai do vereador veterano Marcelo Machado Borges (DEM).


POLÍTICA EXTERNA - Edson Silva, da Folhapress, flagrou momento em que o prefeito de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, chegava à residência do deputado federal Marcos Montes, na noite de anteontem, e era recepcionado pelo dono da casa.