Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 04/03/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Nova diretoria no Sindicato de Mármores

 

Paulo Lúcio

Maurício Paulo Pincelli assume presidência do Sindicato de Mármores de Uberaba. Na foto, Maurício ao lado da esposa Izilda

 

No dia 9 de março, acontece, no auditório da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, às 19h, a solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato da Indústria de Mármores e Granitos do Vale do Rio Grande. Maurício Paulo Pincelli é reconduzido à presidência, que tem como vice-presidente, Rozângela do Amaral Lima Tavares, Wagner Rocha Almeida como diretor-administrativo e Alexandre da Silva Oliveira como diretor-financeiro.

 

Parabéns JU

“De parabéns está este respeitável jornal, em face da matéria publicada no dia 2 de março, enfocando os 196 anos de Uberaba. Mais uma vez, chegamos à conclusão de que é mais fácil encontrar uma agulha no palheiro do que saber a data exata de fundação da cidade. O dia 2 de março de 1820, segundo Guido Bilharinho, é a data da nossa elevação de Povoado à Freguesia. Outras datas de promoção a graus superiores não serviram de referencial, nem a de elevação de Vila à categoria de Cidade, ou seja, 2 de maio de 1856. Tudo, graças ao prefeito de então (1956), Artur de Melo Teixeira, que, em matéria de marketing, era um mestre, fixou o dia 2 de maio de 1956 como sendo o centenário da cidade. Até então, praticamente, não se falava em centenário de Uberaba. Lembra-se do leite e da manteiga Centenário, fabricados pela Copervale? Mais um lance de marketing da época. Oh meu Deus! Como é triste ter um RG e não conhecer a própria identidade! Reitero-lhe os meus cumprimentos diante do seguinte fato histórico: o JORNAL DE UBERABA publica, pela PRIMEIRA VEZ, foto da casa onde nasceu o lendário Zote - rua José de Alencar. Sucesso!” Nota enviada pelo leitor João Sabino.

 

Em Brasília

O presidente da Fundação Procon de Uberaba, Leonardo Sivieri Varanda, esteve participando da 14ª Reunião da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) - Ministério da Justiça, em Brasília, no Espaço Unique, nos dias 2 e 3 de março de 2016, que acontece 3 vezes ao ano em diversas cidades do Brasil. Na data de anteontem, durante a 14ª reunião, aconteceu o lançamento do documentário: Movimento consumerista brasileiro: 25 anos do Código de Defesa do Consumidor, no Auditório Tancredo Neves do Ministério da Justiça, abordando aspectos históricos da criação do Código de Defesa do Consumidor. O presidente esclareceu sobre a importância de sua participação nessa reunião, uma vez que estavam presentes representantes de todos os Estados brasileiros, possibilitando a atualização sobre novos projetos para o Procon Uberaba.

 

Cemig

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está realizando manutenções preventivas no sistema elétrico do município de Uberaba, com o objetivo de garantir a qualidade e continuidade da energia fornecida. As obras para a substituição de poste e melhorias na rede acontecem amanhã, das 13h às 16h30, nos bairros Bom Retiro, Nossa Senhora da Abadia e São Benedito - avenida Coronel Joaquim de Oliveira; rua Doutor Ludovice; e avenida Guilherme Ferreira.

 

Audiência pública

Servidores públicos, sindicalistas e ativistas de diretos humanos renovaram, em audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), as cobranças ao Governo do Estado por soluções aos problemas de gestão e financeiros que afetam o atendimento e funcionamento da Fundação Hospitalar do Estado (Fhemig). A reunião, realizada na quarta-feira (2) e solicitada pelo presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (PTB), é a quinta para tratar das dificuldades enfrentadas por funcionários e pacientes da rede.

 

Magazine Luiza

Mesmo perante um dos cenários macroeconômicos mais adversos das últimas décadas, com queda do Produto Interno Bruto brasileiro e dos níveis de confiança do consumidor, a companhia registrou aumento de participação em seu mercado. No consolidado do ano de 2015, as vendas totais atingiram R$ 10,5 bilhões, um recuo de 8,7% em relação a 2014 - um percentual significativamente inferior à queda média do setor de varejo de eletroeletrônicos e móveis. O avanço das vendas digitais, que representaram 21,1% do faturamento do quarto trimestre de 2015, foi fundamental para a ampliação da fatia de mercado do Magazine Luiza. Paralelamente, a margem bruta do período foi ampliada em 1,1 ponto percentual.

 

Selecionada

A estudante do sétimo período de Jornalismo da Universidade de Uberaba (Uniube), Thaís Contarin, está entre os dez jornalistas brasileiros selecionados pelo jornal alemão Der Tagesspigel para participar da cobertura das Paralimpíadas de 2016. Editado desde as Paralimpíadas de 2004, realizada em Atenas, na Grécia, o “Jornal Paralímpico” (Paralympic Zeitung, em alemão) é uma parceria entre o Der Tagesspigel, de Berlim, e o Serviço Alemão de Seguro contra Acidentes (DGUV, na sigla em alemão). O objetivo do projeto é que os jovens repórteres produzam, entrevistem e escrevam reportagens sobre o evento, disputado do dia 7 ao dia 18 de setembro, no Rio de Janeiro. No Brasil, o material elaborado será encartado como suplemento em duas edições do jornal O Globo.

 

PIB encolheu

“O IBGE divulgou o PIB de 2015. O Brasil encolheu 3,8% e as perspectivas para 2016 seguem o mesmo patamar. A presidente está atolada em problemas que ela não tem capacidade para resolver; por isso mesmo, a economia está indo para o brejo. Investidor corre de incertezas. Voltamos à era do desgoverno Collor e, se continuar deste jeito, retrocederemos aos anos 60, 50 e 40, o que abriu espaço para intervenção militar! Não precisamos chegar a tanto, mas, como dependemos desse Congresso insano e corrupto, dizer o quê? Já que a reforma política não sai, precisamos lutar para aprovar uma PEC, através da qual, se o presidente eleito democraticamente for incapacitado para gerenciar o país, o impeachment será legal.” Nota enviada pela leitora Beatriz Campos.

 

Dia da Mulher

Neste dia 8 de março - terça-feira, Dia Internacional da Mulher, a Aciu realizará um café da manhã especial para suas colaboradoras e diretoras, seguido por uma palestra breve e distribuição de brindes. Conforme adiantado para os presentes na última reunião da diretoria plena, realizada segunda-feira (29), foi pedida a colaboração do associado na arrecadação de alguns brindes para sortear neste dia. A diretoria agradece imensamente aos que já enviaram suas contribuições.