Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 13/10/2015
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Direção do Codau vistoria obras da ETA

 

Divulgação

O presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, e toda a diretoria vistoriaram as obras em andamento da Estação de Tratamento de Água III

 

O presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, e toda a diretoria vistoriaram as obras em andamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) III. As decisões sobre reprogramação da obra e pendências foram discutidas para dar celeridade ao projeto. Guaritá também visitou a Central de Comando de Automação do Sistema de Distribuição de Água, instalada na ETA, que começa a ser implantada. Já está avançada a instalação do controle das bombas em vários Centros de Reservação, que permitirão monitorar os níveis de reservação, vazão e pressão da entrada e saída de água dos reservatórios. Com a automação, haverá também o controle analítico da água, com sensores para medir os níveis de Ph e cloro da água que chega aos Centros de Reservação. Além dos reservatórios, o rio Uberaba receberá aparelhagem automatizada para medir a vazão de saída da água bruta na Estação de Recalque, onde as bombas trabalham para aduzir água do rio Uberaba e levar para a ETA.

 

Boa Vista

Melhorar o trânsito no bairro Boa Vista e adjacências é a intenção do vereador Elmar Goulart (SD) com apresentação de indicações endereçadas ao Executivo. Entre as melhorias para o local, Elmar solicita à prefeitura a realização de estudos para retirar a rotatória localizada na avenida Elias Cruvinel, confluência com a rua João Pinheiro, bem como efetuar adequação semafórica no local. Segundo o vereador, naquele ponto, existem semáforos, “o que torna dispensável a rotatória. Tal alteração vai proporcionar melhor fluidez ao trânsito nas imediações”.

 

Boa Vista II

Ainda na rua João Pinheiro, o representante do Legislativo pede a construção de redutor de velocidade nas proximidades do nº 1.430, em frente aos Correios e Sindicatos dos Ferroviários. “A falta dessa benfeitoria vem colocando em risco a segurança dos motoristas e pedestres”, defendeu Elmar, destacando, em seguida, que esta solicitação deve ser atendida o mais breve possível, “a fim de preservar a integridade física da população”.

 

Doação de órgãos

O vereador Ismar Vicente dos Santos “Marão” (PSB) quer que o município ofereça um incentivo às famílias de doadores de órgãos e tecidos, assim como de medula óssea para transplante. O segundo secretário da Câmara Municipal enviou ao prefeito Paulo Piau um requerimento solicitando a isenção das taxas de sepultamento para as famílias dos doadores. O gasto pode chegar a R$ 750,00. Para o vereador, além de ajudar as famílias mais carentes, a isenção também seria uma contrapartida da prefeitura, além de servir como estímulo para outras famílias autorizarem as doações.

 

Licitação de obra

A Prefeitura de Uberaba divulgou a abertura da licitação para contratar empresa que vai executar o serviço de reforma e pintura do Centro Municipal de Educação Infantil Vovó Tiana, que fica no bairro Jardim Primavera. A licitação disputada na modalidade tomada de preços do tipo menor preço global visa atender à Secretaria de Educação. A data-limite para entrega dos envelopes com a documentação e a proposta de preço será até as 09h do dia 26 de outubro, na sala de reuniões da Secretaria de Serviços Urbanos.

 

Matrículas Feti

Interessados em se inscrever em cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ainda podem fazer suas matrículas na Fundação de Ensino Técnico Intensivo Dr. Renê Barsam (Feti). A instituição ainda tem vagas em oito cursos. De acordo com o presidente da Feti, Lourival dos Santos, as aulas serão iniciadas assim que as inscrições tiverem número suficiente para completar as turmas. Cada turma precisa de, em média, 20 a 30 alunos.

 

Conferência social

Hoje, será realizada, em Uberlândia, a última das 15 conferências regionais de Assistência Social, promovidas pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). Preparatórios para a Conferência Estadual de Assistência Social - de 26 a 29 de outubro -, esses encontros, além de discutirem, de forma democrática, novas propostas para a assistência social em Minas, elegem os 1.145 delegados que terão voz na etapa estadual.

 

Retração no SPC

As consultas para vendas a prazo ao banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que refletem o nível de atividade no varejo, registraram retração de 6,87% no último mês de setembro frente ao mesmo período de 2014. Trata-se da oitava queda consecutiva da série histórica. Exceção feita ao mês de janeiro, em todos os meses deste ano, o indicador de vendas a prazo registrou variação negativa frente a 2014. Na comparação com agosto, sem ajuste sazonal, as vendas apresentaram um recuo de 1,10% e, no acumulado do ano, as vendas a prazo no comércio apresentam queda expressiva de 3,53%.

 

Inadimplentes

O número de consumidores brasileiros com contas atrasadas aumentou 5,45% no mês de setembro com relação a igual mês do ano passado, de acordo com o Indicador de Inadimplência apurado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O resultado representa uma aceleração se comparado com o dado de agosto, quando a variação anual havia sido de 4,86%. Na comparação com agosto deste ano, sem ajuste sazonal, houve um recuo de 0,59% no volume de brasileiros inadimplentes.