Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 18/03/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Pedido de vista

Um pedido de vista impediu a votação, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ontem, do parecer de 1º turno ao Projeto de Lei (PL) 3.396/16, do governador do Estado, que reajusta em 11,36% o salário dos servidores da Educação, de forma retroativa a 1º de janeiro de 2016. O parecer do relator Isauro Calais (PMDB) foi pela constitucionalidade do projeto, com a emenda nº 1. O pedido de vista foi do deputado Gustavo Corrêa (DEM), o que lhe concede um prazo mínimo de 12 horas para exame da matéria. Nova reunião da CCJ para exame do parecer foi convocada para hoje, às 9h30.

 

Congresso de Educadores

O XX Congresso de Educadores do Triângulo Mineiro, a ser realizado em Uberaba, acontece de 21 a 23 de março, das 8h às 18h. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação e Casa do Educador, com a participação do Senac local, que, nos últimos três anos, implementaram, juntos, alguns projetos para a comunidade. O propósito é discutir a prática educativa por meio de palestras e apresentações de trabalhos científicos. 

 

Transporte escolar

A partir deste ano, o Estado repassará recursos financeiros de forma direta para as prefeituras mineiras que realizam o transporte escolar de estudantes da rede estadual de ensino que residem em áreas rurais, ou seja, não haverá a necessidade de celebração de convênios. Para receber o recurso referente ao transporte escolar, as prefeituras devem se inscrever até o dia 31 de março no Programa Estadual de Transporte Escolar (PTE). Em Minas Gerais, do total de 853 municípios, 848 têm direito ao transporte escolar, onde são atendidos 240.936 estudantes residentes na zona rural. O valor total repassado pelo Estado às prefeituras em 2016 é de, aproximadamente, R$ 313 milhões.

 

Expo Dinâmica

Estão abertas as inscrições para o 1º Dia de Campo da ExpoZebu Dinâmica 2016, que será realizado no dia 2 de abril, na Estância Orestes Prata Tibery Jr. (MG-427 – km 02), em Uberaba. A participação no evento, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) é gratuita. Uma das principais atrações do Dia de Campo será a palestra do pesquisador da Embrapa, João K, uma das principais referências no segmento de Integração Lavoura Pecuária e Integração Lavoura Pecuária Floresta. A ExpoZebu Dinâmica acontece entre os dias 4 e 6 de maio e vem com muitas novidades para o público.

 

Repúdio

A Associação Paulista do Ministério Público (APMP), entidade que representa mais de 3 mil promotores e procuradores de Justiça, da ativa e aposentados, do Estado de São Paulo, vem a público REPUDIAR as declarações do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que ofenderam os ministros do Supremo Tribunal Federal de "covardes" e sugestionaram a necessidade de "gratidão" ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em razão de sua nomeação para a chefia do Ministério Público Federal.

 

Pesquisa

A egressa do curso de Agronomia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Wanessa Cecília Pereira Siqueira, desenvolveu, durante o curso, um projeto em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) sobre a Cultura do Milho. A pesquisa teve como objetivo saber “Os efeitos da adubação nitrogenada em diferentes estádios da Cultura do Milho (zea mays)”. A ex-aluna foi orientada pelo professor Alex Moretini e co-orientada pelo professor Salvador Jorge Miziara Neto.

 

Segue processo

O ministro Celso de Mello, do STF, negou o pedido do senador Delcídio Amaral (PT-MS) para suspender o processo de cassação do seu mandato no Conselho de Ética do Senado. Entre os senadores, a sensação é de que não há como Delcídio salvar o mandato depois de ter fechado um acordo de delação premiada com a PGR.

 

Correios na Justiça

A Justiça do Trabalho de Paracatu aceitou o pedido de liminar, da assessoria jurídica do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios, Telégrafos e Similares de Uberaba e Região (Sintect-URA), e determinou a contratação imediata de trabalhador que havia passado no Concurso dos Correios de 2011 e não havia sido chamado. A entidade havia convocado os trabalhadores aprovados no citado concurso na região e ele não fora chamado. O citado impetrante jurídico do Sintect-URA conseguiu a liminar.

 

Para onde?

“O que esperar de um país em que apenas 8% da população sabe se expressar corretamente e interpretar o que lê? De 200 milhões de brasileiros, somente 16 milhões saíram das trevas da ignorância. Levando em consideração que o Congresso Nacional é eleito por esse povo, apenas 8% dos congressistas sabe e reconhece a importância do seu papel perante o país. O resto segue igual manada, deslumbrado com as benesses do cargo, muito bem remunerado. Transportando para Estados e municípios então, a coisa deve chegar às raias do inimaginável, onde meia dúzia pensante, os ditos coronéis do atraso, domina o resto numa camisa de força da ignorância. Se nada for feito imediatamente, definitivamente, o Brasil não terá jeito nem em 500 anos.” Nota enviada pela leitora Beatriz Campos.

 

Nomeações

Diário Oficial de Minas Gerais publicou, ontem, a lista dos 68 nomeados no Concurso Público edital 02/2014 da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Os cargos são para especialista em política e gestão da saúde nas áreas de assistência farmacêutica, comunicação social, direito, tecnologia, gestão, enfermagem, administração, farmácia, química, matemática e médico veterinário. A remuneração e gratificação somam um rendimento mensal de R$ 3.580,65.