Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 20/05/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

HC-UFTM supera em 37% as metas

 

Edmundo Gomide/UFTM

HC-UFTM recebeu análise de desempenho que supera em 37% a pactuação do contrato junto ao SUS

 

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) recebeu, nas últimas quatro avaliações das metas quantitativas contratualizadas junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), análise de desempenho que supera em 37% a pactuação do contrato. As metas qualitativas, por sua vez, obtiveram 100% de aprovação durante o período. Firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba e o HC-UFTM, o convênio 002/2015 entrou em vigência em 1º de abril de 2015, com duração de 60 meses. O instrumento contém metas quantitativas nas categorias média complexidade ambulatorial e média complexidade hospitalar. Tais eixos de avaliação mensuram os procedimentos diagnósticos, clínicos e cirúrgicos realizados pelo prestador de serviços. “Essas metas são avaliadas trimestralmente por uma Comissão de Acompanhamento de Contratos, composta por dois membros do Conselho Municipal de Saúde, dois da Secretaria Municipal de Saúde e dois do Hospital de Clínicas”, detalha o gerente administrativo Augusto César Hoyler.

 

Codau esclarece

O Codau está trabalhando para atender as demandas da população no menor tempo possível. Entretanto, quando há necessidade de deslocar equipes para realizar manutenções de portes maiores de vazamentos ou outras emergenciais, que afetam o abastecimento para uma região inteira, as manutenções menores, como é o caso da rua Bernardo Rossi, 1392, são adiados até que os serviços prioritários sejam concluídos. Foi o caso desta demanda, mas este vazamento já foi resolvido na quinta-feira (19). 

 

Filiado ao PHS

O professor Carlos Áthila, que atua na área fitness, é o mais novo filiado ao PHS-Partido Humanista da Solidariedade, atendendo convite do vereador da mesma sigla, Franco Cartafina. Áthila diz que quer aprender mais sobre política e fazer um trabalho mais direto e específico. "Que Deus possa guiar os passos do Brasil, de Minas, de Uberaba e lavar nossa história para iniciarmos um novo tempo. Que cada um faça sua parte." Franco diz que ficou animado com a decisão de Áthila e acredita que a juventude e energia dele para fazer uma política do bem somará muito para o PHS.

 

Defensor Público

O Dia Nacional do Defensor Público e da Defensoria Pública é comemorado no Brasil no dia 19 de maio. A data foi escolhida em homenagem ao Santo Ivo de Kermartin, personalidade que dedicou sua erudição e exercício da advocacia, por excelência, à defesa de órfãos, viúvas, pobres e todos aqueles definidos, pela sociedade da época, como desassistidos. A homenagem faz alusão ao ano de sua morte, 19 de maio de 1303.

 

Servidores beneficiados

O Governo de Minas Gerais publicou ontem, no Diário Oficial do Estado, o decreto 47.000, que regulamenta a licença para tratamento de saúde dos servidores afetados pela Lei 100/07 e que foram exonerados em 31 de dezembro de 2015 em cumprimento à decisão judicial determinada pelo Supremo Tribunal Federal. Com isso, cerca de 4.500 servidores que estavam afastados de suas funções terão a licença para tratamento de saúde restabelecida. Terão direito ao benefício os servidores que continuarem afastados em 2016 por motivo de doença crônica ou grave.

Busca local

A Fortlev irá fabricar caixas d’água, tubos e conexões em Minas Gerais a partir de 2018. Ontem, a empresa assinou um protocolo de intenções com o Governo do Estado para instalar uma unidade industrial em território mineiro, gerando 110 empregos diretos. O investimento anunciado é de R$ 57 milhões. A assinatura aconteceu na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso. A empresa ainda não definiu a área em que instalará sua nova planta. Agora, cabe aos políticos que representam Uberaba em trabalhar pelo investimento no município. Vamos aguardar sentados.

Sem investimentos

A atividade econômica enfraquecida e o cenário de juros e inflação elevados têm se refletido na baixa disposição dos micro e pequenos empresários dos segmentos do comércio e serviços (MPEs) em realizar investimentos em seus negócios. Dados do indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que a intenção de investimentos caiu de 28,45 pontos em março para 19,96 pontos em abril, sendo que quanto mais próximo de 100, maior é a propensão ao investimento. Trata-se do menor patamar observado desde maio do ano passado, início da série histórica.

 

Desfile de Moda do Bazar Dona Efigênia

Divulgação

Dalva Borges, de 96 anos, uma das fundadoras do Lar junto com Chico Xavier, foi uma das modelos no 2º Desfile de Moda do Bazar Dona Efigênia

2º Desfile de Moda do Bazar Dona Efigênia do Lar André Luiz, realizado no início do mês, foi um sucesso. A informação é da diretora do Lar André Luiz, Denise Alves. “O evento teve como modelos os voluntários e idosos que moram no lar. Colocamos a venda roupas de festas, infantil, masculinas e femininas, roupas de inverno, calçados e bijuterias. Entre as modelos, estava a Doralice Kabuleski, popularmente conhecida em Uberaba como Dora Doida, hoje com 80 anos, e Dalva Borges, atualmente com 96 anos, que é uma das fundadoras do Lar junto com Chico Xavier. Ambas moram no Lar hoje.”