Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 28/10/2015
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Obra de arte em destaque online

Alunos do curso de Jornalismo da Uniube preparam reportagem sobre a obra de arte, sem título, de Amilcar de Castro, que fica em frente à entrada principal da Universidade de Uberaba. A obra, muitas vezes, incompreendida, desperta reações inusitadas, como, por exemplo, de pessoas que não reconhecem o monumento como obra de arte ou acham que ela está inacabada por causa da ferrugem. A proposta, segundo Luís Fernando Oliveira, professor da disciplina Jornalismo Online, "em primeiro lugar, é fazer com que os alunos pratiquem o ato de reportar, observando os critérios da linguagem web". Ao todo, são 19 alunos envolvidos na grande reportagem. Os interessados em visualizar a reportagem poderão fazê-lo pelo site do curso de comunicação social: www. comunicacao.uniube.br, a partir do próximo dia 5 de novembro. 

Divulgação

Obra de arte, sem título, de Amilcar de Castro,
fica em frente à entrada principal da Uniube

Congresso
O 1º Congresso Internacional da Raça Girolando será realizado em Belo Horizonte, de 19 a 21 de novembro, e terá palestras sobre mercado, genética, gestão, nutrição, sanidade e pastagem ministradas por pesquisadores de vários países, além da apresentação de casos de sucesso de criação da raça no Brasil e em outros países. Os interessados em cobrir o evento devem enviar os dados para credenciamento para o e-mail lamoc1@gmail.com.

Proteção de dados
A CCT do Senado aprovou o projeto substitutivo da lei de proteção de dados. O texto foi apresentado pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e buscou unir os textos anteriormente apresentados por relatórios de três projetos que tratavam do assunto e vinham tramitando no Congresso (PLS 181/2014, PLS 330/2014 e PLS 131/2014). Paralelamente, em 20 de outubro, o Ministério da Justiça apresentou à Presidência da República o novo texto do anteprojeto que versa sobre o mesmo assunto, que foi alterado após ter recebido mais de 1,3 mil contribuições de diversos setores da sociedade.

Portal Sebrae
O Sebrae Minas lançou um portal que estimula, orienta e destaca bons exemplos de práticas sustentáveis adotadas por micro e pequenas empresas em Minas Gerais. O site www.praticas sustentaveis.com.br já está no ar e mostra como encontrar soluções viáveis e simples que podem melhorar a rentabilidade do negócio. A ferramenta traz informações, dicas, cartilhas, vídeos e entrevistas sobre histórias de sucesso de empreendedores que apostaram na economia de água e energia, além do descarte correto de resíduos, com o objetivo de lucrarem ainda mais.

União
O casamento pode ser, sim, um fator determinante para a obesidade. Estudo realizado na Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, revelou que, ao ficar obesa, a esposa faz a probabilidade de o marido também ganhar uns quilos a mais aumentar em 78%. E quanto ao marido que ganha peso, o risco de a esposa também se tornar obesa é ainda maior, de 89%. O levantamento foi realizado com cerca de 4 mil casais nos últimos 25 anos.

Resíduos sólidos
Importante reunião com a Comissão de Estudos dos Resíduos Sólidos da Indústria Moveleira da região vai acontecer na sede da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, hoje, às 15h. O assunto vem sendo discutido já há algum tempo e este, sem dúvida, é um momento dos mais importantes para o setor.

Permissão
A licitação para permissão de uso remunerado de bem público, do bar/lanchonete, com área de 17,53 m², na Unidade de Atendimento ao Idoso (UAI), foi realizada segunda-feira (26), pela Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Uberaba. Somente uma empresa protocolou os envelopes de documentação e proposta de preço. O valor mínimo da permissão do aluguel é de R$ 257,25. O permissionário deverá manter a lanchonete aberta de segunda a sexta, das 7h às 17h30.

Parque Tecnológico
O Parque Tecnológico de Uberaba esteve presente na 25ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, realizada entre os dias 19 e 23 de outubro, em Cuiabá - MT. O evento realizado no Centro de Eventos do Pantanal abordou o tema "Ambientes de inovação mais sustentáveis: o empreendedor como protagonista da nova economia". A equipe do parque participou da conferência sobre o papel dos Parques Tecnológicos no desenvolvimento de cidades inteligentes e do minicurso sobre atração de empreendimentos imobiliários para Parques Tecnológicos.

MC Diego Chorão
O MC Diego Chorão venceu a pré-eliminatória do Duelo de MCs Nacional - Etapa Triângulo Mineiro e vai representar Uberaba e a Batalha do Calçadão na final mineira em Belo Horizonte. A edição especial da Batalha do Calçadão, com disputa e rodas de break, shows de rap e batalha de MCs, aconteceu domingo (25), no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), e reuniu centenas de rappers. O projeto é uma realização da Fundação Cultural de Uberaba, MC Toi e Dj Nene e tem atraído um grande público de jovens amantes do hip hop.

Teatro e Enem
Alunos da rede municipal conquistaram, no último final de semana, premiações da mostra teatral do Mínima Cena 2015, realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), em comemoração aos 180 anos de teatro em Uberaba. A equipe do grupo Sonhart, formada por dez meninas do oitavo ano, da Escola Arthur de Mello Teixeira, ganharam duas premiações especiais na categoria "Melhor Atriz", com a apresentação da peça "Marias", que envolve várias histórias de violência doméstica. O tema, tratado na redação do Enem no último fim de semana, foi escolhido pelas adolescentes por desenvolver uma abordagem vivida por elas na vida real.