Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 25/09/2015
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Piau recebe campeões de Barretos

 

Divulgação

O prefeito Paulo Piau conheceu os campeões do Rodeio de Barretos 2015, os irmãos uberabenses Gustavo Andrade e Lucas Andrade

O prefeito Paulo Piau teve a honra de conhecer os campeões do Rodeio de Barretos 2015. Os jovens irmãos e uberabenses Gustavo Andrade, 18 anos, e Lucas Andrade, 20 anos, se prepararam para a disputa por cinco meses e foram campeões do torneio de Team Penning, juntamente com Antônio César, morador de Ribeirão Preto-SP, que fez parte do grupo. A atividade, que é composta por trio, chegou ao Brasil no ano de 1995 e depende de um conjunto de nove elementos trabalhando ao mesmo tempo (três competidores, três cavalos, três bois), onde técnica e velocidade devem andar juntas.

Contra Pimentel

Deputados do bloco Verdade e Coerência protocolaram, na quarta-feira (23), junto ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais, uma representação contra o Governo Fernando Pimentel sobre indícios de irregularidades envolvendo a compra de “kits de carteiras escolares”. De acordo com representantes da indústria moveleira de Minas, que procuram os deputados, houve direcionamento do pregão e o processo, além de dobrar o preço unitário, impediu a participação no certame das indústrias mineiras, o que representa perda de R$ 30 milhões de ICMS para o Estado.

 

Contra Pimentel II

A compra das carteiras faz parte do pregão nº 01/2015, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e foi tema de audiência pública nesta quarta-feira, na reunião extraordinária da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, que teve a presença de empresários do setor. Nos governos passados, o processo era realizado mediante licitação promovida pelas caixas escolares, cujo preço máximo dos kits era limitado a R$ 100,00 nas licitações. Em 2015, o governo do PT centralizou o processo de compra na secretaria. A mudança não trouxe benefícios, pois o preço dobrou.

 

Rejeitado

O Tribunal de Justiça Eleitoral (TSE) rejeitou o pedido de registro do Partido Nacional Corinthiano. A decisão foi tomada pelo tribunal na manhã desta quinta-feira. "O Tribunal, por unanimidade, indeferiu o pedido de registro do Partido Nacional Corinthiano (PNC), ficando prejudicado o pedido de sobrestamento, nos termos do voto do relator. Votaram com o relator, a ministra Luciana Lóssio e os ministros Gilmar Mendes, Rosa Weber, João Otávio de Noronha, Napoleão Nunes Maia Filho e Dias Toffoli (presidente)", informou o TSE. O tribunal havia recebido, há um mês, o pedido para registrar o partido. Essa era a sexta etapa, de sete, para o partido político ser criado. O PNC não usa a imagem do Corinthians. Em sua logo, o partido utiliza uma bandeira com um gavião com faixas alvinegras.

 

Vendas de Natal

A apenas três meses do Natal, a época do ano mais esperada pelos varejistas, os dados da Pesquisa Mensal de Emprego divulgados, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam a preocupação da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). "Os números continuam muito ruins. O desemprego segue em alta pelo oitavo mês consecutivo e, infelizmente, este ano não estamos vislumbrando um Natal com boas vendas. O consumo está freado", comentou Honório Pinheiro, presidente da CNDL.

 

Mortes no trânsito

O trânsito é o responsável pelo maior número de óbitos de crianças por acidentes no país. Indiscutivelmente, os pequenos estão muito mais vulneráveis aos perigos do sistema viário: eles podem estar desacompanhados de um adulto no trânsito; têm dificuldade de julgar tempo e distância, e consequentemente a velocidade dos carros; têm pouca experiência no trânsito; por sua pequena estatura, podem não ser vistos pelos motoristas; misturam imaginação com realidade, sendo capazes de acreditar que um carro pode parar instantaneamente à sua frente; não distinguem a direção do som; por terem a visão periférica limitada, não conseguem ver um carro que vem pela lateral.

 

Teatro Sesi

Desde julho, a cidade de Uberaba foi invadida por teatro, dança, música e programação infantil. Em sua primeira edição, o Circuito Cultural de Uberaba transforma em palco alguns locais já conhecidos pelos moradores. O Teatro Sesi Uberaba, a Concha Acústica e até as praças Nossa Senhora da Abadia e Pôr do Sol são cenários para espetáculos de teatro, shows de música, apresentações de dança e programação infantil. Outubro, o último mês do circuito, também está recheado de programação cultural para a cidade. Na sexta-feira (2 de outubro), às 20h, o grupo belo-horizontino Espanca! leva seu espetáculo Dente de Leão ao Teatro Sesi. O sexto espetáculo do Grupo é uma visão sobre um delicado processo de aprendizagem ao qual estamos expostos desde cedo: a representação. Com texto de Assis Benevenuto, Dente de Leão reflete um olhar sobre a juventude e é a primeira direção de Marcelo Castro, um dos fundadores do grupo. 

 

Vencimento do ITR

A mais recente novidade envolvendo o Imposto Territorial Rural (ITR) é a instrução normativa 1581/2015, que estabelece prazos para conexão de dados do ITR ao CCIR (Certificado de Cadastro do Imóvel Rural). A vinculação dos dados será feita através de acesso à plataforma do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), o que obriga os contribuintes proprietários de imóvel rural a manterem a unicidade das informações e procederem a vinculação, caso contrário, terão o CCIR inibido já a partir de 30/09/2015. Lembrando que o prazo para declaração do ITR é até 30 de setembro.

 

Copa de Marcha

O início do mês de outubro será marcado por competição e diversão na Fazu. No dia 03/10 (sábado), a partir das 8h30, a faculdade sedia, em parceria com o Núcleo Marchadores do Triângulo, a III Copa de Marcha Marchadores de Uberaba. A Copa de Marcha é um evento equestre rápido, resumido a uma competição de marcha de cavalos. O evento é gratuito e será realizado na pista da Fazenda Escola da Fazu, no campus da faculdade, localizada no bairro Tutunas, em Uberaba. A Copa de Marcha integra as atividades em comemoração aos 40 anos da faculdade em 2015.

 

Simpósio

A Comissão Organizadora do 1º Simpósio Internacional de Águas, Solos e Geotecnologias (SASGEO), a ser realizado de 4 a 6 de novembro, em Uberaba, informa que o período reservado para submissão de trabalhos vai até dia 15 de outubro. A inscrição na condição de participante pode ser efetuada até 4 de novembro. O Simpósio "propõe promover o encontro de profissionais das comunidades acadêmico-científicas e de estudantes de nível técnico, graduação e pós-graduação interessados no uso de geotecnologias para estudos ambientais aliados à conservação do recurso solo e água".

 

(ok revisado)