Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 03/05/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Alunos do Cebrac realizam Eco Pedágio

 

Divulgação

Distribuição de mudas, semente e conscientização do meio ambiente em campanha do Cebrac

 

Na sexta-feira (29), os alunos do Cebrac realizaram o Eco Pedágio em parceria com a 5ª Cia Independente de Meio Ambiente e Trânsito de Uberaba, distribuindo mudas, sementes e conscientizando a população sobre a preservação do meio ambiente e também comemorando o aniversário de 50 anos da direção da Polícia Ambiental de Uberaba.

 

Governador na ABCZ

Conforme foi anunciado pelo vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, na solenidade de abertura da 82º ExpoZEbu de Uberaba, no último sábado (30), no Parque Fernando Costa. O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel irá visitar a maior feira de agronegócios do país, nesta semana. Segundo informações recebidas, o petista irá chegar hoje, por volta das 10h, no aeroporto Mário de Almeida Franco, com intuito de prestigiar a iniciativa da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Gado Zebu). A reportagem do JORNAL DE UBERABA entrou em contato com a secretária do governador Fernando Pimentel, que informou que ainda não estava confirmada a sua agenda na cidade.

 

 

 

Prêmio Transportadora

A Vale Fertilizantes realizou, em Uberaba, a 12ª edição do Prêmio Melhores Transportadoras. O prêmio reconhece as empresas que foram destaque no cumprimento de diversos critérios e requisitos, como saúde, boa execução dos serviços, preocupação com requisitos de segurança, treinamento e capacitação dos motoristas, assim como a manutenção da frota e meio ambiente. Nesta edição foram avaliadas 14 empresas que prestam serviços de transportes para a Vale Fertilizantes, que foram agraciadas em duas categorias. A Montina Transportes levou o prêmio na categoria “Carga Sólida” e a Transportadora Contatto, na categoria “Carga Líquida”. As empresas IC Transportes e Videira Transportes Rodoviários ocuparam a segunda posição na premiação, respectivamente.

 

Atendimento Hélio Angotti

Pacientes do Hospital Dr. Hélio Angotti, antes atendidos no Ambulatório de Especialidades, localizado na rua Amaro Ferreira, 145 (atrás da entrada principal do Hospital), passam a ser atendidos no 2º andar da Torre I da instituição. Trata-se de medida de adequação de espaços, implementada pela direção da instituição. O Ambulatório de Especialidades tem consultas, triagem para especialistas do corpo clínico, encaminhamento para exames, coleta de citologia oncótica, colposcopia, curativos, troca de sonda e retirada de pontos. Com a mudança, o Hospital mantém sua capacidade de atendimento, sem prejuízo no conforto aos pacientes e resolutividade aos médicos e colaboradores. Os pacientes que procurarem o Ambulatório de Especialidades na rua Amaro Ferreira verão um aviso afixado na porta de entrada, informando sobre a mudança do local de atendimento. As especialidades médicas disponibilizadas no atendimento ambulatorial: Urologia, Cirurgia Geral e Aparelho Digestivo, Proctologia, Mastologia, Cirurgia Torácica, Ginecologia Oncológica e Ortopedia Oncológica, além de Cirurgia Plástica Reparadora.

 

Cuidados com H1N1

Com o aumento dos casos de H1N1, substituir os cabos de plástico dos carrinhos de supermercados por barras de cobre pode ser uma alternativa para deixar o ambiente mais seguro e a superfície de contato livre da contaminação por vírus e bactérias nocivos à saúde. Ainda em 2008, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (em inglês, Environmental Agency Protection, mais conhecida como EPA) comprovou que o cobre é um metal antimicrobiano. Isso quer dizer que as propriedades do cobre eliminam mais de 99,9% das bactérias, o que se dá em apenas duas horas de exposição. A comprovação é um marco e, de lá para cá, tem incentivado setores da indústria e do varejo de vários países a instalarem itens de cobre em instalações e artefatos de uso coletivo.

Beef Week

Quem passar pela 82ª ExpoZebu, que se realiza de 30 de abril a 7 de maio, em Uberaba (MG), terá uma amostra da Beef Week, semana de valorização e celebração da carne bovina, que será promovida no mês de junho, paralelamente à InterCorte - Exposição Tecnológica da Cadeia Produtiva da Carne, nos dias 16 e 17 de junho, na Bienal de São Paulo. A Beef Week em São Paulo terá a participação de diversas lojas de carne e restaurantes da capital paulista. Durante a ExpoZebu serão realizadas diversas ações que permitirão aos visitantes estar em contato com o conceito da Beef Week, que é um movimento coordenado para ampliar a percepção de valor do consumidor, especialmente do meio urbano, em relação à carne bovina.

Projeto da UFTM

O evento é promovido pelo Projeto de Extensão Temas Raciais, que é um projeto do Departamento de Serviço Social da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) e funciona desde o ano de 2014, e conta com a participação de alunos dos cursos de Serviço Social, Letras, História e Geografia. Este projeto tem como objetivo colaborar na efetivação dos movimentos sociais envolvidos nesta área e também inserir a universidade através de docentes e discentes em uma forma de contribuição aos alunos que vivenciam processos de desvantagens sociais em decorrência do racismo, assim como contribuir com a comunidade em geral na luta contra o racismo.

 

13 de maio

Com o objetivo de apresentar e debater algumas das contribuições do negro na sociedade, o projeto de extensão “Temas Raciais” da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM promove no dia 13 de maio, dia em que é comemorada a abolição da escravatura no Brasil, o evento “13 de maio também é dia de luta; a herança cultural e contribuições do negro para o mundo”. Segundo a coordenadora do projeto, professora Maria Cristina de Souza, a programação do evento conta com diversas atividades voltadas para alunos da UFTM e para a comunidade em geral.

 

 

Safra de cana
A safra de cana-de-açúcar 2016/17 em Minas Gerais deverá ser de 65,5 milhões de toneladas, praticamente semelhante à safra 15/16 de 65,039 milhões de toneladas. O crescimento deverá ser de 1%, e a expectativa é de clima favorável ao desenvolvimento da cana. O anúncio foi feito na última sexta-feira (29) por ocasião da abertura da safra mineira, na usina Vale do Tijuco (CMAA), pelo presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais, Mário Campos, com a presença do presidente do grupo, Carlos Eduardo Santos, e o presidente do Conselho, José Francisco Santos.

 

Uberaba recebe segunda ludoteca

Divulgação

O espaço foi equipado com recursos lúdicos para ajudar nos atendimentos às vítimas de violência

Para ajudar a reparar danos sociais e psicológicos sofridos por menores vítimas de violência, o Laboratório Sabin, por meio do investimento social do Instituto Sabin, irá inaugurar, na próxima segunda-feira (9), a segunda ludoteca em Uberaba. O espaço ficará instalado no CRIA - Centro de Atenção Psicossocial Infantil, Centro, e, assim como na unidade do bairro São Benedito, foi equipado com jogos, brinquedos, livros e material pedagógico para auxiliar o trabalho de aproximação e interação de psicólogos e assistentes sociais. A inauguração contará com as presenças do prefeito de Uberaba, Paulo Piau, do secretário de Saúde, Marco Túlio, e do gerente executivo do Instituto Sabin, Fábio Deboni. A proposta do projeto é oferecer um ambiente propício para o acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência. Para isso, o trabalho é desenvolvido com auxílio de vários brinquedos, como quebra-cabeça, fantoches e bonecos sexuados, que representam policial, família terapêutica e família inclusão social.