Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 03/12/2015
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Natal no Parque a partir do dia 9

 

Divulgação

No ano passado, a iluminação surpreendeu

 

O Parque Fernando Costa, em Uberaba, ficará mais iluminado a partir da próxima quarta-feira (9), quando será inaugurado o tradicional Projeto “Natal no Parque”, realizado anualmente pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), com o apoio da Prefeitura de Uberaba. Neste ano, 700 mil mini-lâmpadas foram utilizadas para decorar um dos principais cartões postais da cidade, com projeto do arquiteto Demilton Dib. A novidade desta edição é a utilização de, aproximadamente, 95% de lâmpadas de LED, que geram uma economia de quase 90% no consumo de energia quando comparada a uma mini-lâmpada normal. A inauguração do “Projeto Natal no Parque” acontece a partir das 20h e será aberta à população de Uberaba e visitantes da cidade. Assim como em anos anteriores, além das luzes de Natal que decoram o parque, a comunidade terá acesso a bares, parque de diversão e feira de artesanato (Feirarte). As luzes de Natal ficarão acesas até o dia 1º de janeiro de 2015.

 

Em queda

O número de pessoas empregadas em agências de turismo no país caiu 7,3% no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2014, segundo pesquisa do Ipeturis - Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo. A retração foi mais acentuada nas regiões Sul e Norte, com -11,7% e -10,7%, respectivamente. O levantamento também mostra que as agências tiveram uma redução de 12,7% nas vendas nos seis primeiros meses de 2015. Nas pequenas, o recuo foi de 19,1% e, nas micro, chegou a 10,4%. Entre os serviços oferecidos, os pacotes foram os que tiveram a maior queda (-22%).

 

Prejuízo

A decisão de não realizar a Megaleite 2016 em Uberaba poderá acarretar uma série de prejuízos para a cidade, segundo o contador e presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Manoel Rodrigues Neto. O anúncio de mudança do local do evento aconteceu durante a abertura oficial do 1º Congresso Internacional da Raça Girolando/2º Congresso Brasileiro da Raça Girolando, realizado recentemente em BH. Segundo divulgado pela Associação Brasileira de Criadores de Girolando, a mudança da cidade sede do evento foi definida após a diretoria da entidade realizar diversos estudos de viabilidade do projeto e de consultar os conselhos consultivo, fiscal e de representantes estaduais e expositores da feira.

 

Dano moral

O TJ-SP reconheceu que quem compartilha e-mail com fotos íntimas de uma pessoa deve pagar dano moral. A decisão prevê, porém, que a indenização independe de como a imagem foi parar na conta do usuário. Basta apenas repassar o conteúdo para que a pessoa seja responsabilizada por contribuir com a invasão de privacidade. Para o advogado Renato Opice Blum, se trata de uma posição onde todos têm responsabilidades e a decisão vai ao encontro da nova realidade de invasão de privacidade e de exposição de vítimas.

 

Maior recessão

“Maior recessão desde o Plano Real. Maior desemprego entre jovens, que chega a 20%, igualando ao passado de países estrangeiros, que já saíram da crise. Não dá mais para jogar a culpa nos americanos de olhinhos azuis. É falta de competência e credibilidade do atual desgoverno Dilma. Não tem mais jeito, ou sai ou sai, já que o país já está sem comando mesmo. Presidente Dilma, parafraseando propaganda na TV: Desapega, desapega, porque, agora, não dá mais para jogar a culpa nas costas alheias. Conseguiram superar!” Nova enviada pela leitora Beatriz Campos.

 

Prestígio

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão de Minas Gerais (Emater-MG) realiza, hoje, em Belo Horizonte, a solenidade de comemoração dos 67 anos da Empresa e do Dia Nacional da Extensão Rural. Representantes de diversas instituições ligadas à agropecuária de Minas Gerais e do Brasil já confirmaram presença. Entre eles: a Secretaria de Estado de Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais, Embrapa, Banco do Brasil, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Ceasa Minas, Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais, Incra, Codevasf, Copasa e outras.

 

Revolta

“Como leitor assíduo e assinante do JORNAL DE UBERABA, sugiro a publicação de uma reportagem abordando o desmatamento provocado pelas empresas concessionárias quando da duplicação de rodovias da região. Explico: os produtores rurais são obrigados a cumprir determinações superiores no que concerne a reserva ambiental e APPs, se sujeitando a perda de áreas e, consequentemente, de prejuízos financeiros elevados. Pergunto: as concessionárias responsáveis pela derrubada de milhares de árvores ao longo das rodovias também estão sujeitas às mesmas exigências e quais seriam a compensações que oferecem ao meio ambiente? Saudações, Dirceu Masson Metidiero”.

 

Explicação

O leitor Dirceu Metidiero tem todo o direito de estar revoltado, não só por esta questão que ele aborda quanto às duplicações de pistas, mas também de áreas que são utilizadas para o plantio de cana. Quanto à questão da duplicação, as construtoras, antes de iniciarem as obras, estão de posse de todas as autorizações ambientais para realização da obra, ou seja, amparadas pela lei. Em áreas hoje utilizadas para o plantio de cana, que já foram de criação de gado, era comum ver muitas árvores e, de uma hora para outra, simplesmente desapareceram. Por isso, a indignação do leitor procede.

 

Destruição

O XVI Mutirão Nacional de Destruição de mercadorias apreendidas está ocorrendo na semana de 30/11 a 4/12/15. A Delegacia da Receita Federal (DRF Uberaba) fará parte do XVI Mutirão, com duas destruições. Uma delas será no Depósito de Mercadorias Apreendidas (DMA) em Uberaba, hoje, quando serão destruídos brinquedos, bebidas, maquiagens, mídias gravadas e celulares. A outra acontecerá amanhã, nas dependências da empresa Conspizza, em Uberlândia, onde serão destruídas duas carretas bi-trem carregadas com cigarros paraguaios. O valor das mercadorias é de, aproximadamente, R$ 3.600.000,00.

 

Startup Weekend

Uberaba recebe, dias 4, 5 e 6 de dezembro, um dos maiores eventos mundiais de encubação e empreendedorismo. O Startup Weekend será realizado no campus aeroporto da Uniube e promete trazer um fim de semana intenso para jovens estudantes e empreendedores das mais diversas áreas de atuação. As startups são empresas recém-criadas, geralmente voltadas para a área tecnológica, que apresentam grande potencial de viabilidade e crescimento.