Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 18/02/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

JU abraça o movimento “Acorda Uberaba”

Sandro Neves

O diretor-presidente do JU, Fabiano Fideles, recebeu os integrantes do movimento “Acorda Uberaba”

 

A cada dia que passa, cresce o movimento “Acorda Uberaba”, com novas adesões. Ontem pela manhã, estiveram em visita ao diretor-presidente do JORNAL DE UBERABA, Fabiano Fideles, integrantes da coordenação do movimento, através do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Uberaba), Fúlvio Ferreira, do ex-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), professor Maurício Ferreira, e Ricardo Teles. Na oportunidade, eles informaram a dimensão que o movimento que defende o impeachment da presidente Dilma Rousseff vem tomando em Uberaba, além de mobilizar a população contra a corrupção.

 

Curso Sebrae

Em 2015, muitos empreendedores apostaram na franquia como opção de negócio. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento teve um aumento de 10,1% no número de franquias, que corresponde a 12.702 novas unidades. Para os empreendedores que pretendem investir neste mercado, que não para de crescer, a ABF e o Sebrae promovem o curso Entendendo Franchising em 12 cidades mineiras. Inscrições: www.abfeducacao.portaldofranchising.com.br. Em Minas Gerais, os cursos começam no dia 25 de fevereiro; em Uberaba, será no dia 10 de maio.

 

CPMF

“Será que, ao defender com unhas e dentes a volta do CPMF, a presidente Dilma e os ministros avaliaram que este imposto recairá muito mais feroz nos 50% das famílias que estão endividadas hoje? É aquele coitadinho que vai no varejo comprar seu alimento, hoje escasso; pagar seu aluguel, já que mais famílias entraram na lista dos ‘sem casa própria’; materiais escolares, remédios e outras necessidades básicas. Sabemos que o produto final já vem com uma cascata de CPMF, o que aumenta mais ainda o custo dos produtos. Ele segue uma progressão geométrica e, mesmo em época de consumo em baixa, torna-se inflacionário. Este governo tem uma fixação neste imposto, já que é incapaz de olhar em volta e ver como tirar o país do buraco negro em que o enfiaram. Nós sabemos a saída: basta a presidente Dilma pagar.” Nota enviada pela leitora Beatriz Campos.

 

Epamig

Pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) iniciaram pesquisa com sorgo, nos campos experimentais de Uberaba, Patos de Minas e na Universidade Federal de Uberlândia, para desenvolver tecnologias eficientes visando ao aumento de produtividade sob pressões bióticas e abióticas. De acordo com o pesquisador Carlos Juliano Brant Albuquerque, o trabalho também busca o aumento da eficiência de cultivo, por meio do uso da safrinha, com cultivares de ciclo e características fisiológicas adaptadas.

 

Comunicação

O Jornal Espírita de Uberaba, fundado em outubro de 2006, lançou o seu site em janeiro de 2013. E agora está com um novo e moderno site. Convidam todos a visitar e seguir o site: www.jornalespiritadeuberaba.com.br. Sigam também no Facebook e Twitter. Vale a pena visitar, navegar, curtir e seguir. Saudações fraternas de Luiz Carlos de Souza.

 

Educação

O XX Congresso de Educadores da Rede Municipal de Uberaba, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento Profissional/Casa do Educador Profª Dedê Prais, acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de março e tem inscrições prorrogadas até o dia 24 de fevereiro para a submissão de trabalhos. Neste ano, o evento contemplará a modalidade de Relato de Experiência com Comunicação Oral.

 

Reforma Ceasa

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri) deu início, nesta semana, às obras de reforma dos banheiros da Central de Abastecimento do Vale do Rio Grande (Ceasa), em Uberaba. Os trabalhos deverão ser concluídos em, aproximadamente, 60 dias. O gerente da unidade, Artur Batista de Paiva Neto, afirma que as obras não interferem no funcionamento normal da Ceasa. A reforma dos banheiros foi planejada para substituir por completo as instalações sanitárias da Ceasa. Equipamentos como vasos e torneiras serão trocados, o piso e os azulejos serão retirados e substituídos.

 

Fumacê

A programação da Secretaria Municipal de Saúde indica que, nesta semana, os veículos do fumacê vão percorrer 70 bairros na cidade. A ação vai abranger 121 mil imóveis em 2.450 quarteirões. Seis motofogs do município e duas caminhonetes UBV disponibilizadas pelo governo estadual estarão nas ruas, das 17h às 22h, de segunda a sábado. As caminhonetes também circularão das 5h às 7h nesta semana. Hoje, a ação retorna à Vila Leandro, Vila Presidente Vargas, Vila Bela Vista e São Benedito, e segue para o Boa Vista, Vila João Pinheiro, Jardim Indianópolis, Santa Maria, Valim de Mello I e II, Jardim Santa Clara, Jardim Alvorada, Jardim Itália, Chica Ferreira e Jardim Maracanã.

 

Metalúrgicos

Durante assembleia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Uberaba (STIMMMEU), os trabalhadores da categoria aprovaram reajuste salarial de 10%, proposto pelo sindicato patronal. O aumento será retroativo à data base da categoria, outubro de 2015, o qual deverá ser pago em duas parcelas nos próximos salários dos trabalhadores. De acordo com a diretoria do STIMMMEU, este é o resultado de muitas negociações e luta da categoria, mas não significa que o objetivo foi alcançado.