Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 13/02/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Coleta de lixo na zona rural

Enerson Cleiton

O presidente do SRU, Romeu Borges Júnior, se reuniu com autoridades

 

Preocupado com a coleta de lixo na zona rural, o presidente do SRU, Romeu Borges Júnior, se reuniu com representantes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento do Agronegócio, Serviços Urbanos e Meio Ambiente. Durante a reunião, Romeu questionou a ineficiência da coleta dos resíduos descartados nas caçambas de lixo que atendem aos moradores da zona rural. Várias caçambas foram retiradas por ordem das Concessionárias MGO e Triunfo, por estarem dentro do perímetro de concessão das rodovias e porque seriam responsáveis por riscos de acidentes.

 

Núcleo Aciu

O Núcleo de Papelarias, do Programa Empreender da Aciu, sorteará diversos brindes da campanha “Volta às aulas”, no próximo dia 17 de fevereiro. Os contemplados ganharão vale-compras, bicicleta, notebook, TV Led e smartphone. Para participar da campanha, basta realizar compras nas papelarias participantes: Armazém, Chiquito e Titina, D'Santos, Interativa, Mundial, Santa Rita e Norma Presentes e Papelaria. A campanha começou no fim do ano e se encerra na quarta-feira (17), com o sorteio dos prêmios, às 16h, na sede da Aciu.

 

Domingo na Concha

As bandas Banzai Trio e Projeto ao Cubo, com a banda Vinith, de Araxá, são a atração deste primeiro Domingo na Concha de 2016, que retorna após dois meses de recesso. O último Domingo na Concha aconteceu dia 13 de dezembro e retorna neste dia 14 de fevereiro, na praça da Concha Acústica, das 11h às 14h.

 

Vendendo ativos!

“Enquanto não saem as ações judiciais internacionais contra a Petrobras, ela vai vendendo seus ativos homeopaticamente, como divulgado recentemente. Quando a Justiça dos países determinar que foram realmente enganados pela estatal, com direito a ressarcimento, não encontrarão mais nada de valor. Só carcaça, como fazem inúmeras empresas em dificuldade, que acabam com todo seu ativo, deixando apenas o passivo (dívidas), e, quando chega, a Justiça não encontra mais nada. Só que aí correrão atrás dos sócios para reaverem seus direitos. Todos nós brasileiros pagaremos a conta!” Nota enviada pela leitora Beatriz Campos.

 

ICMS Turístico

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) prorrogou o prazo para os municípios enviarem a documentação para a habilitação no ICMS Turístico. Agora, as prefeituras vão ter até o dia 30 de março para encaminhar todo o material. A lista completa da documentação exigida está descrita no site da Setur. Os municípios interessados devem enviar toda a documentação preenchida via Correios, com Aviso de Recebimento (AR), para a Setur, aos cuidados da Comissão de ICMS Turístico, até a nova data estabelecida.

 

Horário de verão

A partir da zero hora do dia 21 de fevereiro, os relógios devem ser atrasados em uma hora com o fim do horário de verão. Para alguns, esta é uma ótima notícia, pois significa uma hora a mais de sono. Para outros, nem tanto, pois o dia deixa de ser (ou parecer) mais longo. Independente da preferência de cada um, o fim do horário de verão impacta na rotina mais do que se imagina e pode até causar crise de hipertensão em pessoas predispostas.

 

Bibliotecando

Já estão abertas as inscrições para participação no projeto Bibliotecando Re-lendo o mundo, projeto de incentivo à leitura que é desenvolvido em parceira com o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades). Nesta edição, serão atendidos, em 2016, até 40 adolescentes de duas instituições públicas ou comunitárias de Uberaba. O edital de seleção traz todos os critérios para participação e já está disponível no site do Instituto Agronelli (www.institutoagronelli.org.br).

 

Mutirão da dengue

A Prefeitura de Uberaba, por meio das secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos, vai promover mais um Mutirão de Limpeza neste sábado (13). Desta vez, serão percorridos os bairros Orlando Costa Telles, Costa Telles I e Silvério Cartafina. O mutirão terá a participação de cerca de 200 agentes de endemias e de saúde, que vão trabalhar das 8h às 13h. A programação do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses é percorrer 151 quarteirões nesta região, abrangendo 4.794 imóveis.

 

Explicações

“Já que Lula continua a negar ser o verdadeiro proprietário do sítio Santa Bárbara, será que os senhores Bittar e Suassuna – ‘tecnicamente’ os donos do sítio Santa Bárbara - poderiam explicar que serviço tão grande prestaram os dois para a Odebrecht e a OAS para que ambas as empresas tão solicitamente pagassem quase um milhão de reais pela reforma e mobiliário do citado sítio? Se não for pedir demais, expliquem e acabem com essa tortura a que Lula - a vítima - diz estar sendo submetido!” Nota enviada pela leitora Mara Montezuma Assaf.

 

Emater

A política estadual de aquisição de alimentos da agricultura familiar, conhecida também como a PAA Familiar, vai fortalecer o mercado desse segmento rural em Minas Gerais, em 2016. Com a regulamentação, no ano passado, do decreto estadual 46.712, órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do Executivo deverão aplicar, no mínimo, 30% dos recursos destinados à compra de gêneros alimentícios, in natura ou manufaturados, na aquisição direta de produtos de agricultores familiares.