Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 22/03/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Diretoria do IEATM toma posse

 

Rose Dutra/IEATM

Diretoria Executiva do IEATM empossada para o biênio 2016/2017

 

O engenheiro civil Eleiçon Mariano de Almeida e demais engenheiros e arquitetos tomaram posse no Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM), terça-feira (15), para o biênio 2016/2017, durante Assembleia Geral Magna realizada na sede do instituto. Eleiçon foi reconduzido ao cargo de presidente em eleição realizada no dia 16 de fevereiro. Após as formalidades, a esposa de Eleiçon, Ana Maria, recebeu flores entregues pela engenheira Helenice Sallum. A solenidade organizada pelos diretores sociais do IEATM, Fabiana Miranzi e Marcelo Pontes Luz, com o apoio da diretora de Comunicação, arquiteta Thaís Cury, contou com expressiva presença de associados, entre eles o engenheiro Haffes Hallal, que integra o Conselho Consultivo e um dos nomes mais importantes da história do IEATM. A Executiva do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro, que tomou posse no dia 15, é formada pelos engenheiros e arquitetos Plauto Riccioppo, Felipe Colmanetti, Gilberto Barata, Alexandra Rôso, Eleiçon Mariano, Cláudio Oliveira, Carlos Patrício, Claudio Costa Junqueira e Geraldo Rezende.

 

Pesquisa Datafolha

A semana mais turbulenta dos 14 anos do governo presidencial do PT arranhou de vez a imagem de seus dois principais líderes, a presidente Dilma Rousseff e o agora ministro suspenso da Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva. A mais recente pesquisa do Datafolha, divulgada no sábado, mostrou que subiu para 68% o número de brasileiros favoráveis ao impeachment de Dilma. Além disso, Lula atingiu o maior índice de rejeição popular de sua vida: 57%. O Datafolha ouviu 2.794 eleitores nos dias 17 e 18, em 171 municípios de todo o país. O número de apoiadores do impeachment de Dilma subiu oito pontos em relação à última pesquisa, de fevereiro. Também cresceu o número de entrevistados que defendem a renúncia de Dilma: 65% contra 58% do mês passado. Os que são contrários ao impeachment somam, agora, 27%, 6 pontos a menos do que no mês passado.

 

Pesquisa Datafolha II

O retorno de Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto no cargo de ministro da Casa Civil, em uma evidente tentativa de obstruir o avanço das investigações da Lava Jato, derrubou de vez a popularidade do ex-presidente. Segundo o Datafolha, Lula atingiu sua maior taxa de rejeição: 57%. Seu maior índice de rejeição registrado antes deste levantamento era de 40%, em 1994, pouco antes da derrota na eleição presidencial para Fernando Henrique Cardoso. Mesmo entre a classe mais pobre, Lula já é rejeitado por 49% da população. Ainda segundo o Datafolha, o índice cresce conforme o avanço da renda familiar dos entrevistados e chega a 74% entre aqueles que ganham dez ou mais salários mínimos por mês.

 

Arquivo Público

A Prefeitura de Uberaba, através da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba, vai homenagear os 200 anos da Anexação do Triângulo Mineiro a Minas Gerais. O evento ocorrerá segunda-feira (28), às 18h, no gabinete do prefeito, onde haverá o lançamento do folder histórico da região. A solenidade ainda contará com a presença do prefeito Paulo Piau, secretários da Prefeitura de Uberaba, representantes da área cultural e instituições de ensino, entre outros.

 

Obras avançam

As obras de recuperação dos corredores BRT\Vetor Leste-Oeste avançaram mais um trecho na av. Leopoldino de Oliveira, próximo ao terminal Oeste, entre as avenidas Gabriela Castro Cunha e Gustavo Rodrigues da Cunha, onde continua sendo realizado um sistema de drenagem nas faixas de circulação dos ônibus, acabando com a movimentação acumulada de água nas galerias.

 

Documento de sítio

A Polícia Federal (PF) encontrou, no apartamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, documentos referentes a intervenções e reformas no sítio de Atibaia. Entre os papéis, foi achado um laudo encomendado pela Odebrecht sobre um local chamado “chácara do Otelo”, em Atibaia. As informações são do jornal Folha de S. Paulo de sábado (19). O documento tem data de setembro de 2010, cerca de um mês antes da compra do sítio Santa Bárbara por Fernando Bittar e Jonas Suassuna, ambos sócios de Fábio Luis da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Banidos

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, o ex-titular da pasta, Guido Mantega, e mais três integrantes da equipe econômica nos governos Dilma Rousseff podem ser banidos de funções públicas por irregularidades referentes às “pedaladas fiscais”, manobras que consistiram em atrasar repasses para que bancos públicos cobrissem despesas com programas sociais. É o que aponta auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo relatório recém-concluído por técnicos da Corte, as infrações praticadas foram “graves”, cabendo inabilitá-los para “o exercício de cargo em comissão ou função de confiança por prazo de cinco a oito anos”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo de sábado (19).

 

Melhor é sair

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo de domingo (20), o ex-presidente do Banco Central (BC), Affonso Celso Pastore, comentou, entre outros assuntos, a ida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para chefiar a Casa Civil. Na avaliação do economista, a escolha foi um “erro” e a economia deve sofrer se a presidente Dilma Rousseff permanecer no cargo. Pastore acredita que a saída de Dilma do poder poderia gerar um cenário mais tranquilo para o Brasil. Questionado sobre o quadro da economia brasileira, ele afirmou que há uma crise fiscal e política ao mesmo tempo, e uma alimenta a outra.

 

Comércio fechado

O Sindicato dos Empregados do Comércio de Uberaba (Sindicomércio), através do presidente Marcelo Árabe, informa o horário de funcionamento do comércio na Sexta-feira da Paixão (dia 25). De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), firmada com o Sindicomércio, estarão fechados o comércio de rua, supermercados e shoppings.