Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 06/04/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Cemig esclarece

Em resposta à notícia publicada no JORNAL DE UBERABA do dia 3 de abril, sobre o fornecimento de energia para a Escola Estadual Chico Xavier, a Cemig informa que disponibiliza energia elétrica para atender ao prédio da escola desde janeiro de 2015. A Cemig ressalta que vai realizar, ainda no mês de abril, melhorias na rede elétrica do local para atender a futuras demandas. A obra contempla a substituição da fiação e instalação de um novo transformador.

 

Tecnoshow

Conhecida como a maior feira do Centro-Oeste, a Tecnoshow Comigo ocorre entre os dias 11 e 15 de abril, em Rio Verde-GO. O evento, que está em sua 15ª edição, é referência na geração e difusão de tecnologias rurais.  Serão apresentados: máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, educação ambiental e dinâmicas de máquinas. Os cerca de 500 expositores apresentarão suas tecnologias para um público estimado de 100 mil pessoas.

 

No vermelho

Praticamente a metade das mulheres brasileiras consegue pagar todas as contas do mês, sendo que, na maioria das vezes, ainda sobra um pouco de dinheiro para guardar ou comprar algo que queiram. Porém, em meio à crise econômica atual, é alarmante o número de consumidoras que chegam ao fim do mês sem nenhuma sobra financeira ou até mesmo no vermelho: 50,4% estão nessa situação. É o que mostra uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

 

Negocia cargos

Com o objetivo de construir um “blocão” contra o impeachment no Senado, o governo tenta, nesta semana, uma ofensiva na distribuição de cargos. A ideia do Planalto é mostrar, principalmente aos deputados indecisos, que a presidente Dilma tem apoio no Senado, e, com isso, incentivar o "voto útil" contra o seu afastamento na Câmara.

 

Em defesa

Numa defesa contundente da presidente Dilma, anteontem, em sua exposição da comissão do impeachment da Câmara, o Advogado-Geral da União, José Eduardo Cardozo, afirmou que houve desvio de finalidade no recebimento da denúncia por Eduardo Cunha. O governo argumenta, entre outras coisas, que não há crime de responsabilidade e alega, ainda, que os decretos de crédito suplementar estão de acordo com a meta de superávit primário.

 

Pedidos rejeitados

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), rejeitou, anteontem, mais sete pedidos de impeachment contra a presidente Dilma e dois contra o vice Michel Temer. Todos foram rejeitados pelo peemedebista. Entre eles, estava o pedido de impedimento de Temer protocolado, na última sexta-feira, pelo ex-ministro da Educação e ex-governador do Ceará Cid Gomes (PDT).

 

Sangue

A Fundação Hemominas faz uma chamada para o comparecimento de doadores voluntários de sangue, especialmente os que possuem RH Negativo (“O” Neg; “A” Neg; “B” Neg e “AB” Neg), e os dos grupos “O” Positivo e “A” Positivo. Esses grupos sanguíneos apresentaram, nos últimos dias, queda no estoque, que, anteontem, chegou a mais de 20% em todo o Estado de Minas Gerais. Isso mostra que voluntários com esses grupos sanguíneos não têm comparecido às unidades da Hemominas, comprometendo o número estratégico de hemocomponentes para atender à demanda de pacientes que necessitam.

 

Acompanhamento

Os pacientes do Ambulatório de Cirurgia Bariátrica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro contam com uma comissão para acompanhamento multiprofissional de suas condições de saúde, do pré ao pós-operatório. Dentre as especialidades incluídas, estão: cirurgia do aparelho digestivo, cardiologia, endocrinologia, pneumologia, anestesiologia, psicologia, educação física, fisioterapia, nutrição, serviço social e enfermagem.

 

Encontro

A Rede Mineira de Inovação promove reunião, na Universidade de Uberaba (Uniube), hoje, das 14h às 18h. Estão confirmadas 25 incubadoras, dentre elas a Unidade de Tecnologia e Negócios da Uniube (Unitecne) e seis Parques Tecnológicos. À noite, a partir das 19h, será realizada a final do desafio regional Algar Agro de Inovação na Agroindústria. O tema deste ano é “Aumento da produtividade: a nutrição animal e seus desafios”.

 

Premiado

O aluno do 5º período de Engenharia Civil da Universidade de Uberaba (Uniube) Luciano Gonçalves Gomes é o vencedor do Concurso Público Nacional Monumento Passagem Tocha Olímpica 2016. Ele recebeu prêmio de R$ 35 mil, incluindo, nesse valor, as despesas para a construção do monumento na cidade, no canteiro da praça Manoel Terra, na avenida Leopoldino de Oliveira. Ao todo, dez projetos foram analisados pela comissão julgadora.

 

Medicamentos

O curso de Farmácia, por meio do projeto de extensão denominado Serviço de Informações sobre Medicamentos (Simpae), realiza ação para esclarecer dúvidas sobre o uso de medicamentos. Consumidores com dúvidas sobre medicamentos encaminham perguntas via e-mail e a equipe composta por seis alunos da Farmácia e três alunos de Medicina realizam pesquisas para responder precisamente. A professora responsável, Dirce Sofia Fabbri de Almeida Verde dos Santos, salienta que a campanha abrange todas as pessoas. As dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: simpae@uniube.br.

 

Dilma perseguida

“A defesa do impeachment da presidente Dilma se baseará em ‘perseguição e vingança’ do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Não somos apaixonados por Cunha, que tem muito a explicar no Petrolão e com certeza será cassado. Mas, cá entre nós, essa defesa de coitadinhos perseguidos não pega numa presidente ex-guerrilheira e que vem bradando não renunciar nem a pau. Todos nós sabemos que Cunha não aceitou vários outros pedidos, que poderiam não estar tão bem fundamentados quanto este que foi feito a três mãos por excelentes juristas, com explicações óbvias sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, com as tais pedaladas que ficam juridicamente difíceis de negar. Impeachment para o PT arde mais nos olhos deles, do que nos dos outros. Cunha até pode ter aceitado o pedido, mas ele, sozinho, não bate o martelo do impeachment, precisando de 365 votos para isso. Mas, como a presidente Dilma vem negligenciando faz tempo diálogo com o Congresso... O resto é espuma do PT!” Nota enviada pela leitora Beatriz Campos.