Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 06/11/2015
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Trupe da Aurora apresenta peça infantil autoral em escola municipal

 

Divulgação

A apresentação da Trupe da Aurora acontece hoje, na Escola Municipal Terezinha Hueb de Menezes

 

A Trupe da Aurora, projeto do casal de artistas Wilson Neto e Léia Batista, que viaja pelo país em uma Kombi colorida, batizada de Aurora, levando teatro, música e arte, está na cidade de Uberaba, para apresentação da peça infantil autoral “O Cantador de Histórias - Uma Volta em Mil Mundos”. A apresentação acontece hoje, na Escola Municipal Terezinha Hueb de Menezes, em dois horários: às 14h e às 16h. Cerca de 500 crianças devem assistir ao espetáculo.

 

Alerta vermelho

Com as contas de luz cada vez mais caras, o brasileiro poderá ter um alívio na hora de pagar suas faturas de energia elétrica a partir de abril. A previsão, de acordo com a Aneel, é de que, entre abril ou maio do que vem, seja possível mudar a bandeira de cobrança adicional para verde, o que resultará na redução dos valores cobrados. Mas, para isso, será necessário contar com a sorte. A redução só será possível se, nos meses informados, os níveis dos reservatórios que abastecem as usinas estiverem bons. Desde o início deste ano, com a cobrança da tarifa vermelha, os consumidores vêm pagando R$ 4,50 a cada 100 kwh consumido.

 

Polêmica

O Ministério Público Federal (MPF) obteve liminar que obriga o SUS, o Estado, o município de Uberlândia e ainda a Universidade de São Paulo (USP) a fornecerem a polêmica substância chamada de "fosfoetanolamina sintética" a um paciente que com câncer no pulmão. De acordo com o MPF, o paciente não possui condições para pagar o medicamento, mas precisa fazer o uso, urgentemente, para continuar o tratamento. O fato é que a substância não é padronizada pelo SUS, porém, a USP oferece o medicamento a pacientes por meio de decisões judiciais.

 

Fosfoetanolamina

Produzida pela USP, a substância ainda não passou por avaliações, nem testes, que são comumente feitos em animais e em seres humanos. Ainda não existe uma confirmação se o medicamento é ou não válido e eficaz no tratamento, nem se há efeitos colaterais. O pior de tudo é que muitas pessoas estão vendendo o medicamento no mercado negro com a garantia de cura do câncer. A Anvisa faz um alerta de que não reconhece a fosfoetanolamina como medicamento e, com isso, sua venda no país ou mesmo sua distribuição ainda não é permitida.

 

Debate futebol

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do II Ciclo de Debates Muda Futebol Brasileiro, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com diversas entidades. O evento, que acontece no dia 10 de novembro, no Plenário, tem como objetivos discutir o cenário do futebol brasileiro em suas diversas realidades e destacar aspectos essenciais para seu aprimoramento, como a gestão dos clubes, o papel da mídia, a arbitragem, o fomento ao futebol amador e a formação dos profissionais do setor. As inscrições vão até o dia 9 de novembro, às 15h, e podem ser feitas pelo Portal da ALMG.

 

Vestibular Fazu

As inscrições para o Vestibular Novembro 2015 da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) entraram na reta final. As inscrições poderão ser feitas pela internet, através do site www.fazu.br, apenas até o dia 16 de novembro. Entre os dias 17 e 20 de novembro, as inscrições serão feitas exclusivamente na Secretaria da faculdade. A prova do Vestibular da Fazu será realizada, em Uberaba, no dia 22 de novembro. Serão ofertadas vagas para os cursos de graduação em Agronomia, Zootecnia, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet, Agronegócios e Secretariado Executivo.

 

Melhorias Cemig

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informa que está promovendo melhorias no sistema elétrico do município de Uberaba, visando assegurar a qualidade do serviço prestado aos clientes do município. As obras para substitituição de cruzetas, para-raios e melhorias na rede serão realizadas hoje, entre 8h30 e 12h30, nos bairros Parque das Gameleiras, Costa Teles II, Nossa Senhora da Abadia e Jardim América.

 

Vamhus promove ciclo de palestras

Divulgação

Fundada em 2009, a Vamhus atua com o apoio de voluntários

 

A Associação dos Voluntários do Hospital Universitário de Uberaba (Vamhus) promove, hoje, ciclo de palestras com o título Câncer de Colón e Reto: Perspectivas Atuais, no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), a partir das 19h. Serão apresentadas três palestras, com diferentes temas: Epidemiologia e Fatores de Riscos, ministrada pelo Dr. Guilherme Freire Angotti Carrara; Tratamento Cirúrgico, proferida pelo Dr. Luiz Carlos Furtado de Almeida Junior; e Tratamento Clínico: Quimioterapia e Radioterapia, conduzida pela Dra. Karen Bento Ribeiro. As palestras serão ministradas no Anfiteatro 3, no MPHU. A taxa de R$ 20,00 será revertida para os projetos da associação. As inscrições devem ser feitas na Vahmus pelo telefone (34) 3352-1716.