Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 20/08/2015
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Genética eleva produção de leite

Divulgação

Marcos Vinícius Gualberto Barbosa da Silva, pesquisador da Embrapa Gado de Leite e coordenador geral do PMGG

O trabalho conjunto de pesquisadores e produtores rurais está possibilitando um aumento expressivo da capacidade produtiva de vacas da raça Girolando. A produção de leite das fêmeas quase dobrou em 13 anos. Segundo dados da Embrapa Gado de Leite, o aumento foi de 45,9%. Em 2000, a produção era de 3.700 kg em até 305 dias no ano. Em 2013, passou a ser de 5.398 kg no mesmo período, considerando as três primeiras lactações. Outros avanços de desempenho foram registrados no aumento de dias do período de lactação, saltando de 240 dias, em 1989, para 283, em 2013. Como reflexo dessa evolução genética, as vendas de sêmen de touros da raça tiveram aumento de mais de 150% entre 2009 e 2013. “Atualmente, a raça Girolando é a que mais cresce na produção de sêmen no Brasil, chegando à marca de mais de 774 mil doses produzidas no ano de 2014”, disse Marcos Vinícius Gualberto Barbosa da Silva, pesquisador da Embrapa Gado de Leite e coordenador geral do PMGG.

Encontro

“Café com Prosa”, seguido de um encontro com conselheiros e ex-conselheiros do Museu do Zebu, parceiros e convidados, acontece amanhã, a partir das 8h30, no Museu do Zebu. Na programação: 8h30 – Café com Prosa. 9h15 – Apresentação por Fabiano Schroden, neto do fotógrafo João Schroden, do filme sobre a chegada da urna mortuária do João Martins Borges em Uberaba, no ano de 1975. 9h30 – Homenagens (ex-conselheiros e outros). 10h15 – Apresentação Institucional do MZ: Posse de Romeu Borges de Araújo Júnior como membro do Conselho Fiscal do MZ; Apresentação do Thiago Riccioppo como Gerente Executivo – Historiador – Museu do Zebu; Balanço das atividades/projetos realizados no 1º semestre de 2015 e propostas para o 2º semestre de 2015. 11h00 – Apresentação pela Aryanna Sangiovanni, do Centro de Referência da Pecuária Brasileira (CRPBZ). 11h30 – Encerramento.

 

Mobilização

Sinpro, Sindemu e demais sindicatos de trabalhadores estão mobilizando convidados para  marcar o dia de defesa da democracia e por mais conquistas sociais em Uberaba. O encontro acontecerá hoje, na sede do Sinpro, às 15h30. Em várias cidades do país, sindicatos, centrais sindicais e movimentos sociais estão convocando a população ocupar as ruas na luta por mais direitos e pela manutenção da democracia em nosso país.

 

Oportunidade

O Sindicato dos Vigilantes de Uberaba e Região (Sinvuber) abriu as portas para o processo seletivo da empresa Souza Lima Segurança Patrimonial LTDA. A empresa fez a seleção de 44 vigilantes para prestar serviços na Vale Fertilizantes. A Souza Lima substitui a Algar Segurança e Vigilância na prestação de serviços no setor da citada empresa no Distrito Industrial III de Uberaba.

 

Pronaf
O número de produtores rurais em Minas Gerais beneficiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) vai aumentar. Esta é a avaliação do presidente da Emater-MG, Amarildo Kalil, após o governo federal anunciar, ontem, que o Estado vai contar com R$ 4,4 bilhões em crédito rural, dentro do Plano Safra da Agricultura Familiar em 2015/2016.

 

Conselho Tutelar

O 1º e 2º Conselho Tutelar das Crianças e dos Adolescentes de Uberaba está em novo endereço: rua Barão do Triunfo, 61, no bairro Mercês. No momento, realiza somente atendimento emergencial, pois se encontra em fase de estruturação do local. O Conselho Tutelar necessita de equipamentos como impressora, computadores, internet, telefone, enfim, o que não foi fornecido pelo órgão mantenedor.

 

SSPMU

Desde 17 de agosto, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) aguarda um retorno do Executivo quanto à forma como será feita a paralisação na Prefeitura de Uberaba, dia 24 de agosto, que aderiu ao movimento da Associação Mineira de Municípios (AMM) denominado “Crise nos municípios: prefeituras de Minas param por você”. Conforme o presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, o movimento é legítimo, mas falta esclarecer à entidade e aos trabalhadores como será o expediente nesta data.

 

TV Paranaíba

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) divulgou, recentemente, uma pesquisa sobre a audiência das emissoras de televisão da região. A TV Paranaíba consolidou sua posição na cidade e foi a que mais cresceu em todos os quesitos. Neste ano, a emissora remodelou sua comunicação visual, inovou em programas e quadros que vão ao encontro do perfil dos telespectadores.

 

TEU

O Teatro Experimental de Uberaba (TEU) será palco, hoje, de mais uma edição do projeto “Aos Mestres com Carinho”. O grupo Novos Bambas e convidados faz uma homenagem a Dorival Caymmi, trazendo o melhor do repertório do cantor brasileiro, a partir das 20h30, com entrada gratuita. O grupo Novos Bambas é formado pelos músicos Fausto Reis (cavaquinho e direção musical), Carlos Giovanny (violão e voz), Moacir Neto (pandeiro) e Carlos Humberto "Boi" (percussão geral).

 

Concha Acústica

Uberaba recebe, hoje, o Circuito ViJazz& Blues na Concha Acústica, a partir das 19h. A abertura é com Ricardo Moraes Quarteto e, no segundo show, Diego Figueiredo convida Larry Coryell e David Garfield. Ricardo Moraes, baixista uberabense de jazz, já excursionou pela Europa tocando ao lado de vários artistas de jazz e tem diversos CD’s gravados com formações diferentes. Logo depois, o palco da Concha recebe o guitarrista brasileiro Diego Figueiredo, reconhecido por sua excelência em mesclar música brasileira e jazz.