Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 10/03/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Obra em homenagem à mãe de Liza Prado

 

Divulgação

O lançamento do livro “Júlia do Prado: Guerreira do Amor” acontece amanhã

 

Será amanhã, às 19h, na Câmara Municipal de Uberlândia, o lançamento do livro “Júlia do Prado: Guerreira do Amor”. A obra, que reúne lembranças, documentos, cartas, depoimentos, poemas e fotografias, é um relato emocionante da vida da mãe de Liza Prado, que já integrou a equipe do JORNAL DE UBERABA, dona Júlia do Prado, com pinceladas da história de sua avó, Dona Damercina, e um breve "glossário" sobre os filhos de dona Júlia. A história familiar, que inclui um retorno ao passado de Uberlândia, mostra, de forma intimista e corajosa, como uma família pobre do Triângulo Mineiro conquistou tamanha projeção política, capaz de possuir, simultaneamente, três deputados e um vereador, todos com base eleitoral principal no município, além de um representante na Câmara Municipal de Contagem.

 

Devedores

O número de consumidores brasileiros com contas em atraso já soma 58 milhões de devedores em todo o país. O dado é do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e representa 39,21% da população entre 18 e 95 anos. O SPC Brasil estima que 3,4 milhões de novos devedores foram incluídos nas listas de inadimplentes desde o início de 2015, quando a estimativa apontava para 54,6 milhões de negativados.

 

Sem energia

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está realizando manutenções preventivas no sistema elétrico de Uberaba, com o objetivo de garantir a qualidade e continuidade da energia fornecida. As obras para a substituição de cabos de rede de baixa tensão, chave fusível, transformadores e melhorias na rede acontecem nesta sexta-feira (11/03), nos seguintes locais e horários: das 8h30 às 10h30, na rua Epaminondas Bandeira De Melo, entre números 206 e 285, José Silveira, entre números 319 e 498, e Marçal Ponce Ferret, entre números 133 e 190, no bairro Parque das Américas; das 8h às 13h, as melhorias acontecem na rua Conde Prados, entre números 77 e 315, Constituição, entre 1.180 e 1.239, Inconfidentes, entre 119 e 342, Teixeira de Freitas, entre números 32 e 312, Vigário Carlos, entre 23 e 457, na avenida Getúlio Guaritá, entre 35 e 159, na Vila Nossa Senhora das Graças, entre 24 e 100, no bairro Nossa Senhora da Abadia; das 15h às 17h, na rua Itaparica, entre números 20 e 93, Itapuã, entre 38 e 118, Mangaratiba, entre números 40 e 110, Maragogi, entre números 38 e 118, na avenida Três, número 21, e José Geraldo De Souza, entre 161 e 193, no jardim Copacabana.

 

Autorização de pesca

A partir de agora, a renovação do Certificado de Registro e Autorização de Pesca das embarcações será feita exclusivamente pelas Superintendências Federais de Agricultura (SFAs), em todos os Estados e no Distrito Federal. A decisão foi publicada terça-feira (8), no Diário Oficial da União. Até hoje, a renovação do certificado era feita em parte pelas superintendências, no caso de embarcações menores, e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, para barcos maiores e para aqueles com “controle de esforço”, ou seja, para um conjunto de embarcações que atuam em determinados tipos de pescaria. A mudança é uma iniciativa da ministra Kátia Abreu, para agilizar o atendimento aos pescadores e armadores de pesca e fortalecer o trabalho das superintendências.

 

Gordura no fígado

Estudo realizado no Ambulatório de Pediatria do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro procurou verificar a existência de relação entre a presença de gordura no fígado e a síndrome metabólica, que consiste num conjunto de fatores de risco para doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e diabetes tipo 2. O recorte de participantes incluiu 59 indivíduos, entre sete e 14 anos, atendidos em primeira consulta ambulatorial de abril a setembro de 2014, sem história de alcoolismo e hepatites virais. Foram excluídos aqueles com obesidade ou gordura no fígado causadas por causas não nutricionais, como utilização de fármacos ou doenças endócrinas ou genéticas.

 

Crea fiscaliza

Empreendimentos de revenda de defensivos agrícolas na região de Uberaba serão fiscalizados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas). A ação, que será realizada entre os dias 14 e 18 de março de 2016, dá continuidade ao processo de fiscalização dos empreendimentos do agronegócio desenvolvido pelo Conselho. Nesta fase, as cidades fiscalizadas serão: Araxá, Campos Altos, Ibiá, Frutal, Iturama, Uberaba, Sacramento e Conceição das Alagoas. A fiscal da Regional Rio Grande do Crea-Minas, engenheira civil Livia Cristina Vieira Cardoso, explicou que a fiscalização de revendas de defensivos agrícolas verifica o quadro técnico dos empreendimentos.

 

Núcleo Bemi

Composto por instituições de acolhimento para idosos, o Núcleo Bemi - Bem Estar na Melhor Idade, do Programa Empreender/Aciu, está em busca de voluntários para desenvolvimento de atividades nas instituições, na área de artesanato, música, teatro, contação de histórias e entretenimento em geral. Em reunião na manhã de ontem (9), o Núcleo debateu sobre a necessidade de proporcionar ações que preencham o tempo ocioso destes idosos institucionalizados. Os interessados em colaborar com o Núcleo Bemi, por meio de voluntariado ou na cessão de transporte, podem entrar em contato com a consultora Patrícia Cicci, no e-mail empreender@aciu.com.br ou pelo telefone 3331-5500.

 

Buracos

“Gostaria de usar esse espaço para expor a indignação dos moradores dos bairros Valim de Mello e Gameleiras. Nós estamos convivendo, na rua Maringá, com o pavimento em condições precárias, sendo que até mesmo os coletivos têm optado por mudanças nas rotas, devido à dificuldade de circular. Nossos muros estão sujos de barro e nossas calçadas cheias de cascalho e brita, lançados pelos veículos a cada vez que passam dentro das crateras. O poder público tem que olhar essa situação que beira a urgência. Tapa-buracos já não resolve a situação; já não dá mais!” Nota enviada pelo leitor Wenderson.