Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 25/05/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Ensino UFTM

O Campus Uberaba/UFTM oferecerá 589 vagas no processo seletivo para preenchimento de vagas remanescentes em cursos de graduação da Universidade na modalidade Transferência de Alunos para o segundo semestre letivo de 2016. A Transferência de Alunos é destinada a discentes da UFTM apenas para cursos afins, bem como para alunos de outras instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras, para cursos iguais ou afins. A inscrição para o processo seletivo será feita em duas etapas. Na primeira, o discente já pode preencher o Formulário de Inscrição online até às 18h do dia 31 de maio de 2016. Depois, deverá enviar a Ficha de Inscrição impressa para a Divisão de Processo Seletivo Discente da UFTM.

Seletivo Cefores

Para o ingresso no 2º semestre de 2016, o Cefores ofertará, por meio de processo seletivo, 105 vagas divididas entre três cursos: Técnico em Análises Clínicas: 30 vagas; Técnico em Enfermagem: 35 vagas; e Técnico em Segurança do Trabalho: 40 vagas. O processo seletivo destina-se à classificação de candidatos, mediante a realização de prova, abrangendo conteúdos de disciplinas do Ensino Médio. Está aberto a qualquer pessoa que comprove como escolaridade mínima, no ato da matrícula, o Ensino Médio completo. As inscrições já podem ser realizadas exclusivamente pela Internet, pelo link http://www.uftm.edu.br/procsel/, até o dia 26 de junho de 2016.

Feira de Robótica

Com o objetivo de estimular os alunos de engenharia a aprimorarem o conhecimento multidisciplinar, bem como sua aplicação por meio de competições nas mais diversas áreas tecnológicas envolvendo a robótica móvel, a Empresa Júnior de Engenharia Elétrica da UFTM - EJEET realizará a primeira edição do Torneio de Robótica do Triângulo Mineiro, no dia 1º de junho, a partir das 8h no ICTE, na Unidade 2 da Univerdecidade em Uberaba. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril e são feitas exclusivamente pelo site da EJEET, www.ejeet.com.br, em formulário eletrônico específico. Depois do recebimento da confirmação de inscrição por e-mail a equipe deverá entrar em sua área restrita, no site onde fez a inscrição, e pagar a taxa de inscrição de R$30,00. Cada equipe deve conter no máximo três membros.

 

Negócio bilionário

O gigante da agricultura americano Monsanto, especializado em organismos geneticamente modificados (OGM) e em pesticidas, rejeitou ontem uma oferta de compra por 62 bilhões de dólares feita pela empresa farmacêutica alemã Bayer AG, considerando-a insuficiente, mas se declarou aberta a negociar. O Conselho de Administração da Monsanto "considerou por unanimidade que a oferta da Bayer AG é incompleta e financeiramente inapropriada", disse a empresa em um comunicado assinado pelo presidente, Hugh Grant.

Feriado não fecha

O Shopping Uberaba estará aberto amanhã, feriado de Corpus Christi, sem alteração no expediente do setor de gastronomia e lazer. Famílias que receberão aqueles que moram fora para curtir o feriadão já sabem onde ir para encontrar pratos das mais variadas cozinhas e temperos com conforto e atendimento de qualidade. As lojas do mall estarão abertas das 14h às 20h. Na Praça de Eventos, a "Exposição Relâmpago" com belíssimas esculturas do artista Hélio Siqueira festeja antecipadamente o Dia do Ceramista, comemorado em 28 de maio. Em frente à Entrada B, a Invasão Alien, um projeto especial que traz para o Shopping Uberaba o fenômeno infanto-juvenil, que é sucesso em todo o país. Num ambiente cheio de suspense e mistério, os espectadores sentem aflorar sensações e surpresas inesperadas pelo caminho. E o simulador de montanha russa, em frente ao Cinemais, que tem sido a sensação, principalmente entre jovens e crianças.

 

Feriado não fecha II

A Campanha do Agasalho 2016, realizada pela Prefeitura Municipal de Uberaba, tem a expectativa de receber doações de mais de 50 mil peças, entre agasalhos, cobertores e outros artigos, para serem distribuídas para as instituições do Conselho de Assistência Social e para as famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAs). E o Praça Uberaba Shopping Center é um dos pontos de arrecadação. A caixa de coleta está posicionada no Pavimento 01, próximo às escadas rolantes que dão acesso à Praça de Alimentação. O recebimento das doações acontece até o dia 30 de junho. O Praça Uberaba Shopping Center vai permanecer aberto no feriado de Corpus Christi, amanhã. As lojas funcionarão das 14h às 20h e as opções de alimentação e lazer das 12h às 22h. Na sexta, sábado e domingo o shopping funciona no horário normal. 

 

Falta honestidade

Óbvio que o Temer é corrupto, Jucá também e Dilma nada tem de santa, ou melhor, quase nenhum político é honesto em Brasília ou na política em geral. Cansativo ver pessoas justificando um golpe contra Dilma quando na verdade todos sabemos que Ali Babá ficaria envergonhado da quantidade e qualidade dos ladrões em Brasília. Defender lado direito ou esquerdo é ofender a inteligência de alguns brasileiros e daqueles que sabem votar, escolher e cobrar. Nota enviada pelo leitor Daniel Marques.

 

Sentando no rabo

O senador do PDT (RR) Telmário Mota ameaça entrar com representação contra Jucá e este retruca em alto e bom som que Telmário deveria se preocupar mais com ele, e entregar a mulher dele que está foragida desde que foi condenada a seis anos de reclusão pelo STF, depois de sua terceira legislatura na Assembleia Legislativa de Roraima. Acusada e condenada por desvio de recursos relativos a convênios. Repito: a médica Susete Mota foi condenada por desviar recursos de convênios, e Telmário se levanta como o exemplo de paladino! Vá se catar, Telmário! Comentário da leitora Mara Montezuma Assaf.

 

Propostas

Tenho avidamente lido sobre todas as propostas de “Reforma da Previdência”. Visto inúmeros debates na TV sobre o mesmo assunto. Mas em nenhum momento vi ser prioridade a “aposentadoria pública”. A que menos pessoas assiste e mais despesas dá. São menos de 1 milhão de aposentados públicos federais, estaduais e municipais, para déficit semelhante dos 32 milhões da aposentadoria privada. Quando veremos debates que incluam esses privilegiados filhos dessa nação de desiguais? Quando? Porque se não atacarem ela primeiro, qualquer reforma da Previdência será pura maquiagem. A conferir... Lembrança da leitora Beatriz Campos.

 

Produção de laranja

Atualmente, o Brasil é responsável por 60% da produção mundial de suco de laranja. Ao todo mais de 18 milhões de toneladas da fruta são colhidas anualmente no país, segundo dados do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Entretanto, somente um potencial produtivo grande não é suficiente para atender às demandas do mercado interno e externo, pois tudo começa nos cuidados ao solo e às plantas. Segundo o engenheiro agrônomo, Marcos Revoredo, gerente técnico de Hortifruti da Alltech Crop Science, “para buscar essa qualidade da fruta, é importante um bom manejo, que deve começar com uma planta bem preparada fisiologicamente, com sanidade para que possamos alcançar bons resultados”, explica.

 

Vida de Chico Xavier

Acostumada com a apresentação de grandes espetáculos, a capital paulista terá, no início do próximo ano, mais uma superprodução musical, desta vez sobre aquele que foi considerado o maior brasileiro de todos os tempos, em votação popular: Chico Xavier. “Chico foi um grande homem, inspirou multidões de pessoas e deixou um trabalho incrível”, conta Daniel Kostás, que assina a direção do espetáculo. Segundo ele, o Brasil está vivendo uma era de musicais biográficos, o que contribui para o potencial do projeto. “E com a descoberta de diversas músicas de compositores famosos em homenagem a Francisco Cândido Xavier, como de Roberto Carlos, Gilberto Gil e Fábio Júnior, o musical torna-se um projeto comercialmente forte, o que viabiliza sua concretização, avalia.