Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 18/08/2015
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Epamig em ação na região

 

Divulgação

O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, acompanha de perto o trabalho da Epamig

 

Na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, as tecnologias geradas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promovem ganhos de produtividade e expansão do setor agropecuário. A região possui quatro Campos Experimentais da Epamig, localizados em Patos de Minas, Patrocínio, Araxá, além da sede em Uberaba. Seus 10 laboratórios de pesquisa, que fazem análises de sementes, solos, fertilizantes, corretivos e fitopatologia, também prestam serviços para terceiros. As pesquisas da Epamig contribuem, indiretamente, mas de forma significativa para a produção de soja, milho, aves, bovino, suíno, leite, cana e para o fomento da biotecnologia de sementes, matrizes, reprodutores, sêmen e embriões. Hoje, as principais atividades de pesquisa e prestação de serviços à sociedade na região são na bovinocultura e nas grandes culturas.

 

Municípios

Em busca de uma solução para a atual situação financeira dos municípios e preocupados com a baixa arrecadação, prefeitos dos 27 municípios do Triângulo Sul foram convidados para evento, amanhã, às 9h, no Centro Administrativo, em Uberaba, com o intuito de debaterem o atual momento enfrentado pelas prefeituras. Ao final, vão divulgar um documento para levar à população tudo o que está ocorrendo e definir metas, através de diálogo, para amenizar a crise. A reunião foi agendada pelos presidentes da FMP (Frente Mineira de Prefeitos) e da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), respectivamente, Paulo Piau e Celson Pires.

 

Manifestações

Pela terceira vez, só este ano, centenas de milhares de pessoas participaram, domingo (16), em todo o país, de mais um grande protesto contra a corrupção, o PT e o governo Dilma Rousseff. Por muito menos, com apenas uma grande manifestação pelo país, Fernando Collor teve vergonha na cara e renunciou, em 1992, ao seu mandato de presidente da República. Espera-se que, a partir de agora, os deputados e senadores se convençam de que Dilma não tem mais legitimidade para governar. O país não pode passar mais três anos assistindo à roubalheira, incompetência e paralisia. Por isso, a partir desta semana, inicia-se a pressão para que Dilma seja cassada ou renuncie e, assim, seja possível construir um novo governo sem ela e sem o PT.

 

Bombeiro

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) deve publicar, nos próximos meses, dois editais.  Um para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), com previsão de 30 vagas, e outro para o Curso de Formação de Soldados (CFSd), com previsão de 530 vagas para os quadros de combatentes e especialistas. A escolaridade exigida para ambos os concursos será o ensino médio e os benefícios do aluno são: vencimento, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica. Atualmente um soldado de 2ª Classe recebe um salário de R$ 3.506,40 e um cadete do 1º ano, R$ 5.016,89.

 

Motos na rua

O Estado de Minas Gerais ganhou mais 50.279 motos nos seis primeiros meses de 2015, contabilizando a segunda maior frota do Brasil: 2.529.365 segundo a associação oficial do setor, a Abraciclo. Minas só fica atrás de São Paulo nas duas ocasiões. SP tem 5.019.766 motos e registrou mais 81.550 novos veículos no mesmo período de 2015. O crescimento registrado no período de 1998 a 2015 em Minas Gerais foi de 554,92%.

 

Ação Social

O II Dia D de Ação Social para a 3ª Idade será realizado no Centro Municipal de Educação Avançada (Cemea Abadia), na avenida Orlando Rodrigues da Cunha, S/N, bairro Abadia, no dia 3 de outubro, às 9h, com o show da cantora Daniela Guimarães e oficinas. O grupo Calebe reúne pessoas com mais de 55 anos que não querem se entregar ao desânimo e ao cansaço provocados pelo avanço da idade. Os principais objetivos são oferecer apoio espiritual e material a essas pessoas, além de motivá-las a interagir por meio de novas amizades, participando de atividades de lazer e de ação social.

 

Greve no IMA

A Associação dos Fiscais Agropecuários de Minas Gerais (AFA-MG) deflagrou greve, ontem, por tempo indeterminado, paralisando as atividades do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A ordem é manter somente os serviços e atividades essenciais. Dentre as reivindicações, está a criação de um plano de carreira para a categoria.

 

Em Conceição

Com o objetivo de debater o aumento dos índices de criminalidade em Conceição das Alagoas (Triângulo Mineiro) e a falta de efetivo policial, a Comissão de Segurança Pública realizará audiência pública no município sexta-feira (21). Solicitada pelos deputados Sargento Rodrigues (PDT), presidente da comissão, e Luiz Humberto Carneiro (PSDB), a reunião será às 10h, na Câmara Municipal (rua Floriano Peixoto 402 - loja 5). Com cerca de 23 mil habitantes, Conceição das Alagoas vem enfrentando problemas de segurança pública tanto na área urbana quanto na zona rural. Segundo denúncias de vereadores, assaltos constantes têm ocorrido no município - uma escola pública, por exemplo, foi invadida por bandidos que roubaram alunos e professores.