Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 13/04/2016
Bastidores
Bastidores
BASTIDORES

ABCZ e Amvale na ExpoZebu Dinâmica 2016

 

Divulgação

ABCZ (João Gilberto Bento) e Amvale (Ademir de Mello) reforçam parceria para a ExpoZebu Dinâmica 2016

 

O consultor da Expozebu Dinâmica, João Gilberto Bento, e o presidente da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) e prefeito de Campo Florido, Ademir de Mello, ajustaram, pelo terceiro ano consecutivo, parceria entre as duas entidades para a mostra tecnológica. Durante o encontro, o representante da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) divulgou a programação da ExpoZebu Dinâmica, além de apresentar as estações experimentais da área, destacar os principais atrativos da mostra e estimular o envolvimento dos prefeitos associados e a participação dos produtores rurais da área da Amvale. A ExpoZebu Dinâmica, exposição promovida pela ABCZ, será realizada entre os dias 04 e 06 de maio, na Estância Orestes Prata Tibery Jr., em Uberaba.

 

 

Cadastro Rural

Os produtores rurais precisam ficar atentos ao prazo para realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que termina em 5 de maio. Faltam 23 dias para encerrar o período e aproximadamente 63% das 550 mil posses ou propriedades existentes no estado, segundo o Instituto Estadual de Florestas (IEF), realizaram o procedimento. A Emater-MG auxilia os agricultores familiares, inseridos em programas executados pela empresa, a fazer o cadastro.

Exportação crescem

As exportações de produtos pecuários registraram crescimento no primeiro bimestre de 2016, especialmente de animais vivos. Juntas, as 63 empresas e entidades associadas ao projeto Brazilian Cattle, voltado para a divulgação da pecuária brasileira no exterior, tiveram elevação de 70,7% no volume exportado nos meses de janeiro e fevereiro deste ano em relação ao mesmo período de 2015. As vendas de animais vivos para abate foram as que tiveram maior crescimento. Com a redução do rebanho venezuelano, os importadores de animais vivos passaram a comprar em maior volume animais do Brasil.

Distribuição de sêmen

Doze mil doses de sêmen de touros da raça girolando serão distribuídas gratuitamente em 2016 para produtores rurais de todo o Brasil. As primeiras doses foram distribuídas na semana passada em Goiás, um dos Estados que mais produz leite no país, pelos técnicos da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Cada produtor pode receber de 30 a 200 doses, dependendo do tamanho do rebanho, e precisa utilizá-las para inseminar as fêmeas do rebanho no período máximo de um ano.

Ajuste no orçamento

A crise econômica tem forçado os brasileiros a mudarem seus hábitos de consumo. Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais e em cidades do interior revela que 85,9% dos brasileiros se viram obrigados a ajustar o orçamento doméstico para se defender dos efeitos da crise. Em virtude do agravamento da situação econômica do país, 87,0% dos entrevistados admitiram que agora estão dedicando mais tempo para pesquisar preços e 80,5% estão evitando comprometer sua renda com compras de calçados e roupas.  O estudo ainda revela que 44,3% dos entrevistados estão com as finanças descontroladas.

Pagando mais

A Justiça de Minas Gerais decidiu permitir o aumento de 37,55% previsto para o ano de 2016 nos planos de saúde ofertados pela operadora GEAP aos seus beneficiários. A determinação foi concedida pelo desembargador Márcio Idalmo Santos Miranda, da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Decisão anterior havia afastado o reajuste da mensalidade a todos os filiados do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social em Minas Gerais – SINTSPREV/MG sob o argumento de que o aumento para alguns setores poderia comprometer a renda dos usuários.

Impeachment já

Senhor advogado Geral da União Eduardo Cardozo. Já que defende com unhas e dentes o não impeachment da presidente Dilma, que tal ler jornais e constatar que 238 pessoas perdem por hora seus empregos no país? Em 24 horas, são 5.712 desempregados. 29.560 em 30 dias. Serão mais de 2 milhões em um ano, se este desgoverno continuar. O impeachment nem mais é caso de golpe e sim saúde mental e física de milhões de pais de família. Só isso já vale o impeachment. O governo já morreu e o impeachment resultará em enterra-lo. Nota enviada para a leitora Beatriz Campos.

Nutrição esportiva

O Cine Teatro Municipal Vera Cruz abriga o Encontro de Gigantes - wokshop de nutrição esportiva, hoje e amanhã, a partir das 18h30.  O objetivo do evento é promover uma disseminação de qualidade de conhecimentos sobre o universo da suplementação, desde sua importância até aplicação direcionada, por meio de profissionais especializados e certificados pelas marcas de suplementos participantes. O wokshop, que tem o apoio da Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural, e será ministrado por Fernando Marques e Rafael Bracca. Vale lembrar que a entrada será gratuita e as inscrições ainda podem ser feitas pelo site www.nutrishop.net.br/edg.

 

Literatura

 

Seguindo o mês de comemoração dos 107 anos da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, hoje, será realizada a palestra “Os Confins de Mário Palmério - história e literatura regional”, ministrada pela historiadora professora Maria Aura Marques Aidar. A palestra, com entrada gratuita, começa 19h30 e tem como objetivo oferecer aos uberabenses a oportunidade de conhecer e/ou rememorar a importância histórica da obra literária de Mário Palmério, lembrando a passagem do centenário de nascimento do escritor.

 

Biblioteca

A programação cultural especial de aniversário da Biblioteca continuará até o final do mês. No dia 19, o público confere a palestra Biblioteca, leitura e saúde, com o médico Bernardo Norat Beghini; até o dia 25, acontece o “Biblioteca vai onde o povo está”, com visitas da equipe de servidores da Superintendência de Bibliotecas/FCU a entidades de classe, associações, empresas, secretarias da Prefeitura de Uberaba e escolas municipais e estaduais, com o objetivo de divulgar os serviços prestados à comunidade; o “Bibliotur”,  apresentação de todos os recursos que o espaço que a Biblioteca Pública Municipal oferece para grupos de visitantes, vai até o dia 28. E, encerrando a programação, no dia 30, o evento “A Biblioteca é sua” movimenta a praça Rui Barbosa com oficinas de expressão, leitura e contação de história, das 8h às 12h. Todas as atividades são gratuitas.