Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 26/01/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Cia Luna Lunera traz “Aqueles Dois” ao Sesi 

Lu Barcelos

Montagem criada a partir do conto homônimo do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu; além da peça, constam da programação duas oficinas com inscrições gratuitas

 

"Aqueles Dois", da Cia Luna Lunera, de Belo Horizonte, já completou sete anos de existência e sucesso, viajou por 25 capitais brasileiras completando mais de 350 apresentações será encenado no Teatro Sesi Uberaba, neste fim de semana: sábado (30), às 20h, e domingo (31), às 19h. A montagem foi criada a partir do conto homônimo do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu. O coletivo de criadores propôs, sobrepôs e experimentou seus próprios roteiros. E não houve a escolha de um único diretor. O processo transformou-se num exercício de direção e dramaturgia compartilhadas”, explica o codiretor Zé Walter Albinati.

 

Reunião adiada

A reunião técnica sobre o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia - Dengue, Zika e Chikungunya, programada pela Secretaria de Estado da Saúde para acontecer no dia 27 de janeiro, foi adiada em função do agendamento de outros compromissos de diversos prefeitos e secretários municipais da macrorregião de Uberaba. A reunião será programada para acontecer na semana de 15 a 19 de fevereiro. 

 

Em Uberlândia

O ano de 2016 será de movimentação intensa em Uberlândia de delegações estrangeiras que estarão se preparando para disputar os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Cerca de 300 pessoas, entre atletas, treinadores e staff de três países - Bélgica, Sérvia e Irlanda - estarão em Uberlândia no primeiro semestre e início do segundo para a fase de preparação e aclimatação.

TV digital

O Ministério das Comunicações (MC) publicou ontem um novo cronograma de transição do sinal de TV analógico para o digital no Brasil. A portaria nº378 estabelece que a implantação da TV digital vai começar com o projeto-piloto na cidade goiana de Rio Verde no dia 15 de fevereiro próximo. Ainda em 2016, Brasília será a única capital que migrará totalmente para o sinal digital. A capital federal e cidades do entorno do Distrito Federal vão fazer a transição em outubro deste ano.

Alerta

Com o início do período de compra de materiais escolares, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) faz um importante alerta a pais e responsáveis na hora de escolher os artigos da lista: adquirir produtos certificados, e que, portanto, ostentam o selo de identificação da conformidade do Instituto, evidência que foram aprovados nos itens de segurança.

Expominas

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - comunica ao mercado as alterações a serem promovidas na próxima edição do Minas Trend, ocasião em que serão lançadas as coleções direcionadas para a temporada Verão/2017. O evento ocorrerá no período de 04 a 07 de abril de 2016, das 10h às 20h, no Expominas, em Belo Horizonte.

Bombeiros

O coronel BM comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, encaminhar convite para a solenidade de Passagem do Comando da Unidade (8º Batalhão de Bombeiros Militar), no dia 02 de fevereiro de 2016, às 15h, no Salão Nobre da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Parque Fernando Costa - Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 – bairro São Benedito, Uberaba.

Greve de pilotos

Em assembleia realizada ontem em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Campinas, a categoria dos aeronautas rejeitou a proposta para renovação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) apresentada pelas empresas no TST (Tribunal Superior do Trabalho) na última sexta-feira e aprovou a convocação de uma nova assembleia para sexta-feira (29), que irá deliberar sobre uma paralisação de pilotos e comissários em todo o país.

Concurso Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) encerra hoje as inscrições para concurso nacional. A seleção oferece 951 vagas em 27 hospitais universitários federais, das quais 837 são para a área médica, 93 para assistencial e 21 para administrativa. Os salários chegam a até R$ 12.375.

Alfabetização precoce!

Há mais de 30 anos que ouço polemica entre educadores a favor e contra “alfabetização” precoce. Há mais de trinta anos que apostei nesta teoria e só tenho a afirmar: Foi maravilhoso e não causou nenhum trauma ou sequela em meus filhos. Pelo contrário, ajudou a estimulá-los em todos os sentidos. Hoje os desenhos fazem o mesmo pelos meus netos, que ainda pequenos já estão familiarizados com o alfabeto e números. Portanto ir contra a alfabetização precoce, como o professor Luiz Carlos de Freitas, da Unicamp, uma importante universidade brasileira e que tem grande peso nas decisões do MEC e governos, só virá a separar ainda mais os alunos da rede privada e pública. Não será por isso o total desinteresse e evasão das crianças da rede pública de ensino? É o mesmo que voltar a usar nos recém-nascidos aquele antigo “cueiro”, privando o bebê de qualquer movimento. Alfabetização precoce é libertadora, porque abre caminhos. Não dá para comparar crianças de hoje com as de ontem. Não existe registro para comparação, já que o mundo é da informática. O resto é saudosismo! Nota enviada pela leitora Beatriz Campos.