Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 12/03/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Arcebispo visita Fábrica de Sinos

Divulgação

Dom Paulo Mendes Peixoto visitou, esta semana, a Fábrica de Sinos Artesanais de Uberaba

 

O arcebispo dom Paulo Mendes Peixoto visitou, esta semana, a Fábrica de Sinos Artesanais de Uberaba. Ela está entre as Sete Maravilhas recém-eleitas na cidade. Durante a visita, o arcebispo esteve acompanhado pelo vigário geral da arquidiocese de Uberaba, padre Saulo Morais. Numa conversa com o proprietário, senhor José Donizetti da Silva, e funcionários, eles ficaram sabendo de todo o processo de produção de sinos, que começa pela construção dos moldes ou formas. A forma é composta por três etapas principais: construção do macho (parte interna), do sino falso em barro e da camisa (parte externa), onde são feitas as gravações e ornamentos. Isso demora 30 dias. Só depois, o sino de barro vai para a fusão no forno, recebendo lingotes de bronze. Na fábrica, dom Paulo conheceu também o jovem José William, filho do proprietário. Ele é a garantia de que o ofício vai continuar, afinal, o jovem já domina bem a técnica desta tradição milenar. “Preciso é pegar experiência”, disse, otimista por dar sequência ao trabalho de produção de sinos.

 

Transporte coletivo

A Superintendência de Transporte Público de Uberaba informou as alterações nos itinerários de 24 linhas de ônibus da cidade, em função da manifestação do movimento Acorda Uberaba, programada para amanhã. O funcionamento do Terminal Oeste será interrompido a partir das 8h30. “Tanto as linhas de ônibus quanto o terminal voltarão ao funcionamento normal após a ordem da Polícia Militar e da Guarda Municipal, de forma a garantir a segurança e tranquilidade de todos”, afirmou o superintendente de Transporte Público, Claudinei Nunes. No decorrer da manifestação, os ônibus do sistema BRT/Vetor operam apenas até a estação número 4, no Mercado Municipal.

 

Domingo na Concha

O Domingo na Concha deste dia 13 apresenta mais duas bandas que foram selecionadas através do Edital de Ocupação da Concha Acústica. O público que comparecer à Concha ouvirá o som da banda DCV, formada por Guilherme Diamantino (guitarra e vocal), Guilherme Ciabotti (guitarra solo), Daniela Arruda (contrabaixo e vocal) e Zegé (bateria e vocal). A DCV vai apresentar um rock divertido, que fala das inquietações do cotidiano e, principalmente, das questões do coração – daquela garota que foi embora e não voltou mais. A segunda banda a se apresentar é a Big Moffo, formada por Douglas Oliveira, Marcos Garcia, Athos Reis e Marcelo Lima, com o rock'n roll novo com cheiro de velho. Com essas bandas, este domingo será imperdível, na praça Concha Acústica, das 11h às 14h.

 

Dia do Artesão

De 13 a 20 de março, acontece a Semana do Artesanato. O evento visa comemorar o Dia do Artesão, celebrado em 19 de março. Segundo os organizadores, os objetivos do evento são, além de comemorar a data, fomentar a cultura do artesanato, a fim de proporcionar trabalho e renda, incentivar o processo artesanal, fortalecer as tradições culturais e contribuir para o desenvolvimento sustentável, através do reaproveitamento de diversos tipos de materiais. A abertura oficial da semana acontece neste domingo (13), durante o Domingo na Concha. Mais de 20 artesãos do município estarão comercializando e mostrando seus artesanatos. No dia 19, dia do Artesão, será oferecido café da manhã no Projeto Cantinho, às 9h30, seguido de palestra do artesão Aguimar José. Às 11h, a palestra estará a cargo de Edson Marquez, e, às 14h, oficinas, com encerramento às 16h. No dia 20, será realizada Feira de Artesanato e oficina de brinquedos para crianças, na sede da Casa do Artesão, na praça da Mogiana, das 10h às 14h.

 

Jararacas

“É aquilo que a gente vem falando há tempos: Dilma é muito perniciosa, não pode continuar à frente desse grande país que é o Brasil, e de país nenhum! E não é que ela insiste com Lula para que aceite um cargo de ministro, a fim de ele se livrar da prisão? Usa seu mandato de presidente da República a seu bel prazer, está nem aí para os brasileiros, para a ética, para o respeito às instituições. Fica cada vez mais evidente que ela se mantém presidente com o exclusivo intuito de salvar a própria pele e a de seus camaradas, utilizando os meios que o cargo lhe confere. Renunciar? Jamais! Além de não ter essa grandeza, como abandonar a máquina pública, esta que lhe dá suporte para sua tentativa de salvação? Que mais falta para provar sua nocividade, além de tudo que nos deixa como herança? Maldita, né? Lula e Dilma, que dupla!” Nota enviada pela leitora Myrian Macedo.

 

Gastronomia

Neste feriado de Tiradentes, o Ecologic Ville Resort & Spa by Vivence será palco de uma festa com jeitinho bem mineiro. O único resort com serviço all inclusive no Centro-Oeste promoverá, entre os dias 21 e 24 de abril, o Festival Gastronômico e Cultural de Minas Gerais, reunindo o melhor da culinária típica, folclore e show musicais. Serão quatro dias de festas em que os hóspedes terão um belíssimo jantar temático, músicos locais embalando a diversão e danças tipicamente mineiras, acompanhadas de uma boa gastronomia.

 

Clima tenso

O clima de tensão política que antecede as manifestações pró-impeachment marcadas para amanhã pode afetar o número de pessoas na rua. Pesquisa conduzida pela Ipsos entre 6 e 8 de março mostra que 47% dos entrevistados acreditam que pode haver tumultos nos protestos agendados ao redor do país. A apreensão é maior no Rio de Janeiro, onde 55% dos entrevistados disseram não acreditar na possibilidade de uma manifestação pacífica. Em São Paulo, quatro em cada dez pessoas ouvidas disseram temer tumulto.

 

Atrações

Depois do sucesso do evento Rapunzel do Bem, nos dias 8 e 9, e das exposições Doze Guerreiras e Markito, que terminam dias 13 e 12, respectivamente, o Shopping Uberaba prepara um evento para proporcionar experiência inesquecível para crianças e adultos. No período de 14 de março a 4 de abril, crianças e adultos poderão se divertir em um mar de bolinhas na Praça de Eventos do Shopping Uberaba. Essa atração virou febre no país e promove momentos de interação e diversão.

 

Hoje, na biblioteca

Hoje, a Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães realiza mais uma edição do projeto “Jardim de Histórias”, das 10h às 11h. O evento é aberto à comunidade e livre para quaisquer idades. O objetivo é estimular a leitura por meio da contação de histórias e acontece em uma realização da Prefeitura de Uberaba e da Fundação Cultural, por meio da Superintendência de Bibliotecas. O projeto pretende proporcionar a crianças, pais e educadores a descoberta do prazer de ouvir e contar histórias. Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina.