Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 29/08/2015
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Mutirão de diagnóstico do câncer de pele

 

João Pedro Vicente/HC-UFTM

O mutirão de diagnóstico do câncer de pele realizou 250 consultas no HC-UFTM


No dia 27 de agosto, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) recebeu um mutirão de diagnóstico e prevenção do câncer de pele. O evento aconteceu das 8h às 17h, aberto à população. Foram realizados 250 atendimentos clínicos gratuitos, envolvendo cirurgiões plásticos, residentes e acadêmicos da Disciplina de Dermatologia da UFTM. Em 15% dos casos, devido a suspeitas de afecções, os participantes foram encaminhados para consultas médicas posteriores no Ambulatório Maria da Glória.

 

Mais experiente

Mais um representante do primeiro escalão do governo Paulo Piau ficou mais experiente nesse mês. Anteontem (27), foi dia do secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, que vem fazendo um excelente trabalho na prefeitura, pois, apesar da crise financeira em todo o país, vem conseguindo vários investimentos com o objetivo de gerar emprego e renda para a cidade. Com certeza, passou um dia maravilhoso ao lado de sua família e amigos, mas com saudade da sua filha e netinha, que moram em Brasília. 

 

Eleição

O diretório estadual do PSDB de Minas Gerais realizará um encontro, na próxima segunda-feira (31), a partir das 14h, com lideranças tucanas de toda a região, para discutir ações com vistas ao fortalecimento do partido para a eleição de 2016, no Hotel Dayrell, Belo Horizonte. O encontro está confirmado com a presença do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, e do senador Antonio Anastasia, que abriu oficialmente o processo de filiação da sigla em Minas, enquanto Aécio estava realizando o mesmo ato em nível nacional em Maceió. As lideranças garantem que será a arrancada para o processo eleitoral que vem no Estado.

 

Multas

A PF divulgou, essa semana, que, aproximadamente, 2 mil motoristas em todo o Estado foram multados por dirigirem acima da velocidade permitida. Os números fazem parte da Operação Integrada de Combate ao Excesso de Velocidade, que foi realizada em todo o país. Em todo o Brasil, a PF contabilizou quase 19 mil veículos em alta velocidade. Todos os infratores serão penalizados, terão que pagar multa que pode ultrapassar R$ 574,62 e ainda terão pontos retirados da CNH. A próxima etapa da operação será realizada no próximo dia 2 de setembro.

 

Congresso

Acontece entre os dias 17 e 18 de setembro, a 9ª edição do Congresso de Direito Processual de Uberaba. O evento, que será realizado no Centro de Cultura José Maria Barra (Fiemg), é voltado para advogados, profissionais de Direito, estagiários e acadêmicos. As inscrições podem ser feitas entre os dias 27 de julho e 28 de agosto pelo site www.cepaj.org.br.

 

Mudança

O cartório de registro de títulos e documentos e civil das pessoas jurídicas passou, esta semana, a funcionar na rua Major Eustáquio, 797, no bairro São Benedito. O novo local fica em frente ao Clube Sírio Libanês e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

 

Segue greve

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, enviou correspondência ao Governo do Estado, reforçando a necessidade de um acordo com os fiscais agropecuários, em greve há dez dias. Ele lembrou que as atividades de defesa sanitária, realizadas pela categoria, são fundamentais para a manutenção do status sanitário no Estado. “A interrupção destes serviços pode trazer prejuízos socioeconômicos e de saúde pública irreparáveis”, alertou.

 

Neonatal liberado

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital de Clínicas da UFTM, que esteve em isolamento preventivo desde o dia 8 de agosto, retorna à normalidade a partir de hoje. Durante o período de três semanas, o setor não recebeu pacientes e não concedeu aos internados altas que configurassem direcionamento para outros setores do HC. Nas unidades de terapia intensiva pediátrica e neonatal do HC-UFTM, a média de atendimentos é de 330 pacientes/ano. São 20 leitos, quatro deles pediátricos e 16 para neonatos.

 

Cine Cultura

O Cine Cultura UFTM dá sequência, hoje, às 15h, à sua programação especial Política e Sociedade, exibindo Estado de Sítio, produção franco-italiana-germânica, do diretor grego Constantin Costa Gavras, maior nome do cinema político mundial. A exibição será no Cinema da UFTM – Unidade Urbano Salomão.


Carta do leitor

“Boa tarde, quero agradecer o espaço que o JORNAL DE UBERABA oferece ao seu leitor e trazer à tona um assunto bastante intrigante: o funcionamento do Hospital Dr. Hélio Angotti. Sou funcionária há 5 anos e nunca passamos por uma crise tão feia a ponto de pacientes chegarem para internação no dia de suas quimioterapias e terem que retornar pra casa por falta de medicação. E nós, trabalhadores, termos que sair de casa para dar de cara com esses coitados pacientes que estão com o tratamento prejudicado. E, se não bastasse, tivemos direitos, benefícios cortados!! E a gestão só repete: é uma crise, estamos fazendo de tudo!!! Não medimos esforços!! Sempre convivemos com os pagamentos atrasados, não temos FGTS depositado, saímos de férias e nunca sabemos quando vamos receber e, agora, vão cortar plano de saúde, assiduidade, percentual de adicional noturno? Aonde vamos chegar? Como trabalhar com essa situação? Lidamos com vidas, precisamos de condições dignas de trabalho e vamos batalhar por isso. Contudo, tivemos uma Assembleia Extraordinária com nosso Sindisaúde e decidimos que vamos paralisar e, no mais, uma possível greve em um futuro próximo. Queremos prestação de contas, transparência. Será que só a classe baixa está sofrendo ou os funcionários de alto escalão também passaram por cortes de salários? Desde já, obrigada à redação do JU!”, disse leitor que preferimos manter no anonimato.