Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 04/05/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Estagiário internacional em Neurocirurgia

Divulgação

Cirurgião Luís Enrique Ojeda Alvarez, de Assunção/Paraguai

 

Durante o mês de abril, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) recebeu seu primeiro estagiário internacional na área de neurocirurgia. Trata-se do cirurgião Luís Enrique Ojeda Alvarez, de Assunção/Paraguai. Alvarez foi contemplado com uma bolsa da Federação Latino-americana de Sociedades de Neurocirurgia - Flanc. O profissional participou de atividades acadêmicas, clínicas e cirúrgicas em neuroendoscopia, subespecialidade na qual o HC-UFTM é referência no Brasil Central. Em maio de 2015, o HC foi credenciado Centro de Referência de Educação Continuada, pela Flanc, para o quadriênio 2015-2018. A certificação observou requisitos ligados à infraestrutura e tecnologia, bem como o grau de titulação acadêmica dos recursos humanos do Hospital. “O credenciamento habilitou a instituição a receber estagiários neurocirurgiões de toda a América Latina nas áreas de neurocirurgia endoscópica e neurocirurgia geral, fornecendo visibilidade internacional ao trabalho desenvolvido no complexo hospitalar”, contextualiza o médico Roberto Alexandre Dezena, responsável clínico pela disciplina de Neurocirurgia.

 

Volta WhatsApp

Após um dia fora do ar, o serviço de mensagens WhatsApp voltou a funcionar por volta das 15h de ontem. O aplicativo conseguiu uma autorização judicial para reverter a decisão do juiz Marcel Montalvão, que determinou a suspensão do app por 72 horas - contadas a partir das 14h de segunda-feira (2). Vivo, Oi, Claro, Tim e Nextel já confirmaram a retomada do sistema. O desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, do Tribunal de Justiça de Sergipe, atendeu a um pedido de reconsideração apresentado pela empresa no início da tarde desta terça.

Aprovada cassação

A maioria dos membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado votou na tarde de ontem pela cassação do mandato do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS). Treze parlamentares acompanharam o voto do relator Telmário Mota (PDT-RR) no processo por quebra de decoro parlamentar contra o ex-líder do governo na Casa. O presidente do colegiado, João Alberto Souza (PMDB-MA), se absteve de votar. Houve um ausente: Romero Jucá (PMDB-RR), atual presidente do PMDB. Seus suplentes também não compareceram.

Foro privilegiado

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel nomeou sua esposa a cargo que lhe dá foro privilegiado, para fugir do juiz Sergio Moro. Isso nos dá a certeza do que ouvimos há anos nas gravações na Operação Satiagraha da PF, quando um dos investigados diz a outro para ter calma “porque quando caísse no federal, tudo estaria resolvido”. A operação foi desmantelada com apoio federal, afirmando terem sido os grampos “ilegais”! Com essa artimanha de Pimentel, fica claro que o STF é bom para fazer teatro na TV Justiça, mas incapaz, moroso e suspeito no julgamento dos políticos. Ações que nós brasileiros precisamos exigir urgente. Fim do “foro privilegiado”. Ministros do STF eleitos por um colegiado de juízes e não presidentes. Nota enviada pela leitora Beatriz Campos.

Conhecimento

Os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária da Uniube participarão da ExpoZebu Dinâmica – A feira que alimenta a pecuária. O evento será entre os dias 4 e 6 de maio, na Estância Orestes Prata Tibery Júnior, rodovia MG 427 KM 02. Estandes relacionados à educação ambiental, produção e pecuária serão expostos pelos universitários. A feira é aberta ao público.

Arquitetura

A XXVIII Semana de Seminários do curso de Arquitetura e Urbanismo e a XVI Semana de Seminários de Design Interiores serão realizadas de 2 a 6 de maio, no bloco P, do campus 2 da Universidade de Uberaba (Uniube). Os universitários e professores farão a exposição de cerca de 60 trabalhos das oficinas abrangendo artes, ciências, literatura e questões contemporâneas. Haverá também palestra sobre o atual momento político do país. As oficinas serão realizadas nos turnos da tarde e da noite.

Doutorado

A professora do curso de Direito da Universidade de Uberaba (Uniube), Adriana Marques Aidar, defendeu tese de doutorado em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O tema foi O Conselho Nacional: entraves e possibilidades de participação na elaboração e implementação de políticas públicas.  Adriana é filha do jornalista Ricardo Aidar e da gestora do curso de História, da Uniube, Maria Aura Marques Aidar.

Engenharia química

O coordenador do curso de Engenharia Química, Mauro Luiz Begnini, está visitando com os alunos as usinas de açúcar e álcool da região, buscando cases a serem trabalhados em sala de aula. A visita contribui para aproximar o aluno do ambiente empresarial. A ideia é concretizar novos estágios e vagas de trabalho no mercado. A atividade proposta em 2015 apresenta resultados excelentes e incentiva os alunos a empreender. 

 

Lions Clubes Internacional para jovens

 

Divulgação

Leo Clube de Uberaba "Fábio Terra" se reuniu com alguns dos organizadores do Engenheiros Sem Fronteiras

 

No fim de semana, integrantes do Leo Clube de Uberaba "Fábio Terra" se reuniram com alguns dos organizadores do Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Uberaba. O objetivo é o de estabelecer parceria para a idealização de ações que fomentem o desenvolvimento social continuado em prol da comunidade uberabense. Para o presidente do Clube, C. Leo/CL Rafael Carvalho, essa é uma oportunidade ímpar. “Com a junção do campo de atuação do Leo à metodologia dos Engenheiros poderemos ter, efetivamente, uma nova perspectiva de serviço voluntário, pois daremos um caráter profissional a uma atividade que, por ser capitaneada por jovens, ainda hoje encontra resistência por parte de alguns setores da sociedade.” Já nas palavras de Álvaro Dias, assessor de gestão do ESF, "o trabalho voluntário engrandece as pessoas e a satisfação é inexplicável perante a herança social que estamos deixando. Será uma parceria extremamente frutífera e benéfica para todos."