Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 23/03/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Missa da Unidade na Santa Teresinha

 

Divulgação

O arcebispo dom Paulo Mendes Peixoto preside, hoje, a Missa da Unidade

 

O arcebispo dom Paulo Mendes Peixoto preside, hoje, na Paróquia de Santa Teresinha, a partir das 19h, a Missa da Unidade. Na oportunidade, ocorrerá a tradicional bênção dos Santos Óleos. A realização da celebração dos Santos Óleos em Santa Teresinha segue a proposta do Conselho de Presbítero de promover rodízio entre algumas paróquias da sede da Arquidiocese. Assim, após a Catedral e os santuários da Medalha e Abadia, chega a vez dos paroquianos de Santa Teresinha receberem a Missa da Unidade. Para a celebração, são esperados cerca de 80 padres, além dos 40 diáconos permanentes e todos os seminaristas da diocese uberabense. Cada uma das 60 paróquias da Arquidiocese deverá enviar, pelo menos, dois representantes leigos. A missa da Unidade é assim chamada por reunir toda a igreja particular em torno do seu bispo. Na oportunidade, ocorrerá a bênção dos santos óleos do Batismo, Enfermos e Crisma. Também no decorrer da cerimônia, o clero renova os seus compromissos sacerdotais. Ao final, é entregue, aos representantes das paróquias, estojo com os óleos que serão usados decorrer do ano pela Igreja Católica na região.

 

Procissão do Encontro

Centenas de fiéis participaram, na noite de segunda-feira (21), da Procissão do Encontro promovida pelas paróquias da Adoração e Catedral. A procissão, tradicional na Semana Santa, marca o encontro das imagens de Nosso Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores. O ato relembra o encontro de Maria com Jesus no caminho doloroso rumo ao calvário. Na procissão desta segunda-feira, um grupo de fiéis saiu da Paróquia do Santíssimo Sacramento, bairro Mercês, conduzindo a imagem de Nossa Senhora das Dores. O cortejo seguiu pela rua Manoel Borges, devidamente escoltado por batedores da Guarda Municipal.

 

Procissão do Encontro II

No mesmo horário, às 19h30, e também com apoio da GM, outro grupo de paroquianos, só que agora da Catedral, saiu em procissão da porta da Escola Minas Gerais levando a imagem de Nosso Senhor dos Passos. Eles seguiram pela rua Carlos Rodrigues da Cunha e São Sebastião até a matriz de Uberaba. Lá, nas escadarias da Catedral, as imagens se encontraram, relembrando a passagem bíblica da Paixão e Morte de Cristo. Em seguida, os padres Ricardo Luiz e Valmir Ribeiro presidiram celebração eucarística. O pároco da Catedral conclamou todos para uma reflexão de nossos atos em prol da humanidade. “O que temos feito de positivo para a paz no planeta ou estamos sempre atirando a primeira pedra, esquecendo dos nossos pecados?”, questionou monsenhor Valmir.

 

Vias do BRT

A intervenção na lateral do Terminal Oeste para recuperação das vias do BRT continua, na av. Leopodino de Oliveira. Segundo o superintendente de Serviços Urbanos, José Donizetti de Melo, foi necessária a abertura de um trecho maior devido a um problema técnico e, por isso, não foi possível iniciar a recuperação do pavimento asfáltico entre as ruas Bento Ferreira e Jaime Bilharinho. A previsão é de que a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos continue trabalhando no local até hoje.

 

Gravação de DVD

Músico, mineiro, de Belo Horizonte, o jovem Ricardo Vila inicia seu segundo ano de carreira, com a gravação do seu primeiro DVD no Triângulo Mineiro, em Uberaba. Ricardo reside na região e escolheu o Triângulo para lançar seu projeto devido às referências e à tradição do seu estilo musical, o sertanejo. A proposta do DVD é intimista, reunindo clássicos da música sertaneja e composições de autoria própria no formato “mashup”, no entanto, com um viés apenas nacional. Um projeto até então inovador no cenário musical nacional. O DVD será gravado hoje. O formato será todo acústico e as gravações serão no salão da Chácara Mac, que foi dividido em dois ambientes para que os convidados tenham uma experiência indescritível.

 

Casamento

As inscrições para a 12ª edição do Casamento Comunitário foram prorrogadas até 1º de abril. O evento realizado pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), acontecerá no dia 20 de maio, às 19h, no Teatro Municipal Vera Cruz. De acordo com dados da Seds, 50 vagas foram disponibilizadas e 45 inscrições já foram feitas. Para que a inscrição seja confirmada, é necessário que o casal apresente a cópia e a versão original dos seguintes documentos: foto 3x4, RG ou Carteira de Trabalho, comprovação de renda de até dois salários mínimos, certidão de nascimento, comprovante de residência e certidão de nascimento dos filhos menores de 18 anos.

 

Hemocentro

Os horários de funcionamento para doação de sangue nas unidades da Fundação Hemominas serão alterados devido ao feriado da Semana Santa (24 a 26 de março). O Hemocentro de Uberaba funciona normalmente hoje e amanhã, das 7h às 12h. Na sexta-feira e no sábado, estará fechado. Para a comodidade, a doação pode ser agendada online, através do site www.hemominas.mg.gov.br ou pelo telefone 155, opção 8. O call center recebe ligações das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, e, aos sábados e domingos, das 7h às 19h. Agendando sua doação, o cidadão ajudará a distribuir as doações ao longo do horário de atendimento da unidade e pode diminuir o tempo de espera.

 

Concurso Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais realiza, no próximo domingo (27), a partir das 13h, o concurso público para a seleção de candidatos ao curso de Formação de Soldados, para 64,6 mil candidatos inscritos. São 500 vagas para o quadro de Combatentes - das quais 450 para o público masculino e 50 para o público feminino - e 30 vagas para o quadro de Especialistas. O salário durante o curso de formação é de R$ 3,5 mil.

 

Comando do PSDC

O contador e administrador Marcos Acácio assumiu o comando do Partido Social Democrata Cristão (PSDC). Marcos já foi secretário municipal em Delta, assessor parlamentar na Câmara de Uberaba e, atualmente, é diretor financeiro da Cohagra. O presidente da Comissão Provisória do PSDC afirma que a nova diretoria vai trabalhar para fortalecer o partido para as eleições deste ano e melhorar o quadro político atual. “Nós vamos buscar candidatos que atuem com seriedade e compromisso, visando ao desenvolvimento de Uberaba”, ressaltou.

 

Blá-blá-blá

“Dilma afirma e repisa incessantemente que não será vítima de um golpe (a palavra chave) neste país. Sua plateia delira, aplaude e dá vivas a Lula. Afirma e repisa que há uma conjuração contra a democracia e contra seu governo. Vamos combinar, Dilma: não vale mentir! Quando você diz que lutou contra os militares para defender a democracia, confesse, seja clara e confesse que queria acabar com a ditadura militar para instaurar uma ditadura do proletariado. Tenha coragem de dizer a verdade, de cara limpa! A ditadura do proletariado bolivariana está, ou estava, a caminho celeremente, mas esse seu sonho, nosso pesadelo, não vai se realizar! O resto de tudo que falou é mero blá-blá-blá!”. Nota enviada pela leitora Mara Montezuma Assaf.