Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 01/06/2016
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Novo presidente

A cerimônia de transmissão de cargo de presidente da Petrobras para Pedro Pullen Parente será realizada amanhã, às 10h, no Salão Nobre do Edifício Sede da Companhia, no Rio de Janeiro. A posse do novo presidente ocorre hoje, no Palácio do Planalto, em Brasília. Na busca pela tão falada Planta de Amônia, seria bom o prefeito Paulo Piau marcar presença para retomar nas negociações com o novo presidente da Petrobras.

Ensino

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM torna pública a seleção de candidatos para provimento de vagas nos cursos presenciais de graduação, oferecidos pela UFTM pelo Sistema de Seleção Unificada - Sisu, para ingresso no segundo semestre de 2016. A seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas por meio do Sisu 2016/2 será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem referente ao ano de 2015. As inscrições para participação no Sisu serão efetuadas exclusivamente pela Internet, de 30 de maio a 2 de junho, por meio do endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br, cujo cronograma e demais datas constam no edital.

Caça aos piratas

Os investigadores da Operação Zelotes estão promovendo uma verdadeira caça ao tesouro dos piratas do Brasil. Significado de pirata: ladrão do mar. No caso em questão, ladrões da pátria. Neste estágio da busca descobriram que os R$ 2.500 milhões que pensavam ser o botim de guerra destinado a Luiz Cláudio Lula da Silva, já teve seu valor alterado para R$ 10 milhões. Bastou a quebra do sigilo bancário dele e de sua empresa para chegar no tesouro, ou parte dele, quem é que sabe? Estes bandidos tiveram muita competência para roubar, só não contavam com a expertise das equipes da Operação Zelotes, Lava Jato e outras para tirar o véu que os encobria. Comentário da leitora Mara Montezuma Assaf.

 

Novo depoimento

No primeiro depoimento feito à PF, o pecuarista José Carlos Bumlai afirmou ter feito empréstimo junto ao Banco Schahin para cobrir dívidas de campanha do PT. Agora, em novo depoimento, já em prisão domiciliar para fazer tratamento médico, desmente o depoimento anterior e diz ter se “enganado”, e que o empréstimo foi feito diretamente ao PT. Fora que, mesmo tendo acesso direto ao ex-presidente Lula no Palácio, afirmou que Lula não sabia de nada. Isso não caracteriza mentir em depoimento de “delação premiada”, sendo passível da perda do benefício? Será que a prisão domiciliar de Bumlai, desnorteou sua memória? A conferir... Nota enviada pela leitora Beatriz Campos.

Cumprindo horário

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) publicou no Porta-Voz 1403, do dia 20 de maio, sobre horário de funcionamento das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, seguindo as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. As escolas continuam com horário de entrada para as 7h, conforme determina a carga horária para o cumprimento do Calendário Escolar, que é de conhecimento dos pais desde o ato da matrícula.

Fiscalização

A Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest) realizou, na última quarta-feira (25), fiscalização em centrais de mototáxi na cidade. A ação aconteceu por meio do Departamento de Transportes Especializados, em parceira com o Departamento de Posturas e a Polícia Militar. O secretário da pasta, Wellington Cardoso, ressalta que o principal objetivo desse trabalho é combater o transporte clandestino.

Em discussão

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação e da Assessoria de Novos Projetos, está apoiando o desenvolvimento do simpósio “Educação como Ferramenta para a Cidadania”, que discutirá sobre educação inclusiva em Minas Gerais. O evento acontece de 2 a 4 de junho no anfiteatro Esmeralda da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, organizado pela Anei - Associação Nacional dos Educadores Inclusivos.

Uniube na Maratona

A Universidade de Uberaba sedia no sábado, dia 4 de junho, a quinta Maratona Mineira de Programação. O evento reúne instituições de ensino superior de Minas Gerais e tem como objetivo preparar os alunos para a Maratona Nacional de Programação, organizada pela SBC - Sociedade Brasileira de Computação, que acontece em setembro, em diversas localidades do país. Esse ano, a programação conta com cerca de 50 grupos de 25 instituições participantes. A maratona é destinada a alunos das áreas de computação (ciência da computação, engenharia de computação e sistemas de informação) e áreas afins como matemática, física e demais engenharias. Cada equipe é composta por três alunos, devidamente matriculados, e um coach.

FCU em festa

A Fundação Cultural de Uberaba (FCU) comemora 35 anos de criação no dia 9 de junho. É um dos órgãos mais antigos em atuação na gestão pública de cultura do país, e em consideração à atual conjuntura e compreendendo que ao comemorar aniversário é momento de refletir e projetar. A presidente da FCU, Sumayra Oliveira e o prefeito Paulo Piau, apresentam o Fórum, “35 anos de Fundação Cultural de Uberaba - Balanço e Perspectivas para as políticas públicas de cultura”, no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), a partir das 9h.

Educação no Trânsito

A Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), por meio do Departamento de Educação no Trânsito, iniciou nesta semana a organização da décima edição da Semana Municipal de Inclusão no Trânsito. Com a utilização do slogan “Essa vaga não é sua nem por um minuto”, a ação visa a conscientizar a população sobre a necessidade de respeitar as vagas de estacionamento voltadas para deficientes físicos e idosos.