Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 06/02/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Comércio fechado

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberaba e Região (SindComerciários) alerta comerciários, comerciantes e consumidores que, segunda-feira de Carnaval, dia 8 de fevereiro, será comemorado o Dia do Comerciário e é feriado. Neste dia, segundo a presidente do Sindicato, Silvana Paiva, o feriado está previsto na Convenção Coletiva; portanto, os comerciários não podem trabalhar. Silvana Paiva alertou que tem recebido denúncias de abuso da CLT por empresas da cidade do gênero alimentício (varejões e supermercados).

 

Sesc prorroga

O Sesc Uberaba, no Triângulo Mineiro, prorrogou as inscrições para os Cursos de Arte e Cultura. Agora, as matrículas podem ser feitas até 12 de fevereiro na Central de Atendimento da unidade (rua Ricardo Misson, 411, bairro Fabrício), para os cursos de dança (iniciação), teatro (iniciação e intermediário), artes visuais (iniciação à pintura) e música (iniciação ao violão). Há vagas para crianças, jovens e adultos.

 

Mudança do ICMS

Como era esperado, as alterações referentes ao ICMS interestadual, que estão valendo desde 1º de janeiro de 2016, estão ocasionando muitas dificuldades para os empresários. Isso se deve ao fato de que a alteração impacta diretamente nas regras de recolhimento dos impostos em relação às vendas interestaduais destinadas ao consumidor final, seja ele contribuinte ou não-contribuinte do ICMS (pessoa física ou jurídica).

 

Tributação turística

A má vontade do Governo para com as Agências de Turismo é histórica, mesmo sendo estas integrantes de uma das cadeias econômicas mais antigas do país. Nunca antes as Agências arcaram com tão alta carga tributária como esta que o Governo, comandado pela presidente Dilma Rousseff, impõe ao cobrar imposto de renda na fonte sobre remessas de valores para pagamento de fornecedores de serviços turísticos prestados no exterior.

 

Cultura no Sesi

O Sesi - Centro de Cultura José Maria Barra começa sua programação de comemoração aos 10 anos do Centro de Cultura convidando você a participar da Ocupação dos Cursos de Cultura com diversas atividades culturais, como oficinas, palestras, workshops de circo, teatro, dança e música. Participe e conheça os cursos de cultura! 15 a 27/02 – Aula aberta de teatro, balé, dança de salão, viola, violão e circo; 16 e 23/02 – Workshop Propriedades do som; 18 e 19/02 - Oficina Teatro O Épico Dialético. Guilherme Moilaqua (Unesp); 19/02 - Oficina de zoulk; 24 e 25/02 - Aula Técnica de Iluminação e Palco; 26/02 - Baile de salão; 26/02 - Debate técnico sobre criação dos espetáculos Que Azar! e Auto da Serra.

 

Salário vigilante

Com um reajuste de 11,40% acima do INPC e um dos maiores conquistados no país, o Sindicato dos Vigilantes de Uberaba e Região (Sinvuber), dentro da realidade econômica do Brasil, comemorou a campanha salarial deste ano. Pelo acordo firmado com o patronal, segundo o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, o salário base do vigilante em Minas Gerais passa a ser R$ 1.501,90 sem o adicional de periculosidade.

 

Campanha Sest

Para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, o Sest Senat realiza a campanha "Carnaval não combina com silêncio". Foliões de todo o país estão sendo incentivados a denunciarem esse tipo de crime pelo Disque 100. A denúncia é anônima. As ações da campanha incluem palestras sobre o tema e blitze educativas com a distribuição de material informativo em locais de grande concentração de pessoas, principalmente, nas rodovias. A campanha também será realizada nos bailes de Carnaval nas unidades.

 

Emocentro

A Fundação Hemominas informa que algumas de suas unidades no Estado estarão abertas para coleta de sangue durante o feriado prolongado de Carnaval. Em Uberaba, hoje, das 7h30 às 11h, e na Quarta-feira de Cinzas, das 7h às 11h30 e das 18h às 21h. Para sua comodidade, a doação pode ser agendada online no site ou pelo telefone 155, opção 8. O call center recebe ligações de 7h até 21h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos, de 7h até 19h. Agendando sua doação, o cidadão ajudará a distribuir as doações ao longo do horário de atendimento da unidade e pode diminuir o tempo de espera.

 

Operação na 050

Para proporcionar aos usuários da BR-050 as melhores condições para uma viagem tranquila e mais segura durante o período do Carnaval, a MGO Rodovias iniciou à 0h de ontem (5), a “Operação Carnaval 2016”, com duração até as 12h de 10/02, quarta-feira. Nessa operação, serão disponibilizados todos os recursos tecnológicos, humanos e operacionais da concessionária, principalmente nos dias e horários de maior pico, visando à fluidez do tráfego, reforço da segurança e prevenção de acidentes.

 

Exportações

O volume das exportações brasileiras do agronegócio aumentou 8,7% em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2015. O número consta da balança comercial dos primeiros 31 dias de 2016, divulgada ontem pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em valores, o desempenho do comércio exterior do setor teve retração.