Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 17/03/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Alimentos saudáveis no Shopping Uberaba

 

Divulgação

Shopping Uberaba será ponto de alimentos saudáveis

 

Empresas que têm como foco a produção de orgânicos e alimentação saudável estarão na feira Mercado do Bem, que o Shopping Uberaba sediará a partir do dia 9 de abril, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, tendo à frente da organização, Lucélia Paiva e Elisa Araújo, da Inova, com o objetivo de levar ao conhecimento das pessoas o grande número de empresas que promovem mais qualidade de vida e expor os seus produtos. "É o investimento do futuro. Há muito desconhecimento em Uberaba e, com o Mercado do Bem, vamos unir e fortalecer a cadeia de produtores que não utilizam agrotóxicos, dar visibilidade aos produtos e inspirar a adoção de hábitos mais saudáveis", dizem as organizadoras. Será o ponto de encontro de quem prima pela saúde com qualidade, com dezenas de bancas funcionando aos sábados, das 10h às 18h, no estacionamento coberto, próximo ao Magazine Luiza. Além dos produtos saudáveis, haverá oficinas de alimentos para crianças e cardápio de atrações artísticas, como a apresentação das alunas da Academia Beth Dorça.

 

Balanças na 050

Após um período de reforma de instalações e testes de novos equipamentos, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a MGO Rodovias a iniciar a operação dos Postos de Pesagem Veicular (PPV) de caminhões e ônibus, localizados no km 84+900 Sul da BR-050, em Uberlândia (MG), e no km 161,8, em Uberaba, para a fiscalização do transporte de carga na rodovia. Em breve, também começarão a funcionar outros dois postos de pesagem na BR-050, construídos pela MGO em Goiás. Eles estão localizados no km 127,6 Sul (Ipameri-Catalão) e no km 136,5 Norte (Catalão-Ipameri).

 

Aluna da Fazu

O setor de equideocultura está em constate desenvolvimento no Brasil, possuindo oito milhões de cabeças. O Estado de Minas Gerais é o maior produtor em número de equídeos do país, sendo também o maior produtor de selas e acessórios de selaria. A área despertou o interesse da egressa do curso de Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Michelle Tonani de Melo, que desenvolveu um projeto acompanhando o desenvolvimento de potros da raça Friesian nascidos por meio de transferência de embrião, em Uberaba.

 

Café Hemominas

A Fundação Hemominas em Uberaba realiza, amanhã, um café da manhã especial para doadores de sangue fenotipados e doadores de plaquetas. O encontro acontece das 7h às 8h, no anfiteatro do Hemocentro Regional, localizado na avenida Getúlio Guaritá, 250 - bairro Abadia. O encontro visa promover a aproximação desses doadores com os serviços e captadores da Fundação Hemominas. Drª Sheila Soares, gerente técnica do Hemocentro, pretende reforçar aos doadores de sangue raro e de plaquetas sua importância para auxiliar no atendimento aos pacientes que necessitam de transfusão de sangue não só em Uberaba e região, mas em toda Minas Gerais. Foram convidados 40 doadores, entre doadores de plaquetas e doadores fenotipados, para participar do café.

 

Criação de peixes

A tradicional época da Quaresma movimenta o mercado de peixes e, em Minas Gerais, as vendas, nos principais polos de produção, aumentaram em torno de 30% a 40%. Os índices foram informados pelas cooperativas e piscicultores individuais das regiões de Furnas (Sul de Minas), de Três Marias (Região Central) e dos municípios do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro. Os piscicultores em questão são produtores de tilápias em tanques-rede e costumam se preparar, antecipadamente, para atender à demanda desse período.

 

Desafeto

Em entrevista à Jovem Pan, José Eduardo Marzagão, o assessor de Delcídio do Amaral, explicou o motivo de ele gravar a conversa com Aloizio Mercadante. Ele considerou que o ministro é um desafeto de Delcídio há algum tempo e, por isso, percebeu no ar algo incomum na reunião. Foi aí que teve a ideia, gravou as conversas por iniciativa própria, sem aviso prévio a Delcídio, e afirmou que agiu assim para se preservar. "Enfiei o iPhone no bolso e liguei o gravador próprio do celular porque não sabia o que vinha pela frente", disse o assessor.

 

Cirurgias plásticas

No triênio 2013-2015, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro realizou 203 cirurgias plásticas reparadoras, em pacientes de ambos os sexos, segundo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde - Datasus. Somente em 2015, foram 70 procedimentos, enquanto 40 cirurgias tiveram contratualização prévia - superando em 75% o convênio firmado com o SUS. De acordo com a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado HC-UFTM, Geisa Perez Medina Gomide, a programação pactuada deve ser atualizada no futuro para atender às demandas geradas pela Portaria Interministerial n.º 331, de 8 de março de 2016, que regulamenta a Lei n.º 13.239/2015, definindo diretrizes para a realização de plásticas reparadoras de sequelas e lesões causadas por atos de violência contra a mulher.

 

Correção

No dia 16 de março de 2016, a coluna publicou nota afirmando que o Hospital Universitário Mário Palmério é “a única instituição em Uberaba credenciada pelo Ministério da Saúde para realizar transplantes renais pelo Sistema Único de Saúde”. O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro possui tal credenciamento desde 12 de janeiro de 1981.

 

Lula na PF

Lula, em depoimento à PF, disse que investigação contra ele “é sacanagem homérica”. “Não, sacanagem homérica é o palavreado chulo, baixo e de pouco respeito para com a Justiça Brasileira, porque nem ele está acima dela. Por essas e outras, que um presidente não pode e não deve ser a expressão mínima de um país. Porque seu exemplo incentivará gerações. Tenho pena dessa geração que cresceu tendo como ídolo máximo essa figura dantesca e sem um pingo de postura moral e cívica. Isso não é ser ‘elite’ e, sim, ter valores básicos que ajudam um país a crescer sadio. Faltou discernimento ao povo brasileiro ao escolher tal figura. Infelizmente!” Nota enviada pela leitora Beatriz Campos.

 

Manifestação

“Fato: líderes de movimentos sociais organizaram essa mega-manifestação que coloriu o Brasil de verde e amarelo. Versão: representantes do governo petista vêm a público revelar que esta passeata não tem a força que querem lhe dar, visto que os líderes da oposição que a organizaram foram rechaçados pelos manifestantes... Quem organizou o quê, caras-pálidas?” Nota enviada pela leitora Mara Montezuma Assaf.