Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 16/12/2015
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Tenor canta temas natalinos

 

Divulgação

Jean William tem apresentação na Usina Santo Ângelo


Hoje, às 13h, o cantor/tenor Jean William vai cantar uma missa, além de temas natalinos, na Usina Santo Ângelo, em Pirajuba. A diretoria da empresa apoia a carreira de Jean há bastante tempo, e organiza, todo fim de ano, uma apresentação dele no galpão da empresa. "É um prazer muito grande voltar a Uberaba e me apresentar na usina, que tem me apoiado sempre e, também, à música clássica. Será uma tarde com muita música de qualidade, e com o espírito natalino, que se aproxima", disse.

 

Nova ETE

Acontece hoje, às 9h, a inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Filomena Cartafina. Com isso, Uberaba passa a contar com mais esta unidade para despoluir os mananciais do município. Agora, a cidade tem duas ETEs modernas em funcionamento, as Estações Filomena Cartafina e a rio Uberaba.

 

Proibição

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou a suspensão de uma lei de Santa Catarina que proíbe a propaganda de remédios em meios de comunicação do Estado. A decisão foi uma resposta à Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) apresentada pela Abert em conjunto com a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) questionando a lei.

 

Inadimplência

O que leva alguém a adquirir produtos desnecessários, chegando a comprometer o orçamento pessoal ou familiar? As compras por impulso estão presentes no dia a dia de todos os brasileiros, em diferentes graus de intensidade, mas, quando a situação faz com que os consumidores se endividem e fiquem inadimplentes, algo deve ser feito para frear essa impulsividade. Uma pesquisa inédita do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) traçou um panorama das compras impulsivas no país. Os dados mostraram que 55,3% dos entrevistados garantem ter o hábito de planejar suas compras, porém, quatro em cada dez (41,0%) consumidores têm contas atrasadas, sendo que 23,3% estão com o nome sujo em serviços de proteção ao crédito - percentual que chega a 40,1% entre as pessoas altamente impulsivas.

 

Pró-impeachment

Em reunião conjunta de suas diretorias, realizada na segunda-feira (14), a Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp) decidiram apoiar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Esse posicionamento reflete o desejo dos industriais paulistas, demonstrado em levantamento feito pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp e do Ciesp (Depecon). A maciça maioria (91,9%) dos entrevistados respondeu que a Fiesp deveria se posicionar a respeito do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. “Essa pesquisa foi endossada por todos os fóruns da Casa”, disse Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Ciesp. Ele explicou que a decisão foi tomada “devido à situação política e econômica do Brasil, devido ao momento a que nós chegamos”.

 

Obras

A Secretaria Municipal de Obras (Seob) dá continuidade a serviços em diversas frentes ao longo desta semana. No viaduto da avenida Claricinda Alves Rezende, a pasta deu início à concretagem do segundo bloco, que liga o aterro à parte superior da estrutura, dando suporte. Esta é a base do viaduto. Após essa etapa, a Secretaria deve iniciar o levantamento dos pilares. Ao final, o viaduto terá uma estrutura mista, parte de concreto e parte de aço.

 

Obras II

Ao mesmo tempo, a Seob trabalha na canalização do Córrego da Manteiga no bairro Santa Maria. A obra está na rua Rio Grande do Norte, onde se encerra etapa de escavação. Ainda nesta semana, deverá ter início a instalação das aduelas no local. A rua Paraíba também está em obras. Por lá, passará a água pluvial para desaguar do córrego. Próximo à rua Vigário Silva, ocorre escavação relacionada ao Projeto Água Viva. A equipe constrói um emissário de esgoto a fim de separar a água da chuva.

 

Premiação

Oito escolas municipais rurais participaram, em 2015, do projeto Zebu na Escola, realizado pelo Museu do Zebu, Fazu e Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba. Nesta quinta-feira (17), três das dez redações finalistas serão premiadas. Os textos foram produzidos durante o desenvolvimento do projeto. Os alunos participaram de oficinas e aulas e produziram textos referentes ao tema: A importância do homem do campo para a sociedade, como informa a assessora pedagógica da seção de Bibliotecas Escolares, da Secretaria Municipal de Educação, Roníria dos Santos. Dentre as 10 redações escolhidas, três serão premiadas neste dia.

 

Festival Viola Encena

O Festival Minas com a Corda Toda - 2º Festival Viola Encena, que aconteceu de 11 a 13 de dezembro, homenageando o violeiro Toninho da Viola, foi o maior sucesso. Arthur Paulo e Nathan foram os grandes campeões, ficando com o 1º lugar na categoria vocal, com a música Minas de Luto. O segundo lugar, categoria vocal, foi para Tuca Boelsums, com a música Abaéçaba. O terceiro lugar foi para Pedro das Gerais, com a música Décima do Grande Sertão Veredas. Na categoria instrumental, o 1º lugar foi para Reinaldo Toledo. O 2º lugar ficou com Marcus Paulo. Lembrança da Espanha também levou a viola D'Souza, como prêmio de aclamação pública, escolhida através de votação.

 

Pedido de vistas

O Projeto de Lei que autoriza a concessão de direito real de uso de área ao Centro Espírita Ile Axe Alaketu Tobi Ode teve novamente pedido de vistas, segunda-feira (14), no Plenário. Desta vez, a solicitação partiu do vice-presidente da Casa, Afrânio Cardoso (Pros). O entrave na aprovação da matéria está na metragem do terreno, pois a grande maioria dos parlamentares não concorda com o tamanho da área, 2.719,83 m², doada pelo Executivo ao centro espírita.