Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 01/10/2015
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Varejo mineiro continua mobilizado

 

Divulgação

O primeiro vice-presidente da CDL Uberaba, Orlando Geraldo da Silva, e o presidente da Federação das CDL’s de Minas, Frank Sinatra, durante a mobilização de segunda-feira

 

Terça-feira (29), no Plenário da Assembleia Legislativa mineira, 27 deputados disseram “não” ao aumento de impostos, mas 35 disseram “sim” e o Projeto 2817/15 foi aprovado. A matéria de autoria do governador Fernando Pimentel estabelece aumento nas alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A votação foi em primeiro turno e, ainda esta semana, o PL pode ser votado em segundo turno. “Caso passe na segunda fase do processo, será criada mais inflação no nosso Estado, além da perda de competitividade e, mais grave, aumento do desemprego”, reagiu o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberaba e vice-presidente da Federação das CDL’s do Estado, Miguel Faria. Diante do resultado e de uma possibilidade de reviravolta no placar, ele foi taxativo: “por isso, não vamos desistir! Contamos com o apoio de todos os lojistas do Estado e também da população em geral. Entre em contato com o deputado que representa sua cidade e cobre dele que fique do seu lado, dizendo não ao aumento de impostos”. 

 

Dutra no PMDB

Apesar de os nomes dos novos filiados da sigla estarem sendo mantidos em segredo pela diretoria executiva do PMDB/Uberaba até o dia 2 de outubro, tudo indica que o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Dutra, sairá do Partido Solidariedade (SD) para ser anunciado como peemedebista. Ao JORNAL DE UBERABA, Dutra já havia confirmado sua saída do partido. Inclusive, já tinha conversado com o vereador Elmar Goulart (SD) para que ele assuma a presidência do diretório municipal do SD. Contudo, garantiu que ainda não havia definido seu rumo político. Pelo visto, as dúvidas acabaram e estamos próximos de saber o seu novo destino.

 

Congresso

Nos dias 19, 20 e 21 de novembro, acontece o 1º Congresso Nacional OPMED, realizado pela Unimed Federação Nordeste Paulista e pela FESP - Federação das Unimeds do Estado de S. Paulo, no Hotel JP, em Ribeirão Preto/SP, que contará com a presença de grandes nomes do setor no país para discutir os processos de aquisições das órteses e próteses.

 

Presentes

Para presentear as crianças no próximo dia 12 de outubro, quando se comemora o Dia das Crianças, o consumidor deve preparar o bolso e pesquisar muito bem antes de comprar, pois os itens preferidos dos pequenos nesta data, a maioria eletrônicos e produtos industrializados, têm uma elevada incidência de impostos como PIS/Cofins, ICMS, IPI e Imposto de Importação, entre outros, que serão destinados aos governos federal, estaduais e municipais.

 

Simples Doméstico

Entra em vigor hoje, o Simples Doméstico, sistema de pagamento que reunirá numa mesma guia todas as contribuições que devem ser pagas pelos patrões de empregados domésticos. A guia corresponde a 28% do salário do trabalhador e garantirá aos domésticos os direitos trabalhistas e previdenciários. Dessa alíquota, 20% são de responsabilidade do patrão. O valor corresponde a 8% para o INSS; 8% para o FGTS; 3,2% para um fundo de indenização em caso de demissão e 0,8% para seguro contra acidente. O empregador terá de acrescentar mais 8%, da contribuição do trabalhador para o INSS, e descontar o valor do salário do empregado.

 

Livros Espíritas

Feira de Livros Espíritas vai movimentar o Praça Uberaba Shopping Center entre 2 e 12 de outubro. O evento, realizado pelas livrarias Emmanuel e Universo Espírita, em parceria com o shopping, Prefeitura de Uberaba e rede de cinemas Kinoplex, trará à cidade palestrantes renomados que abordarão temas relacionados à doutrina espírita. A Feira, que terá ainda apresentações culturais, reunirá mais de 1.500 títulos de livros, CD’s e DVD’s para comercialização, com descontos e lançamentos de novas obras. A abertura será nesta sexta-feira, dia 2 de outubro, às 19h30, com palestra de Severino Celestino, pesquisador de religiões e da Bíblia.

 

Cultura

Os grupos de Canto, Dança e Arte Circense do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira apresentam, nos dias 2 e 3 de outubro, às 19h15, e 4 de outubro, às 17h, no Centro Cultural Cenecista Joubert de Carvalho, o Musical Infantil Frozen. De acordo com a coordenadora dos Projetos Musicais do Colégio, professora Miriam Morel, o espetáculo, que envolve 450 alunos entre um e 13 anos, além de uma equipe numerosa de professores de Canto, Dança e Arte Circense, está sendo preparado desde março. “Desde o começo do ano, o empenho dos alunos e da equipe de professores envolvida no projeto foi muito grande. Os alunos estão muito entusiasmados em apresentar um musical tão emocionante e encantador, que transmite a importância da valorização da família”, revelou Miriam.

Os ingressos - R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) - já estão à venda na administração do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira.