Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 12/05/2013
Bastidores
Bastidores
Casal gay...

Divulgação exclusiva feita ontem, por esta coluna, de que um casal gay - formado por duas mulheres, está entre os 100 casais que terão a união oficializada pela 9ª edição do casamento comunitário de Uberaba provocou duas reações de leitores. Eles criticaram o uso da expressão "casal gay", defendendo que o politicamente correto seria "casal homoafetivo"...

...ou casal homoafetivo?
Fui direto na fonte... Os três amigos gays que consultei sobre o assunto - todos eles assumidos, me disseram que "tanto faz". Afirmaram que não se sentem nem um pouco ofendidos por serem chamados de "gays", desde que a palavra não tenha significado pejorativo. 

Ditadura
Pois é... ainda outro dia, comentei aqui mesmo, em Bastidores, que uma boa parte dos defensores do "politicamente correto" está perdendo o controle da situação. O que era pra ser usado em defesa das minorias se transformou em ditadura, já que exigem-se que todos tenham a mesma opinião sobre um mesmo assunto. 

Justiça seja feita
Ex-vereador Heleno de Sousa Araújo acaba de ser nomeado diretor técnico na Secretaria Municipal de Saúde, através de decreto do prefeito Paulo Piau (PMDB). Heleno assume o cargo na Unidade de Pronto-Atendimento/UPA da rua Major Eustáquio, a antiga Central de Atendimento Multiprofissional do Município - a CAMM. Detalhe: antes, durante e depois do exercício da vereança, o médico Heleno Araújo nunca deixou de atender no serviço público.

Inesquecível
Denúncia de que transportadoras do Rio Grande do Sul estariam adulterando milhões de litros de leite com ureia, formol e água provocou comentário do leitor Eugênio de Araújo Silva, do São José dos Campos (SP), em dois dos maiores jornais impressos do país: Folha de S.Paulo e Estado de S.Paulo: 
"Não é a primeira nem será a última vez que casos como esse da descoberta de leite adulterado virão ao conhecimento do público. Em 2007, foi descoberta, em Uberaba (MG), uma "usina" de beneficiamento de adulteração do leite com o acréscimo em sua composição de água oxigenada para aumentar a data de validade. Por que está havendo uma falha terrível de fiscalização por parte das autoridades competentes? Que inspeção é essa que não acompanha a ordenha do leite e seu transporte até as usinas de beneficiamento?"

Slogan 2014
E outro leitor antenado - Ângelo Tonelli, de São Paulo, enviou comentário para o Estadão, neste caso, se referindo aos agitos da ExpoZebu 2013, que ainda estão rendendo poucas e boas:
"Ao discursar na ExpoZebu, em Uberaba, Dilma Rousseff citou o slogan que pretende usar na sua campanha para 2014 - já iniciada, por sinal: de que seu governo "pode fazer mais e melhor". Para que isso ocorra, o governo tem de começar a fazer alguma coisa pelo povo e pelo Brasil, para que possamos ao menos ter um parâmetro para comparar. Pois, fazer melhor do que nada fez até agora é muito fácil e óbvio, né não?"

Explicações...
Vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) anuncia que visitou o pronto-socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, quando foi informado pela diretora Geísa Medina dos motivos da falta de macas no transporte de pacientes das UPA’s (municipais) para o pronto-socorro.

Doideira
Já li e reli várias vezes e ainda estou tentando entender a lógica das explicações... De acordo com o vereador, a diretora do pronto-socorro explicou que "a retenção de macas foi regulamentada através de portaria do governo anterior, partindo do princípio de que o equipamento pertence ao paciente e não à unidade de saúde." Segundo ela - diz o vereador, "muitas vezes, as unidades de pronto-atendimento preferem mandar novos pacientes a receber as macas de volta."

Moral da história
Não é por acaso que o vereador sugeriu de título, em seu release: "Ripposati vivencia explosão na saúde pública"... Põe explosão nisso!

Na rede
Processo eleitoral 2014 está a pleno vapor ... nas redes sociais. Candidatos e pré-candidatos explícitos e/ou disfarçados de Uberaba ocupam espaços significativos no Facebook - a principal delas, com prestação de contas diária de suas ações; muitas fotos de participação em eventos públicos e/ou privados e de abraços com o povo; opiniões sobre os mais variados assuntos...


BOA NOTÍCIA - Confirmação do casamento comunitário de Uberaba, dia 21 de junho, no Cine Teatro São Luiz implica em boa notícia extra. É que o local está sendo devolvido aos artistas e aos amantes da cultura - devidamente adaptado às normas de segurança. O local foi fechado justamente porque estava funcionando sem as condições exigidas pelo Corpo de Bombeiros.