Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 13/11/2015
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Jantar Dançante no Jockey Park

Arquivo

O diretor do Jockey, Marcelo Maluf, organiza mais um Jantar Dançante

 

A diretoria do Jockey Club de Uberaba, através do diretor Marcelo Maluf, promove, no dia 4 de dezembro, no ginásio da peteca, no Jockey Park, mais uma edição do Jantar Dançante para associados e convidados. A animação fica por conta de César Moreno & Banda. “Vamos realizar uma bela noite com muita diversão e encontro com os amigos”, disse Marcelo Maluf.

 

Maioridade Penal

O Seminário "Redução da Maioridade Penal - Aspectos Jurídicos, Humanos e Legislativos" tem por objetivo trazer para a sociedade de Uberaba a discussão sobre a PEC 171-1993, aprovada em segundo turno na Câmara dos Deputados, e que tem como proposta a alteração da legislação, reduzindo a maioridade penal de 18 para 16 anos. O tema será abordado em seus amplos aspectos, sejam eles jurídicos, humanos e legislativos. O aspecto jurídico será abordado pelo promotor da Vara da Infância e Juventude de Uberaba, Dr. André Tuma. O aspecto humano terá como palestrante o secretário de Estado de Direitos Humanos Nilmário Miranda. E o aspecto legislativo será abordado pelo deputado federal Adelmo Carneiro Leão.

 

Praga na soja

O percevejo é considerado uma das pragas que mais prejudicam e atacam a cultura da soja, pois o dano é direto no grão, afetando a qualidade e o vigor e alterando o balanço de proteínas e óleos da semente. Segundo o pesquisador da Embrapa Soja, Samuel Roggia, o prejuízo pode ser de 10 a 20% na produção, caso não haja qualquer controle no campo. Diante deste cenário, no próximo dia 16, em Uberlândia, às 13h, no Executive Inn Hotel, será realizado o programa Alerta Percevejo para os produtores rurais. O programa foi idealizado e desenvolvido pela FMC Agricultural Solutions.

 

Plano de Carreira

Através de ofício datado de 10 de novembro, a Diretoria 2013-2016 do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) solicita ao prefeito Paulo Piau que adote as medidas necessárias à elaboração do Plano de Carreira dos trabalhadores da Fundação Cultural (FCU). No Ofício 405/2015, a entidade justifica a demanda, citando o princípio da isonomia, já que os servidores da administração direta tiveram seu plano de carreira elaborado pela PMU aprovado este ano pelo Plenário da Câmara, o qual já está em vigor. O presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, assina o documento, que seguiu com cópia para a presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Sumayra de Oliveira, e a secretária de Administração, Eclair Gonçalves.

 

Novembro Azul

A Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro (Certrim) promove, no dia 27 deste mês, a partir das 16h, no auditório da Certrim, discussão sobre o câncer de próstata, dentro do Novembro Azul, mês de conscientização da saúde do homem.

 

Prejuízo

O prejuízo causado pelas irregularidades na Petrobras descobertas pela Operação Lava Jato pode chegar à casa dos R$ 42,8 bilhões, de acordo com o laudo de perícia criminal anexado pela Polícia Federal (PF) em um dos processos da operação. A Lava Jato investiga um esquema criminoso de corrupção, desvio e lavagem de dinheiro envolvendo funcionários de alto escalão da petrolífera, diretores das maiores empreiteiras do país e operadores.

 

Não bate

Extratos de uma das contas na Suíça da qual o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), se diz “usufrutuário” contradizem a versão até então apresentada pelo peemedebista de que, após 2011, os recursos não foram movimentados. A informação foi divulgada na edição de ontem no jornal “Folha de S.Paulo”. De acordo com os extratos, Cunha movimentou cerca de 1,3 milhão de francos suíços (US$ 1,3 milhão) em 2014, pouco antes de encerrar a conta.

 

Nova biblioteca

Pela primeira vez em mais de 100 anos, Uberaba terá duas bibliotecas públicas municipais. O Legislativo aprovou, na reunião de quarta-feira, o Projeto de Lei de autoria do Executivo que autoriza a criação da Biblioteca Pública Municipal Antônio Carlos Marques. No documento, é explicado que, através do Decreto Estadual número 45.070/2009, o Governo do Estado de Minas Gerais delegou à Secretaria de Estado de Cultura (SEC) a competência para firmar, como representante do Estado, contratos de doação de periódicos, livros, CD's e equipamentos, dentro do Projeto Minas Leitora. Já o Decreto Estadual número 45.789/2011 delegou ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais a competência de incentivar a criação, expansão e manutenção das bibliotecas públicas no Estado, efetivando o processo seletivo de proposta para criação de novas unidades no Estado.

 

Uso da água

Dois projetos obtiveram pedidos de sobrestamento aprovados na sessão de quarta-feira (11) na Câmara. O Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Conscientização do Uso Racional e Sustentável da Água, a ser comemorada na segunda semana do mês de setembro de cada ano, teve o pedido de seu autor João Gilberto Ripposati (PSD) acatado pelos demais colegas. O parlamentar justificou seu pedido dizendo que deseja que a apreciação da iniciativa seja acompanhada por todos os parlamentares, solicitando, em seguida, à Mesa Diretora, a reinserção da proposição na pauta da próxima reunião destinada à análise de projetos.

 

Doação de áreas

Entidades religiosas foram beneficiadas com doações de áreas públicas aprovadas na Câmara Municipal. Os projetos de lei foram encaminhados pelo Poder Executivo. Uma das doações atendeu a uma solicitação do vice-presidente da CMU, o vereador Afrânio Cardoso de Lara Resende (Pros), beneficiando a Arquidiocese de Uberaba - Paróquia Sagrada Família. A área institucional, com 703,66 m2, fica localizada no Parque do Mirante. No local, a igreja católica pretende construir a Capela de Santa Clara de Assis.