Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 10/05/2013
Bastidores
Bastidores
Agrados...

Leitor/eleitor indignado com obra feita e desfeita é coisa rara... Mas é o que está acontecendo em relação ao trânsito do primeiro quarteirão da avenida Manoel Prata/esquina com a rua Carlos Rodrigues da Cunha, ali atrás do Hotel Tamareiras. O motorista lembra que, há cerca de uma semana, o quarteirão foi transformado em mão única, no sentido bairro-centro, e que a decisão mostrou que existe inteligência no atual governo...

...e desagrados
Porém, durou pouco – lamenta o uberabense indignado. “Simplesmente desfizeram o que haviam feito corretamente e voltaram à sinalização errada, confusa e sem lógica” – reclamou. O leitor/eleitor tira duas conclusões: 1) que deviam ter avaliado antes de mudar pra melhor, porque cada mudança é um gasto extra de dinheiro público; 2) acredita que a mudança pra melhor deve ter desagradado a algum amigo do governo.

Xô, pragas!
Câmara de Uberaba está contratando empresa especializada em dedetização, desinsetização, descupinização, desratização, desalojamento de pombos... Licitação, através de pregão presencial, acontece dia 22 de maio, às 13h30, e o contrato é por 12 meses. Tem que ter equipamentos adequados e profissionais treinados.

Preservação
Donos de imóveis tombados que estão tentando livrar-se deles andam batendo de frente com uma muralha: o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba. Os pedidos de demolição estão sendo negados... por unanimidade de votos. Em um ou outro caso, os conselheiros até sugerem que o governo municipal assuma o prédio, mas derrubar está fora de questão.

Elas estão aí...
Mera ilusão de quem pensa que os políticos de Uberaba estão adiantando demais o processo eleitoral de 2014!!! Pois, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG acaba de julgar, por unanimidade de votos, a primeira denúncia de propaganda extemporânea relativa às eleições do ano que vem. O Tribunal seguiu o voto do relator, juiz Virgílio Almeida, que julgou a denúncia improcedente.

Agradecido...
A pressa toda em acusar alguém de propaganda extemporânea partiu do diretório municipal do Democratas – DEM, de Passos. O acusado foi o deputado federal Renato Andrade (PP), que espalhou outdoors em diversos pontos da cidade e em trevos de vários municípios do sudoeste do Estado contendo foto e legenda partidária com os seguintes dizeres: “Agradeço a todos pelo apoio e confiança”. 

Moral da história
Se a Justiça Eleitoral resolver condenar todos os políticos de Uberaba que possuem outdoors espalhados por aí, agradecendo os votos que receberam, vai sobrar pouca gente com ficha limpa na cidade!

Nos eixos
E por falar em votos, após perdas e danos significativos, o colégio eleitoral de Uberaba volta ao curso esperado. Números oficiais de abril, recém-divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE, indicam que a cidade tem 214.381 eleitores. São 993 a mais do que o eleitorado que estava apto a ir às urnas em outubro do ano passado, que, na época, somava 213.388 pessoas. Logo após as eleições, Uberaba chegou a perder muitos eleitores.

Cabeça de mulher...
Se as mulheres continuam fora do poder municipal de Uberaba não é por falta de representantes do gênero no colégio eleitoral. Dos 214.381 eleitores registrados em abril de 2013, nada menos do que 53,07% são do sexo feminino. Os homens somam 46,83%. Uma diferença e tanto: 6,24 pontos percentuais.

Votos obrigatórios
De acordo com as novas estatísticas da Justiça Eleitoral, 27.712 são jovens de 18 a 24 anos de idade. Os eleitores de 25 a 34 anos somam 47.732; os de 35 a 44 anos são 40,814. Eleitorado de 45 anos a 59 totaliza 55.064, enquanto a turma de 60 a 69 anos soma 22.115.

Votos facultativos
Detalhe importante é que os votos facultativos representam quase 10% do eleitorado total de Uberaba, e, portanto, podem fazer a diferença numa eleição. De acordo com as estatísticas do TSE, 1.198 eleitores são adolescentes de 16 e 17 anos, enquanto 19.746 têm mais de 70 anos de idade. O eleitorado que não é obrigado a votar totaliza, portanto, 20.944 votos.

Tíquete
Em contato com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, Luís Carlos dos Santos, o titular da Secretaria Municipal de Administração, Carlos Bracarense, afirmou que o prefeito Paulo Piau (PMDB) ficou sensibilizado e gostaria de atender ao pedido de antecipação do tíquete-alimentação para a véspera do Dia das Mães. Entretanto, segundo Bracarense, não existe tempo hábil para isso.

Tíquete 2
Por outro lado, o secretário adiantou que, a partir de junho, a liberação do tíquete deve ser antecipada para todo dia 10 – em vez do dia 15 como acontece atualmente. Bracarense também garantiu ao presidente do SSPMU que o pedido de reajuste no valor do tíquete, apresentado pelo sindicato na pauta de reivindicações de 2013, está sendo analisado, e uma resposta será dada breve, ao SSPMU.


CLUBE DO BOLINHA – Apesar de ser maioria do eleitorado, as mulheres estão fora dos cargos eletivos em Uberaba. As 14 cadeiras da Câmara, por exemplo, são ocupadas por homens