Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 11/05/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Em busca de novas descobertas

 

Divulgação

Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba há 80 milhões de anos: palco de mega - vulcões, enormes diamantes e a extinção de dinossauros gigantes

 

Dois assuntos de extrema importância e relevância no Triângulo Mineiro são: Uberaba - a terra dos dinossauros do Brasil, e Coromandel - a terra dos diamantes gigantes do Brasil. Dois temas de imenso interesse científico e porque não dizer econômico. Mas a pergunta é: existe ligação entre estes assuntos? Durante meio século foram investidos milhões de dólares para descobrir a origem do diamante no Triângulo Mineiro - um enigma até hoje. Alguns pesquisadores têm se debruçado de maneira sistemática, nos últimos 3 anos, sobre diversos dados já inventariados e compilados, que somados aos novos que esperam obter na semana de 10 a 14 de maio, através de visitas técnicas às áreas chaves distribuídas nos municípios de Uberaba, Romaria e Coromandel, seja a peça do “quebra cabeças” que falta para consolidar a hipótese em teoria.

 

Filme “#ninfabebê”

Uma produção uberabense, o filme #ninfabebê promete movimentar o cenário cultural da cidade e marcar a história do cinema local. O longa tem duração de 93 minutos e conta a trajetória de duas adolescentes que decidem passar um final de semana sozinhas em casa, na ausência de seus pais. E registram na internet todos os momentos da balada particular. O ponto de vista do personagem é a câmera de vídeo do celular, conectada às redes sociais, e o argumento principal é a crítica ao voyeurismo e ao exibicionismo, utilizados excessivamente pelas novas gerações. A avant-première do #ninfabebê, dirigido pelo cineasta uberabense Aldo Pedrosa, será amanhã, no cinema Kinoplex, no Praça Uberaba Shopping Center. Esta primeira exibição, marcada para às 10h será para autoridades, convidados especiais, equipe técnica e imprensa.

 

W-Assis Models

A Agência W-Assis Models traz a público a peça de teatro “Instituição VEBEM, O início do fim”. A peça é uma expressão da realidade vivida dentro de uma suposta instituição para menores e traz para o público uma verdade muitas vezes não mostrada, fazendo com que a plateia viva sentimentos diversos. O espetáculo será no dia 15 de maio (domingo), às 20h, no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), na rua padre Zeferino, 998, bairro Fabrício. Informações: 34.3312 – 8607 / 3316-2810 | rua Tristão de Castro, 188, Centro. Produção: Agência W-Assis Models. Direção: Waldir Assis. Adaptação: Ryan Borges. Elenco: Wellington Rodrigo, Inara Naza, Guilherme Sudário, Nayara Silvério, Ana Júlia, Kathelen Vital, Suelem Mariana, Victor Hugo, Paulo Passos, Natasha Passos, Emilly Vogel, Carlos Manzani, Ryan Borges, Maria Eduarda.

 

Certrim

 

O presidente da Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro (Certrim), Luiz Henrique Borges Fernandes, divulgará amanhã, às 9h, detalhes do 14º Encontro de Bons Negócios (dias 18, 19 e 20 de maio), projetos em andamento e a serem executados no decorrer deste ano, quando a Certrim comemora seus 50 anos. Lançamento do Selo Oficial da Cooperativa em alusão aos seus 50 anos. Entre outros assuntos, na área social o presidente anunciará informações do Grandioso Show Beneficente, dia 20 de maio, no Centro de Eventos da ABCZ, cuja renda será destinada ao Hospital Dr. Hélio Angotti e Hospital da Criança, e informações sobre o leilão da maquete de uma fazenda em favor do Instituto de Cegos do Brasil Central, são apenas alguns dos assuntos a serem apresentados.

 

Instituto MRV

Dando sequência à primeira chamada pública de projetos sociais, o Instituto MRV deu início na segunda-feira (9), a votação popular para seleção de quatro projetos que vão receber investimentos da entidade no valor de R$50 mil. A votação será realizada por meio do site www.institutomrv.com.br/chamadapublicadeprojetos até o dia 13 de maio. Nesta primeira etapa o Instituto recebeu 345 projetos, sendo 19 selecionados por uma Comissão Avaliadora para serem votados. 

 

Vigilância no Horto

O Sindicato dos Vigilantes de Uberaba e Região (Sinvuber) está reivindicando à Prefeitura e Uberaba e à empresa que vencer a licitação para a vigilância do Horto Municipal para que contrate os nove vigilantes que já trabalhavam no local. A empresa anterior, a Aperphil Vigilância, rompeu o contrato com a Prefeitura devido ao débito do município. A nova terceirizada para fazer tal vigilância vai ser conhecida esta semana, na finalização da licitação. Para o presidente do Sinvuber, Ricardo Teixeira, é importante garantir o trabalho para os nove companheiros que perderam o emprego com o rompimento do contrato. “Estamos reivindicando à Prefeitura e à nova empresa essa contratação”, disse.

Explorar o céu

Professores e alunos do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira participam esta semana de quatro sessões noturnas de observação astronômica para explorar o céu. A atividade, que também será aberta ao público, vai levar cerca de 400 alunos e seus pais para o terraço do Praça Uberaba Shopping Center, onde serão instalados telescópios e lunetas pela equipe da escola. O diretor, professor Danival Roberto Alves, explica que essa investigação científica em Astronomia precederá a prova anual da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), marcada para dia 13. A observação dos astros e estrelas acontece todos os dias desta semana até amanhã, no horário das 19h às 21h30.

Abrigo na Penitenciária

No próximo sábado (14) será realizado na Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira o lançamento das obras do abrigo para os visitantes dos detentos. Será a partir das 10h, na porta da penitenciária. O abrigo é uma reivindicação do vereador Edmilson “Doidão”.

 

Chega de PSDB

Que a mídia pare de especular qual é a do PSDB, que agora diz que ficará fora de um provável governo Temer do PMDB. O problema do PSDB está em suas velhas e caquéticas estrelas, que solitárias se julgam “poderosas”, e que sonham em um dia terem milhões de planetas a sua volta. E para chegarem lá não importa o estado em que o país esteja, ficam eternamente em cima do muro. Eles não se diferenciam em nada do PT, que sem querer largar o osso, já falam em “governo paralelo”. A única diferença é que o PT não quer sair nem que a vaca tussa, e o PSDB quer entrar se mantendo “neutro” com medo de arriscar. Por essas e outras que estou desembarcando do PSDB. Quero votar em gente mais comprometida com meu país e não com o próprio poder. Comentário da leitora Beatriz Campos.

Sem energia

A Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig está realizando manutenções preventivas no sistema elétrico do município de Uberaba, com o objetivo de garantir a qualidade e continuidade da energia fornecida. As obras para a substituição de postes, cruzetas, instalação de transformador, chaves, para-raios e melhorias na rede acontecem amanhã, das 8h às 12h30 nos bairros Santa Maria, Universitário, Olinda e Jardim Califórnia