Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 01/03/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Aniversário

Será aberta hoje, a partir das 8h30, a exposição “Escavações parietais”, sobre desenhos do artista Paulo Miranda. A exposição integra as comemorações do aniversário “Uberaba 196 anos, daqui pra melhor”, organizadas pela Fundação Cultural. “Escavações parietais” estará aberta à visitação na Casa da Cultura - Fundação Cultural, das 8h às 18h, de 1º a 31 de março. Para comemorar os 196 anos de Uberaba, a Fundação programou, além da citada exposição, o descerramento das placas das Sete Maravilhas de Uberaba, a exposição “Periódicos Culturais de Uberaba” e a Mostra de Livros de Literatura de Autores Uberabenses. As mostras podem ser vistas de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, de 8h às 17h, na biblioteca. As três exposições acontecem de 1º a 31 de março.

 

Aniversário II

No dia 2, quando se comemora os 196 da emancipação de Uberaba, a partir das 11h, na Concha Acústica, a Fundação promove programação multicultural, com a presença de manifestações culturais, apresentação da Orquestra de Viola, teatro e apresentações de cerca de 30 artistas uberabenses e ações de esporte e saúde. A promoção é da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, em parceria com as secretarias de Educação (Semec) e Saúde e Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel).

 

Fechado

O Hemocentro Regional de Uberaba não funcionará para atendimento a doadores de sangue amanhã, devido ao feriado municipal de aniversário da cidade. O atendimento volta ao normal na quinta-feira (3). Para informações sobre os critérios para doação de sangue, ligue 155 - opção 8. Para sua comodidade, a doação pode ser agendada online no site do Hemocentro ou pelo telefone 155, opção 8. O call center recebe ligações das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos, das 7h às 19h (ligação sem custos para o cidadão).

 

Supermercado

Pesquisa da Associação Mineira de Supermercados (Amis) mostra que, no mês de janeiro de 2016, em relação a janeiro de 2015, o setor supermercadista mineiro registrou expansão de 0,76% nas vendas. Já na comparação de janeiro/16 com dezembro/15, a pesquisa aponta retração de -18,58%.  Esse desempenho é considerado normal, pois dezembro é sempre o mês de maior venda no ano, motivado pela demanda ocasionada pelo Natal e Ano Novo.

 

Curso na ALMG

Vereadores e servidores do Legislativo e do Executivo municipais podem se inscrever, a partir de hoje até 16 de março, no curso a distância Controles na Administração Pública, oferecido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo.

 

Teste zika

O teste feito para detectar o zika vírus no organismo ainda não está no rol de cobertura obrigatória dos planos de saúde. Para a realização do teste, os consumidores precisam desembolsar em média R$ 1,6 mil para identificar a presença do vírus no organismo. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o teste ainda não pode ser incluído no rol porque nem todos os laboratórios particulares fazem a análise. Segundo o advogado especialista em direitos do consumidor, Dori Boucault, o consumidor que precisar do diagnóstico, por enquanto, terá de pagar ou realizá-lo na rede pública.

 

Sesc Uberaba

O Sesc Uberaba abre inscrições para a primeira edição do Sesc Materna em 2016. O curso, voltado para gestantes e acompanhantes, é gratuito e será ministrado na própria unidade, de 28 a 30 de março, das 18h30 às 21h30. Ao todo, serão 20 vagas disponíveis. As mamães interessadas podem se cadastrar a partir do dia 1º de março, na Central de Atendimento do Sesc Uberaba (rua Ricardo Misson, 411, Fabrício), das 7h às 20h. É preciso apresentar o CPF, RG e cartão gestante.

 

Chuvas

No mês de janeiro, as chuvas generalizadas e, algumas vezes, fortes localmente se mantiveram assegurando as perspectivas favoráveis para a cultura do café, da soja e do milho, assim como para outras culturas de verão no Sul e Sudeste do Brasil. Em grande parte do Nordeste, as condições de seca têm permanecido influenciadas pela presença do fenômeno El Niño. Nas últimas duas semanas, as chuvas sazonais se intensificaram por toda a região central do Brasil e também em algumas áreas produtoras do Nordeste, o que tem sido favorável para culturas como a soja, o algodão e demais culturas de verão. No Sul do Brasil, as expectativas para as culturas de milho e soja, assim como para as demais culturas de verão, têm se mantido favoráveis devido às chuvas.

 

Expoinel

Terminou no último domingo (28), em Uberaba, a edição 2016 da Expoinel Mineira. Os resultados dos julgamentos da exposição consagraram Nasik e Kayak como os melhores pais da nova geração de animais da raça nelore. Além de dominarem essa categoria da competição, as progênies dos touros da bateria ABS conquistaram vários outros prêmios na pista do Parque Fernando Costa.

 

Endividados

Por mais que possa parecer óbvio, a maioria dos brasileiros não sabe ao certo o que é estar endividado e acaba se atrapalhando ao definir. Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 37,5% dos consumidores se consideram endividados no momento - um aumento expressivo em relação ao ano passado (27,8%). Porém, o estudo revela que 79,0% dos entrevistados têm uma noção errada sobre o que é estar endividado.